Pedra Preta(foto: arquivo)O laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte registrou uma série de tremores de terra próximo ao município de Pedra Preta, a 149km de Natal. Os tremores foram sentidos entre as 9h20 e 9h37.
De acordo com a UFRN, os tremores foram de intensidade maior dos que os registrados no mês passado em João Câmara, onde a magnitude das atividades sísmicas foi de 2.8. Segundo a UFRN, o tremor em Pedra Preta pode ter chegado a 3.5, e a população relatou que casas e prédios públicos na cidade balançaram durante os tremores.
Estudos apontam que as atividades sísmicas na região ocorrem há mais de dois anos e não é possível prever quando terminará. Anteriormente, o tremor de maior magnitude registrado na área onde ocorreu o abalo havia sido de 3.0 graus na escala Richter.
fonte:Tribuna do Norte
Informações do site UOL Noticias:
O comerciante Francisco da Cruz, 46, morador do município de Pedra Preta, disse que estava no segundo andar de sua casa quando viu o copo da mesa da qual estava perto balançar. "Quando eu sai de casa, encontrei vizinhos que me relataram situações semelhantes", comentou.
"Como se brincou muito, esta semana, com o suposto fim do mundo hoje, eu cheguei a ouvir pessoas assustadas com a relação entre o tremor e a data", contou a autônoma Roberta Castro, 35, que também mora no município.
"Com o epicentro do tremor em Pedra Preta, é muito provável que moradores de Jandaíra tenham, sim, sentido os tremores, até pela proximidade, já que estão há menos de 15 km do um do outro", explicou o subcoordenador do Laboratório Sismológico da UFRN.
Em junho deste ano, um tremor de terra de 2,7 de magnitude já havia sido registrado em Pedra Preta. Há um mês, na mesma cidade, ocorreram tremores de magnitude 2,6. Em João Câmara, a 40 km dali, os tremores foram de 2,8 de magnitude na escala vai até nove.
Para entender melhor o que vem ocorrendo na região, o Laboratório Sismológico da UFRN instalou há dois anos equipamentos na área , período em que os tremores vêm ocorrendo em menor ou maior grau. Apesar dos estudos até agora, ainda não é possível prever quando encerrarão ou mesmo se ocorrerão abalos sismos de maior impacto.
"O que podemos afirmar é que não só a região onde estes municípios estão, mas também toda a região Nordeste do Brasil é mais propícia a atividades sísmicas", informou o subcoordenador do laboratório, Jorvi Juliá.
Nota do blog cabuginoticia:
Este abalo de hoje muitas pessoas aqui de Lajes sentiram e fazendas da região, onde vários fazendeiros correram para a cidade de Lajes devido o estrondo que aconteceu e moradores de Pedra Preta saíram para as ruas por precaução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário