sexta-feira, 29 de julho de 2011

Presos são vacinados contra hepatite


600 presos da penitenciária de Alcaçuz devem ser vacinados até hoje sexta feira
   
Cerca de 600 custodiados da Penitenciária de Alcaçuz deverão ser vacinados contra hepatite até hoje. Em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, comemorado nessa quinta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) pretendem imunizar os detentos de todo estado até o final do ano. Na campanha intitulada "Hepatites Virais - Você tem certeza que não tem?" os apenados também estão fazendo testes para detectar HIV e sífilis.

A coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da secretaria, Sônia Cristina de Lima, os presos foram escolhidos para iniciar a campanha devido à situação de exposição frequente ao sangue, que é o principal transmissor das hepatites B e C. Após aplicarem a primeira dose da vacina contra hepatite B, a Sesap voltará em 30 dias para fazer a segunda dose e entregar o resultado dos exames de sangue.

Vanderson Lima Barreto, 22 anos, foi um dos custodiados que participou da vacinação na manhã de ontem. "Fiz o teste para saber se tinha alguma doença. Não tinha feito nenhum até hoje", declarou. Durante parte do dia os presos eram levados em dupla para sala de vacinação. Em razão da grande demanda, os servidores da secretaria optaram por ir até os pavilhões com escolta policial. Enquanto eles aguardavam a vacina, os funcionários da Sesap fizeram palestras, entregaram materiais educativos e preservativos.

Sônia lembrou da importância de realizar a sorologia para detectar a doença. "A hepatite se apresenta de várias formas e pode ser confundida com outras doenças. São sintomas como dor de cabeça e vômito. Vamos intensificar a vacinação e o diagnóstico precoce", informou. De acordo com a coordenadora, o tipo de hepatite mais comum é a A, que é transmitida através de água e alimentos contaminados. Porém, a mais grave é a C e vem sendo bastante transmitida através da transfusão de sangue.

A vice-diretora da Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamentoda Sejuc, Naíran Andrade, que está coordenando as ações da campanha, falou sobre a importância da prevenção. "Estamos promovendo essas atividades com o intuito de não só detectar portadores do vírus da hepatite, mas também orientar as pessoas sobre as formas de prevenção e controle", finalizou Andrade.

Conforme os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de um milhão de mortes se atribuem à hepatite a cada ano, e os vírus da hepatite B e C são a causa principal de 78% dos casos de câncer de fígado no mundo. Quase um em cada três habitantes do planeta - cerca de 2 bilhões de pessoas - está infectado pelo vírus da hepatite B e um a cada doze, mais de 520 milhões de pessoas, padecem uma infecção crônica por hepatites B e C.

Nenhum comentário: