sábado, 15 de dezembro de 2012

Massacre nos Estados Unidos com 20 crianças e 6 adultos mortos

Polícia dos EUA encontra evidência para descobrir motivo do massacre



NEWTOWN, Connecticut, 15 Dez (Reuters) - A polícia de Connecticut descobriu evidências "muito boas" que devem ajudar a determinar por que um homem armado entrou em uma escola primária e matou 20 crianças em um dos piores tiroteios em escolas na história dos Estados Unidos, disse uma autoridade neste sábado.

As autoridades policiais encontraram "evidências muito boas nesta investigação, que os nossos investigadores poderão usar em, espero, definir o quadro completo sobre como, e mais importante por que, isto ocorreu", disse o tenente do Estado de Connecticut, Paul Vance, em uma entrevista coletiva.

Lìderes mundiais se solidarizaram com as famílias vítimas do massacre ocorrido nesta sexta-feira em uma escola na cidade de Newtown, nos Estados Unidos, neste sábado (15). O atirador matou 20 crianças e 6 adultos. Ele também morreu.

A polícia também confirmou em um comunicado que uma mulher encontrada morta em uma segunda cena era parente do atirador.

Em declaração divulgada pela agência oficial do Irã, 'Irna', o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Ramín Mehmanparast, instou a sociedade americana a tomar medidas contra o belicismo e os massacres de inocentes.

Para ele, "a sociedade americana deve promover um movimento para lutar contra o belicismo e atuar contra os massacres de gente indefesa e inocente no mundo todo por parte de pessoas armadas em atentados terroristas e atos dementes".

Mehmanparast afirmou que as mortes violentas de crianças e adolescentes "não são diferentes, do ponto de vista humanitário", em EUA, Gaza, Afeganistão, Paquistão, Iraque ou Síria, pelo que acrescentou: "Todos deveríamos fazer esforços para restaurar a paz, a segurança e a tranquilidade no mundo".

O chefe do Governo espanhol, Mariano Rajoy, enviou neste sábado um telegrama de condolências ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pelo massacre.

É um episódio "especialmente doloroso e triste" por se tratar da vida de crianças, ressaltou Rajoy em sua mensagem, na qual expressou seus mais sinceros pesar e consternação "pelo terrível massacre" e pediu a Obama que transfira as condolências do Executivo espanhol às famílias das vítimas.

"Se fatos como este são sempre dolorosos, são especialmente tristes e desoladores quando são vidas de crianças as que se perdem", manifestou Rajoy na mensagem.

O chefe do Executivo espanhol solicitou a Obama que, nestes difíceis momentos, transfira aos familiares das vítimas "a solidariedade e proximidade do povo da Espanha" e o desejo "de uma pronta recuperação das pessoas que ficaram feridas".

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou neste sábado suas condolências ao líder americano, Barack Obama. De acordo com o comunicado divulgado pelo serviço de imprensa da Presidência russa, o líder do Kremlin lamentou que a maioria das vítimas do massacre tenham sido crianças.

Putin pediu a Obama que transmita suas condolências aos familiares das vítimas e ao povo americano

Investigação:

Por enquanto, ainda não se sabe o que levou o atirador - um homem de 20 anos, segundo informações da imprensa local - a entrar na escola armado e atirar em alunos e professores.

Além das mortes na escola, outra pessoa adulta morreu em uma casa na cidade, em um incidente relacionado com o crime. Morreram 18 crianças no local, e outras duas num hospital. Seis adultos também morreram, além do próprio atirador.

Na noite de sexta, a população da pequena cidade se reuniu nas igrejas locais para rezar pelos mortos. De acordo com a rede de televisão CNN, a cidade de Newtown registrou apenas um assassinato nos últimos 10 anos.

Nenhum comentário: