sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Semana Nacional de Trânsito encerra atividades com curso de pilotagem

O encerramento da Semana Nacional de Trânsito será na Zona Norte, com a realização do primeiro Curso de Pilotagem Consciente oferecido pelo Detran, e apresentação cultural  de alunos de cinco escolas estaduais. A programação acontece neste sábado (24), no Norte Shopping, a partir das 11h.

O curso tem duração de 7h e a primeira turma de motociclistas é exclusiva do sindicato da categoria, com 35 participantes. A aprendizagem possui aulas práticas e teóricas. Novas turmas serão abertas com data de inscrição a ser divulgada pelo Detran.

A prática de pilotagem consciente é uma preocupação do Detran, tendo em vista  que os acidentes envolvendo motociclistas - principalmente jovens -  aumentam a cada dia. Em Natal, só no primeiro semestre deste ano, ocorreram 1.339 acidentes envolvendo carros e motos com vítimas e outros 4.242 sem vítimas. Os dados são do Setor de Estatística do Detran, coletados no Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) e ITEP.

A Semana Nacional de Trânsito foi lançada na última segunda-feira (19) com o tema "Década Mundial  de Ações para a Segurança de Trânsito - 2011-2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas". Foi um desafio que a ONU propôs aos países membros, ao qual o Brasil aderiu, para reduzir em 50 por cento o número de vítimas no trânsito. A Semana uniu-se à campanha "Trânsito na Paz", idealizada pelos pais do jovem Alan Almoêdo, que morreu em acidente de trânsito ocorrido em fevereiro deste ano em Natal. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 1,3 milhão de pessoas perdem suas vidas anualmente, e até 50 milhões sobrevivem feridas no trânsito mundial. Os acidentes de trânsito representam a terceira causa de mortes na faixa de 30 a 40 anos; a segunda na faixa de 5 a 14, e primeira na faixa de 15 a 29 anos. Portanto o jovem é a principal vítima.  O custo dos acidentes de trânsito já foi estimado em 1% a 2% dos PIB's dos países ou ainda em um custo global de US$ 518 bilhões/ano. (Portal da Saúde/SUS www.saude.gov.br ).

As atividades que o Governo do Estado realizou durante esta semana, com o apoio de órgãos de segurança e de educação de trânsito, foram formadas por blitzen educativas e fiscalizações, apresentações culturais com foco na educação de trânsito; distribuição de folders e curso de pilotagem. A blitz realizada na noite de quinta-feira 22, na avenida Engenheiro Roberto Freire,  resultou  na apreensão de 4 veículos e 30 documentos por descumprimento do Código de Trânsito Brasileiro.

Nenhum comentário: