Brasil
Ontem dia 30/04 fez 158 anos da existência do Trem no Brasil, infelizmente em alguns lugares ficaram só lembranças, mas em outras cidades o trem está vivo,leia:
A Baronesa era o nome da locomotiva do primeiro trem a circular no Brasil; na sua primeira viagem, no dia 30 de Abril de 1854, percorreu a distância de 14 km num percurso que ligava a Baía de Guanabara a Raiz da Serra em Petrópolis no Rio de Janeiro. Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá (depois visconde), foi o responsável pela construção desta ferrovia através da concessão dada pelo imperador D. Pedro II, conhecida por Estrada de Ferro Petrópolis ou Estrada de Ferro Mauá.
No entanto, esta não era a primeira vez que se tentava introduzir o trem no Brasil. Em 1835 o regente Diogo Antônio Feijó tinha promulgado uma lei que concedia benesses a quem construísse uma estrada de ferro que ligasse o Rio de Janeiro às capitais de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. Esta arrojada e arriscada proposta não encontrou, contudo, ninguém que a quisesse explorar.
Em 9 de fevereiro de 1858 é inaugurada a segunda ferrovia brasileira, entre Recife e São Francisco e em 29 de Março do mesmo ano era inaugurada a Estrada de Ferro D. Pedro II, que em 1889 se viria a tornar na Estrada de Ferro Central do Brasil; o seu construtor e primeiro diretor foi Cristiano Benedito Ottoni.
E. F. Central do R. G. do Norte/Sampaio Correa (1918-1957)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1997)
CFN (1997-2006)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1997)
CFN (1997-2006)
HISTÓRICO DA LINHA: A linha da E. F. Sampaio Correia foi aberta em 1906 até a estação de Itapassaroca. Posteriormente foi estendida até Taipu (1907), Baixa Verde (1910), Pedra Preta (1913), Itaretama (1918) e finalmente Oscar Nelson e São Rafael (1949). 43 anos para se construir uma linha de apenas 235 km que não ligava a nada. Nos anos 1980, os trens acabaram e nos 1990, os cargueiros. Ficaram somente os trens de subúrbio operados primeiro pela RFFSA e depois pela CBTU e que chegam somente a Ceará-Mirim, a 39 km de Natal. O resto da linha está abandonada.
A ESTAÇÃO E O TREM
Alguns anos atrás
Coisas boas não voltam que pena, mas um dia vai ter alguém que vai resgatar o trem, vejam nesta foto como as pessoas se pousavam para foto, no trem tinha de tudo de violeiro a sanfoneira e gaiteiros que animavam e ganhavam cruzados e cruzeiros.
Foto exclusiva e cedida por? se a pessoa quizer se revelam revelo na hora
A estação de Lajes foi inaugurada em 1918. No ano de 1943 Chamou-se por algum tempo Itaretama. No ano de 1953 retiraram o nome de Itaretama e colocaram o nome de LAGES, e que neste tempo o nome de Lajes hoje se escrevia assim ( LAGES), o trem de passageiro trazia de tudo, era um mercado nos trilhos, como Lajes sempre foi terra onde quase nada cultivava, muita gente vinha trazendo produtos como banana, mel, jumentos entre outros vários tipos de produtos importantes ou não naquela época.
Foto do Orkut de Flaudenizia, aqui o Nome de Lajes com G
A estação de Lajes é o entroncamento do ramal de Afonso Bezerra. Já está há algum tempo sem tráfego algum de trens, pois a CFN não está operando cargas no Rio Grande do Norte.
Bom amigos História desta Estação junto com o trem ainda vai render,assim que fizermos uma entrevista com pessoas ligadas a estação nós passamos pra vocês.
Anos 90 a 96, o trem de água
Fotos reveladas de negativo (Paulo do foto)
ACIMA: Trem de transporte de água na estação de Lajes, este foi o trem que abafou um pouco a sede de milhares de família, nesta foto vemos o trem d'Água pela 1ª vez, foi uma festa só que a agonia por água fez as pessoas apenas olharem para a água que era o importante naquelas horas de filas e agonia.
A estação de Lajes é o entroncamento do ramal de Afonso Bezerra. Já está há algum tempo sem tráfego algum de trens, pois a CFN não está operando cargas no Rio Grande do Norte. Bom amigos História desta Estação junto com o trem ainda vai render,assim que fizermos uma entrevista com pessoas ligadas a estação nós passamos pra vocês. | ||||||||||||||||||||||||||
Aqui segue algumas fotos em slide do último vagão que ainda restou e também algumas fotos da Estação,da caixa d'Água, garagem do carro de linha e alojamento de funcionários. data das fotos 01/05/2012 | ||||||||||||||||||||||||||
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