quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

BR-101, um exercício de paciência

 Congestionamentos e acidentes fazem parte da rotina diária de quem trafega entre Natal e Parnamirim
Buzinadas, longas filas de espera e uma paciência que ultrapassa os 50 minutos. É isso que se vê todos os dias no trecho que faz a divisa entre os municípios de Natal e Parnamirim, na BR-101. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/RN), esse trecho da rodovia federal está com a capacidade superada em virtude da alta demanda de veículos que transitam na região. Os usuários da rodovia são, na sua maioria, moradores de Parnamirim e Natal que precisam da estrada para chegar mais "rápido" aos seus destinos.


Construção de vias marginais deverá diminuir em 30% o percentual de veículos que trafegam na rodovia, diz DNIT. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
"A única entrada de acesso da Zona Sul de Natal é a BR-101. Com o prolongamento da Avenida Prudente de Morais, em fase de conclusão pelo Governo do Estado, este problema deverá ser minimizado", acredita o superintendente regional do Dnit, Ézio Gonçalves Reis. Segundo ele, existem projetos em andamento no órgão para resolver o problema do tráfego da região e citou a elaboração do Projeto de Intersecção das avenidas Maria Lacerda Montenegro e Abel Cabral com a BR-101, cujas obras devem ser iniciadas em 2012.

O crescimento desordenado das cidades proporciona o aumento da frota de veículos, conforme explica o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Everaldo Morais. "Temos aguardado uma intervenção de engenharia no trecho para coibir essa retenção diária no trânsito da região. Sabendo que temos um fluxo crescente de veículos todo mês, só podemos ver as condições, do trecho que interliga Emaús a Cidade Satélite, piorarem", preconiza o inspetor.

Acidentes

Segundo o inspetor, uma pequena colisão ou um carro que quebra se unem à retenção de veículo no semáforo para tornar o trânsito ainda mais lento. De acordo com um levantamento feito pela PRF, até o último dia 19 de dezembro ocorreram em média 4,4 acidentes por dia no trecho citado. O gargalo que liga o Km 94 da BR-101 (nas imediações do viaduto do 4º Centenário) ao Km 104 (já em Cidade Satélite) é o trecho mais perigoso de todo o estado e eleva a rodovia para a 26º mais perigosa do Brasil, segundo dados da entidade.

São 1.523 acidentes registrados, somando cerca de 40% de todos os acidentes do RN que acontecem nesses 10 quilômetros de rodovia. O trecho, que além de lento nos horários de pico, é perigoso, concentra 9% de todos os sinistros em acidentes automobilísticos do estado e ainda 43% dos feridos graves e leves. "Colisões traseiras, típicas de fluxo lento, ou até mesmo colisões laterais, por conta de ultrapassagens e colisões transversais (devido ao sinal colocado na entrada do bairro de Cidade Satélite) são frequentes nessa região. Esse último tipo de colisão é o mais perigoso e pode ser evitado com a construção de um túnel ou viaduto no entorno", explica o inspetor Morais.

Nenhum comentário: