Por iniciativa do Vereador Canindé Rocha ( PT ) de Lajes, a Serra do Feiticeiro deve ser constituída como (APA) - Área de Proteção Ambiental. O edil afirma que está animado para aprovação da medida. Ele acredita que a preservação da serra trará benefícios significativos para o eco sistema da localidade. “A Caatinga é um eco sistema cada vez mais ameaçado, não só a vegetação, mas também a fauna do ambiente, e no âmbito de Lajes, a Serra do Feiticeiro ainda mantém bons exemplares da nossa flora. O projeto visa preservar essas riquezas “ Justifica o vereador .
Ainda de acordo com o vereador, a proteção ambiental da área também trará benefícios para o Turismo da Região : “ Como a visitação à serra têm crescido nos últimos anos, e agora com a eminente retomada das atividades minerais, é preciso também pensar na preservação deste patrimônio de forma sustentável, e somente com uma APA podemos ter essa garantia”. Acrescenta Canindé Rocha.
A serra do Feiticeiro surgiu pela primeira vez na pauta de discussões para exploração sustentável e conservação do patrimônio ecológico, no ano de 2002, ainda por iniciativa do então vereador Tárcio Araujo. Mais recentemente a Associação Trilheiros da Caatinga têm desenvolvido atividades turísticas no local com foco na orientação educacional dos grupos visitantes.
O projeto de Criação da Serra do Feiticeiro como Unidade de Conservação será votado pelo plenário da Câmara Municipal de Lajes na sessão da próxima Sexta-Feira dia ( 14 ) //
Por: Tárcio Araujo

Nenhum comentário:
Postar um comentário