quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Recebeu alta // H1N1 atinge segunda criança no RN


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou ontem a identificação de mais um caso de H1N1, a gripe A, no Rio Grande do Norte este ano. Mais uma vez a vítima foi uma criança, de oito anos de idade, mas felizmente ela recebeu alta do hospital. O primeiro caso havia sido confirmado em em 19 de janeiro. A vítima era uma criança de cinco anos que morreu no dia 12 em decorrência de complicações com influenza A. Em 2011 foram identificados 16 casos da gripe em todo o Estado, com duas mortes descartadas após análise da Sesap e nenhum caso confirmado.


Sesap descarta epidemia da doença. Em 2011, foram registrados 16 casos. Foto: Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press
Como já tinha afirmado quando da identificação do primeiro caso, na semana passada, a Sesap descarta uma situação de surto da gripe no RN. "Não há razões para caracterizar um surto. As notificações e as confirmações caíram, mas a vigilância continua", afirma Stella Leal, que responde pela vigilância da gripe em solo potiguar. A Sesap ainda orienta os seus profissionais para que estejam alerta e empenhados na apuração dos casos e na coleta de materiais. O material para exames é distribuído no Laboratório Central (Lacen) da secretaria, em Natal. As notificações estão sendo feitas apenas entre os casos graves, que apresentam quadro de febre e tosse, por exemplo.

Desde as primeiras notificações da influenza A no RN, em meados de 2009, que o Estado prepara-se para receber os casos de doença. Hoje, 32 hospital estão devidamente credenciados para receberem os que contraírem a gripe, sendo que 18 destes, divididos entre as redes pública e privada, estão em Natal. Segundo pesquisas dos profissionais da saúde, o vírus da gripe H1N1 apresenta-se de forma sazonal na região Nordeste, especialmente entre os meses de dezembro e fevereiro, época em que o calor e as chuvas dominam o clima da área.

Cuidados e sintomas
A principal medida para se evitar a transmissão do vírus é ligada a higiene pessoal. Lavar frequentemente as mãos com água e sabão é vital na contenção da gripe H1N1. Os sintomas da H1N1 geralmente são: febre acima de 38°C, tosse, dor no corpo, dor de cabeça e degarganta. Caso este quadro esteja caracterizado, recomenda-se procurar o serviço médico. Os sinais de gravidade da gripe são, além da dificuldade de respiração, uma febre alta e ininterrupta. Os hospitais de referência na capital potiguar são: Giselda Trigueiro, na Zona Oeste, no caso dos adultos, e para as crianças o Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, na Zona Norte de Natal, para as crianças. (Paulo Nascimento)

Nenhum comentário: