sábado, 28 de julho de 2012

Sarah Menezes brilha, vence Romena e conquista ouro inédito para o Brasil no judô

Sarah Menezes ganha ouro na categoria até 48kg: medalha histórica Foto: AFP


LONDRES — Saíram as primeiras medalhas do Brasil nas Olimpíadas de Londres. E o judô faz história. Sarah Menezes é ouro. A judoca brasileira da categoria ligeiro aplicou um yuko e um wasari na romena Alina Dumitru e se tornou a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro na modalidade. Minutos antes, Felipe Kitadai, aniversariante do dia, derrotou o italiano Elio Verde com um yuko, no golden score, e garantiu a medalha de bronze para o país. Agora o judô têm 17 medalhas nos Jogos Olímpicos, ultrapassando a vela como o esporte que mais ganhou medalhas para o país na história das Olimpíadas.
- Vocês não sabem o que estou sentindo. Está tudo leve, estou flutuando. Estou muito contente - comemorou Sarah.
- Quando iniciei no judô, entrei por brincadeira. Depois de Pequim, eu imaginava que poderia chegar a um pódio olímpico. O judô está crescendo muito. Tenho certeza que todos aqui vão ganhar medalha.
Pela primeira vez na história, o Brasil conquista uma medalha de ouro no primeiro dia de competições. Com o bronze de Kitadai, o país foi para o topo do quadro de medalhas provisoriamente, ao lado da China.
- São tantas coisas que tive que abdicar. Saí de casa com 15 anos, fui morar no projeto Futuro em São Paulo. Em 2010, fui a Porto Alegre e fiquei mais longe ainda dos meus pais. Tenho muito a agradecer. Todos acreditaram muito em mim. E hoje é meu dia, aqui, fazendo aniversário hoje - disse Felipe, aos prantos. - É uma conquista que não dá para expressar - completou, muito emocionado.

Nenhum comentário: