quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Google investe no uso de fezes de porco para produzir energia

Google investe no uso de fezes de porco para produzir energia
Foto: Reprodução


O sistema impede ainda a emissão do gás metano, presente nos excrementos do animal
A marca Google está investindo em uma tecnologia no mínimo curiosa: o uso do metano encontrado nas fezes do porco para produzir energia. O sistema, localizado nos Estados Unidos, coleta o gás dos dejetos em composição dos suínos, queima-o para alimentar uma turbina e produzir eletricidade.

A técnica está prevenindo a liberação do metano, um gás com potencial de
aquecimento global 21 vezes maior que o do dióxido de carbono (CO2). Assim, o Google consegue adquirir créditos de carbono – certificados emitidos a pessoas ou empresas que reduziram a sua emissão de gases do efeito estufa.

A
construção do protótipo de US$ 1,2 milhão, localizado nas fazendas Loyd Ray, na Carolina do Norte, ficou nas mãos da Universidade Duke. O Google, porém, assumiu uma parte dos gastos em troca de uma porção dos créditos de carbono. A parceria tem contrato de duração de cinco anos.

A fazenda conta hoje com 9 mil porcos, o que produz eletricidade suficiente para abastecer 35 casas durante um ano. Quando está funcionando em operação máxima, o sistema pode
prevenir uma emissão de gases equivalente a 5 mil toneladas métricas de CO2 por ano – algo como tirar 900 carros das ruas.
Revista Galileu

Nenhum comentário: