quinta-feira, 30 de junho de 2011

Copa América logo ali

Copa América 2011 - Apostas e certezas

Vai começar mais uma Copa América. E este ano, o torcedor terá alguns atrativos a mais para assistir a maior competição sulamericana de futebol.

    Bolívia, Peru, Equador e Venezuela deverão ser os sacos de pancada mais uma vez. Após figurar em 2 Copas do Mundo consecutivas, o Equador tem uma geração fraca e não deve surpreender muito. A principal força da seleção equatoriana é o fator casa, principalmente em se tratando de altitude. Ali eles se dão bem. Fora de lá, nem tanto. O mesmo pode-se dizer da Bolívia. Já o Peru, não consegue se dar bem há tempos.
   
   A Venezuela é quem mais pode surpreender dentre essas equipes. O país vem apostando muito no futebol, que nunca foi um esporte popular por lá. O resultado disso é a crescente evolução do futebol nos últimos anos, fazendo com que a seleção Vinho Tinto cresça.

    O Chile é uma incógnita. O time conta com bons jogadores, como Valdívia, Beausejaour e Humberto Suazo, mas o melhor do elenco é o atacante Alexis Sánchez, da Udinese. Sánchez é rápido, habilidoso e incisivo, fazendo com que ele seja fortemente pretendido pelo poderoso FC Barcelona. A seleção chilena vem mostrando ultimamente um futebol vistoso, bonito e ofensivo, só que tem uma defesa fraca. Sempre quando enfrenta os grandes do continente, acaba perdendo, muitas vezes sendo goleado. Concorre a, no máximo, uma vaga na semifinal.

    A Colômbia é a minha aposta para este ano. A seleção tem a melhor geração dos últimos anos, mais precisamente desde 2001, quando conquistou seu único título sulamericano. Este ano, Los Cafeteros contam com uma dupla que fez muito sucesso nesta temporada pelo FC Porto: Falcao Garcia e Freddy Guarín.
Falcao é o típico fazedor de gols. Camisa 9 que pega todos os rebotes dentro da área e é quase infalível nas jogadas aéreas. Chega até a lembra outro ídolo do porto, o brasileiro Jardel.
    Guarín é uma das mais gratas surpresas no futebol latino nos últimos anos. O meia tem inteligência, sabe marcar, chega bem ao ataque (tendo uma bomba no pé direito) e uma qualidade enorme nos passes e lançamentos. tem tudo para crescer com o FC Porto na Uefa Champions League este ano e na Colômbia nesta Copa América.


    O Paraguai vem forte mais uma vez. Não podemos esquecer que os Guaranis terminaram em 2º nas últimas Eliminatórias e quase desclassificaram a campeã Espanha nas quartas de final da Copa-10. O time tem como principal jogador o atacante grandalhão Óscar Cardozo. Porém, sem dúvidas, a principal estrela paraguaia este ano deverá ser a modelo Larissa Riquelme, mais uma vez.


    Pra completar, temos a Santíssima Trindade das Américas. Brasil, Uruguai e Argentina vêm em momentos distintos nesta Copa América. 

    O Brasil é a 3ª potência. Calma que explico. A Seleção tem uma equipe jovem, reformulada desde a Copa-10. A maioria dos craques dos últimos anos não figuram mais com a camisa amarela. Não temos mais nenhum grande atacante ou meia de destaque no futebol mundial. Por isso, todo o peso da camisa pentacampeã recai sobre jovens de grande futuro, mas que ainda não estão preparados para jogar um futebol de primeiro nível mundial, casos de Neymar, Ganso e Lucas. A aposta é no talento deste trio e de Alexandre Pato, um pouco mais preparado para a competição deste ano.

   O Uruguai vem com tudo. O futebol celeste está em pleno crescimento, visto que a seleção foi 4ª colocada na Copa-10 (melhor classificação de uma equipe sulamericana no torneio); teve o melhor jogador (Diego Forlán); se classificou para o Mundial sub-20 deste ano e tem, após 23 anos, um finalista na Libertadores da América (o Peñarol). La Celeste vem preparada com a mesma equipe da última Copa do Mundo, um time pronto e competitivo, além de ter a tradicional e temida raça uruguaia. Diego Lugano, Diego Forlán, Edinson Cavai e Loco Abreu são os destaques.

    A grande favorita é a Argentina. La Albiceleste não ganha um torneio importante com a seleção principal desde 1993, quando levantou o caneco da Copa América no Equador. Este ano, jogará em seus domínios e tem a obrigação de ser campeã, principalmente depois das seguidas derrotas em finais para o arquirrival Brasil. Além disso, o time passa por uma fase de reformulação, só que de forma amena do que a nossa. Sergio Batista conta com a espinha dorsal dos últimos anos e aposta em um esquema 4-4-3 igual ao do FC Barcelona, tudo para dar mais apoio ao super-craque Lionel Messi brilhar, enfim, com a camisa bicampeã mundial. Tévez, Higuaín, Agüero, Cambiasso, Diego Milito e o capitão Javier Mascherano, além de Messi, são os destaques. Podem aparecer como revelações os jogadores Lavezzi, Di María e Javier Pastore, principal joia argentina. São os grandes favoritos e a principal aposta no torneio.


A Copa América-2011 tem tudo para ferver as rivalidades sempre à flor da pele, com grandes craques e promessas.

    Quem levará essa balezinha???????????????????????

Nenhum comentário: