terça-feira, 31 de janeiro de 2012

E o Hangar de Música vai para...

Décima edição do maior prêmio à área ocorre nesta noite, no Teatro Alberto Maranhão, revelando os destaques em 2011

Forró, funk, rock, MPB, reggae, baião, rap, brega, pop e o que mais este Rio Grande do Norte de tantos ritmos abarca estarão juntos hoje, a partir das 20h, no Teatro Alberto Maranhão na maior festa da música potiguar: o Prêmio Hangar de Música. A décima edição do evento fará homenagem ao Nordeste Musical de Elino Julião e Luiz Gonzaga, premiará 11 categorias de música local e apresentará shows do Duo Finlândia (formado por um paulista e um argentino), da banda cearense Água de Quartinha e de mais 30 artistas potiguares.


Além de concorrer a Artista do Ano, Camila Masiso pode levar a estatueta de Melhor Show por sua parceria com a Orquestra Sinfônica da UFRN. Foto: Moraes Neto/Divulgação
O Prêmio Hangar é hoje a única premiação potiguar voltada exclusivamente à área da música com foco no trabalho desenvolvido durante o ano. É idealizado, criado e mantido pelo produtor cultural Marcelo Veni. "Talvez seja o único prêmio neste estilo do Nordeste. Mesmo a Recife de cena cultural mais organizada e pulsante, não tem premiação do tipo. Em Fortaleza tinha o Prêmio Nelsons, não sei se continua. E na Bahia tem o Prêmio Jorge Amado que é mais generalista. Pela continuidade, número de categorias e inserção na mídia, somos o único", se orgulha.

Marcelo Veni criou o Prêmio Hangar em 1998, com a primeira edição promovida no ano seguinte. "À época eu produzia uma série de tributos e homenagens a artistas como Cazuza, Chico Science e queria fazer algo diferente. Pensei nesta forma de homenagem influenciado pelas grandes premiações da música e do cinema. E naquele tempo ainda vivíamos a época das bandas de garagem. Então pensei em um hangar - uma grande garagem, que também remete à época das festas dos norte-americanos durante a Segunda guerra. E desde a primeira edição já registramos excelente aceitação".

O prestígio do Prêmio Hangar se comprova no número de músicos à disposição do produtor para abrilhantar a festa. "Eles querem participar, mesmo sem cachê. Infelizmente até precisei retirar da programação a garotada da Ilha da Música porque a programação está muito extensa". A produção da festa é bancada praticamente por recursos próprios e pequenas colaborações. "É financiada pela lei Marcelo Veni de incentivo à cultura, porque sou eu mesmo o patrocínio", brinca o produtor. "É um dinheiro que ganho com música, em outros projetos, e volta à música, neste".

Veni destaca a colaboração do Sesc local, na compra de 100 ingressos, e do Sesc Ceará, na viabilidade do show da Água de Quartinha. "Trouxemos o Duo Finlândia em parceria, com passagem aérea e estadia pagas, inclusive para novo show quinta-feira, no Consulado Bar. E o pessoal daqui chega junto mesmo, querem participar e a gente se sente também homenageado com isso". Além do Prêmio Hangar, o Rio Grande do Norte possui o Troféu Cultura Potiguar, para as sete artes. Foram extintos o Prêmio Poti e o Troféu Caju (também para as sete artes) e o Rock Potiguar, voltado ao segmento do rock.

Programação
O show de abertura da premiação será com o Duo Finlândia, e encerramento do Água de Quartinha. No recheio da noite artistas potiguares de diferentes estilos musicais apresentarão versões para os sucessos de Elino Julião, com participação do filho do forrozeiro, Araken Julião. O forró pé-de-serra vai virar samba com os integrantes do grupo Arquivo Vivo; vai virar funk com o Emblemas. Mas também será cantado em sua origem com o Forró NaManha e As Nordestinas.

Geraldo Carvalho, Andróide Sem Par, Allan Negão (do RastaFeeling), Carlos Zens, Romildo Soares, PeduBreu, Im Not Cat Now, Willian Guedes, Kelly Wange e Dodora Cardoso completam as surpresas musicais. Os músicos indicados e premiados em edições anteriores são convidados da noite, mas quem quiser conferir e assistir a premiação poderá adquirir alguns dos ingressos que foram disponibilizados à venda nas Lojas Arte Musical do Via Direta e da Rua João Pessoa no centro da Cidade.

Serviço:

10ª edição do Prêmio Hangar

Onde: Teatro Alberto Maranhão (Ribeira)
Data e hora: hoje, a partir das 20h
Informações: 3232-3669
Venda: Lojas Arte Musical (Via Direta e Rua João Pessoa no centro da Cidade)

Nenhum comentário: