domingo, 23 de setembro de 2012

Metade das multas é por alta velocidade


A Semana Nacional do Trânsito 2012 trouxe como campanha à prevenção de acidentes o tema "Não exceda a velocidade, preserve a vida". De acordo com Adriano Barbosa, coordenador de fiscalização e educação de Trânsito do Detran-RN, estão sendo desenvolvidas até a próxima terça-feira, em todo o estado, procedimentos onde a população e os motoristas são conscientizados com relação à importância de uma direção defensiva, respeitando os limites de velocidade estabelecidos pela lei.

Velocidade é tema inédito na semana nacional, e o principal foco é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito. De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, apenas em 2012, 4.691 pessoas deram entrada na unidade hospitalar vítimas de acidentes de moto até o último mês de agosto. Também se registraram 993 atropelamentos e a entrada de quase 500 pessoas vítimas de acidentes de carro.

Um dos principais motivos é o excesso de velocidade no trânsito, que inibe os reflexos do motorista na hora de tentar fugir de um buraco e reduzir a velocidade a tempo. De acordo com dados do setor de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), transitar em velocidade superior à permitida em 20% e em até 50% aparece no top três do ranking das multas mais emitidas pela secretaria. No total, somados os dois tipos de infração, chega-se ao resultado de 31591 mil multas emitidas, que equivalem a 51% das emissões de 01 de janeiro até 01 de setembro deste ano.

Os radares campeões de multa dentro da capital potiguar são os da descida da Ponte Newton Navarro e o da avenida Bernardo Vieira, nas proximidades da avenida Jaguarari. "Temos que considerar a importância dessa campanha. Durante todo o ano nós temos a nossa programação, mas esta semana fazemos um esforço maior para alertar a sociedade a importância de uma boa condução", considerou Adriano Barbosa.

Nas rodovias federais, as multas aplicadas de janeiro de 2011 até a primeira quinzena de setembro de 2012 somaram 15.535. De acordo com o inspetor Palhano, da Polícia Rodoviária Federal, o número de multas seria ainda maior se os radares estivessem com a aferição do Inmetro em dia. "Os equipamentos registraram um número bem maior. Porém, sem a atualização e fiscalização, esses últimos registros não entram na contagem. Ainda assim, é um número gigantesco e que pode ser evitado com uma boa educação"acredita. O código Nacional de Trânsito especifica que a multa por excesso de velocidade varia entre R$127,69 a R$574,62, dependendo da circunstância em que for cometida e do nível a mais de velocidade registrado.

Detran dá orientações em escolas

Dentro das campanhas de conscientização da população para a prevenção de acidentes, a programação da Semana Nacional de Trânsito também contempla o trabalho de educação em escolas públicas do Estado. Em Natal, as escolas estaduais Ary Parreiras e Graciliano Lordão foram as escolhidas para receber os kits Viva o Trânsito, que serão dispostos nas bibliotecas das escolas e farão parte do conteúdo ensinado em sala de aula aos alunos do fundamental.

De acordo com Lígia Fagundes, subcoordenadora em educação de transito do Detran-RN, o trabalho direcionado para as crianças é importante porque elas estão em pleno desenvolvimento. "Muitas escolas já fazem esse trabalho. Mas é investir porque elas participam do trânsito passivamente, e futuramente estarão participando de uma maneira ativa", explicou.

Aprender desde pequeno a não usar o celular ao volante e a respeitar as regras de trânsito são fatores considerados essenciais para a construção de um trânsito melhor para o futuro.

Nenhum comentário: