quarta-feira, 27 de julho de 2011

Acesso a internet banda larga deverá ficar mais acessível em breve

Ministro das Comunicações quer nivelar o valor cobrado pelo serviço em todo o Brasil 

O acesso à internet de alta velocidade, por banda larga cresceu. Dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), revelam que comparando o mês de maio do ano passado com o de 2011, o crescimento foi de 53,5%. Número que tende a aumentar ainda mais, após o anúncio do ministro das comunicações, em nivelar o valor cobrado pelo serviço.

Confira na reportagem de Mara Godeiro e Djalma Teixeira

Você já parou para pensar se o tipo de conexão que você tem hoje atende às expectativas? Todo mundo quer uma internet rápida, que não dê problemas, que seja eficiente e que funcione na hora necessária, não é mesmo? a estudante de fisioterapia, Mara Carvalho, quase sempre está conectada a rede mundial de computadores e diz o quanto é importante ter uma internet rápida.

- Nesse corre-corre do dia a dia, estudar, fazer faculdade, trabalhar, ter os compromissos diários, ir ao médico a gente tem pouco tempo. Na minha area é importante que eu tenha, porque eu uso a internet para a pesquisa - conta Mara Carvalho, estudante de fisioterapia.

A internet banda larga é um opção, mas o que é e como escolher o tipo de tecnologia a utilizar? Quem explica pra gente é o gerente de uma empresa de comunicação digital, Thiago Lopes.

- A internet banda larga é acima de 56 kbps, existem regulamentações diferentes em diversos países com relação a essa taxa. As mais difundidas tecnologias para a internet banda larga são a cabo, internet a cabo e o 3g ques está bastante disseminado que pode ser usado em smartphone porque ele é sem fio que é excelente para o trabalho de todo mundo pela portabilidade, eu acho que essas são as mais interessantes para utilizar, o cabo porter uma velocidade maior e o 3g pela portabilidade - explica Thiago Lopes, gerente de comunicação digital.

E a internet banda larga não é mais considerada um artigo de luxo no orçamento dos brasileiros. Isso por que o ministro das comunicações, Paulo Bernardo, anunciou que o Brasil deve figurar entre os três países da América do Sul com acesso mais barato à rede mundial de computadores.

O valor será de 35 reais para o acesso à internet com velocidade 1 megabyte por segundo e deve entrar em vigor a partir de 1º de outubro para as operadoras de telefonia, empresas de tv a cabo e provedores que aderirem ao plano nacional de banda larga, o PNBL.

- O que está fazendo o Estado é democratizando isso, ele vai colocar o mesmo preço de link para todo o Brasil, qualquer cidade do interior vai ter o mesmo preço tem na capital hoje. Isso vai permitir duplicar ou triplicar a quantidade de clientes - comenta Cláudio Alvarez, especialista em telecomunicações.

- Isso vai trazer com certeza, uma melhoria nos preços, nos valores de todos os planos e com certeza uma maior concorrência entre as empresas privadas – ressalta o gerente de comunicação digital,Thiago Lopes.

Nenhum comentário: