sexta-feira, 30 de novembro de 2012

FESTA DA PADROEIRA DE LAJES- AO VIVO



CLIQUE A ASSISTA AO VIVO A FESTA DA PADROEIRA DE LAJES-RN

1º encontro de som automotivo em Agicos-RN


Ministros do desenvolvimento do Mercosul discutem erradicação da pobreza

Brasília - Representantes dos ministérios de Desenvolvimento Social de países do Mercosul estão reunidos hoje (30) em Brasília para discutir a convergência de políticas de erradicação da pobreza extrema, segurança alimentar, economia solidária e inclusão produtiva na região.

De acordo com o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Paulo Januzzi, a troca de experiências entre integrantes do bloco é essencial para que haja um fortalecimento econômico e social na região.

Ele acredita também que é importante que esses países dialoguem a estruturação de políticas sociais convergentes, com foco nesses temas. "O Brasil tem um conjunto amplo de políticas sociais, não só na área de desenvolvimento social - como as ações do Programa Bolsa Família e o fomento aos pequenos agricultores familiares, mas ainda de educação e saúde", disse, antes de participar do encontro técnico, fechado à imprensa.

Para Januzzi, a experiência brasileira serve como referência aos demais países, mas também considera "importante para o Brasil conhecer o que as nações vizinhas estão fazendo, porque as inovações muitas vezes acontecem em outros contextos".

Ele informou que as autoridades vão discutir, ainda durante a reunião de hoje, a criação do Prêmio Mercosul Social, que vai reconhecer boas práticas de erradicação da pobreza e combate à fome nos estados e municípios do países que integram o bloco.

O edital completo, incluindo o período de inscrição, será anunciado pela presidência pro tempore brasileira, durante a Cúpula Social do Mercosul, entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Brasília.

O Mercosul foi criado em 1991, com a formalização do Tratado de Assunção, unindo Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, que está suspenso do bloco até abril de 2013 por decisão unânime dos líderes políticos da região. Em 31 de julho deste ano, a Venezuela foi incorporada ao grupo.

O bloco, incluindo a Venezuela, reúne 270 milhões de habitantes, o equivalente a 70% da população da América do Sul. O Produto Interno Bruto (PIB) do Mercosul é equivalente a US$ 3,3 trilhões, aproximadamente 83,2% do PIB sul-americano.

Com informações da Agência Brasil

Militares vão auxiliar limpeza pública em Natal

Forças militares ajudarão na limpeza de Natal. É o que garante a Prefeitura do Natal. Às 16h30 de hoje (30), na no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura, ocorrerá o lançamento do "Mutirão de Limpeza de Natal". O movimento, de acordo com a Prefeitura, contará com a participação do Governo do Estado, Exército, Marinha e apoios do Ministério Público, além do Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza (Sindilimp), Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio) e Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RN). A justificativa para o apoio dos militares, de acordo com a Prefeitura, é a falta de recursos para sanar o problema.

Para conseguir o apoio, o prefeito Paulinho Freire foi até os comandantes do Exército e Marinha no Estado para discutir a proposta. De acordo com a Prefeitura, os órgãos decidiram apoiar a medida devido à vontade de colaborar com o Município. "Este mutirão é um gesto coletivo de várias instituições em favor da nossa cidade que enfrenta um momento financeiro e administrativo de enormes dificuldades", disse o prefeito.

Além do apoio dos órgãos envolvidos, Paulinho Freire também cobrou auxílio da população. "Atuaremos de forma conjunta para garantir a melhoria da limpeza pública no período natalino e mês de aniversário da cidade. Mas a colaboração da população, evitando depósitos de entulhos, podas e restos de móveis em vias públicas é de importância vital para manter a cidade limpa".

O lançamento do Mutirão será realizado a partir das 16h30 desta sexta-feira, no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. Contando com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, dos comandantes das unidades do Exército e da Marinha em Natal e do promotor Público João Batista, além de dirigentes e do interventor da Urbana, Lúcio Henrique Pereira Torres, o encontro servirá para o detalhamento do programa.

Governo convocará em janeiro 1.162 professores aprovados em concurso

A Secretaria de Estado da Educação anunciou hoje (30) que haverá convocação dos professores aprovados em concurso público. A terceira convocação ocorrerá no dia 3 de janeiro, com o chamamento de 1.162 aprovados, com posse coletiva prevista para o dia 4 de fevereiro. De acordo com o Governo do Estado, os professores já iniciarão o ano letivo de 2013, no dia 18 de fevereiro, em sala de aula.

Além do preenchimento de vagas que continuam abertas em algumas escolas, outro fator que contribuiu para a terceira chama foi a saída progressiva dos professores temporários, que devem deixar os quadros da Educação até o início do próximo ano. Os contratos desses professores temporários estão chegando ao fim e não podem ser renovados, uma vez que os profissionais foram contratados por um ano, com prorrogação por igual período, conforme determina a legislação.

Com essa terceira chamada, o Governo do Estado terá convocado, para suprir as necessidades das salas de aulas em todas as regiões do Rio Grande do Norte, 3.119 professores aprovados no concurso da Educação. No início do primeiro semestre, foram convocados 1.013 educadores e, no segundo semestre, 944.

João Câmara: mercado foi fechado por ordem judicial a pedido do MP

A Polícia Militar cumpriu ontem, dia 28/11, ordem judicial para desocupação e fechamento do Mercado Público de João Câmara, a pedido do Ministério Público, em Ação de Execução de Termo de Ajustamento de Conduta, assinado com o Município em novembro de 2011. A desocupação foi pacífica, muito embora em decisão de 05 de novembro do corrente ano tenha sido concedido aos locatários o prazo de 20 dias para deixarem o local.A assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta, entre o Ministério Público e a gestão municipal de João Câmara, foi motivada por inspeções sanitárias realizadas pela III URSAP, que constataram, dentre outras coisas, condições de higiene precárias, falta de licença sanitária, abastecimento irregular de água, comercialização de carne de origem clandestina, além de bares com visível atividade de prostituição.

No referido título executivo extrajudicial, o gestor municipal comprometeu-se a fechar o atual mercado público e a inaugurar um novo até 31 de maio de 2012, o que efetivamente não ocorreu, apesar das reuniões que buscaram sanar a mora. Em virtude disso, foi interposta ação de execução contra a qual não foram apresentados embargos tempestivos pelo Município.

Referida ação busca resguardar a saúde dos consumidores locais e efetivar o compromisso assumido pelo gestor, assinalando prazo para a abertura do novo mercado.

por Diretoria de Comunicação

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Morre Joelmir Beting, que dedicou 55 anos ao jornalismo


Comentarista da Band tinha 75 anos e estava em coma desde 25 de novembro. Corpo será cremado a partir das 16h no Cemitério e Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra

Morreu na madrugada desta quinta-feira (29/11), à 0h55, o jornalista Joelmir Beting . O comentarista da Band estava em coma desde o dia 25 de novembro , quando sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico. Seu corpo é velado no Cemitério do Morumbi, zona sul da capital, até às 14h. A partir das 16h, Joelmir será cremado no Cemitério e Crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.

Leia: Amigos e famosos lamentam a morte do jornalista

A morte de Joelmir foi confirmada pelo seu filho Mauro Beting , que escreveu no Twitter: "Um minuto de barulho por Joelmir Beting. 21/12/1936 - 0h55 de 29/12/2012". O jornalista estava internado desde 22 de outubro no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para o tratamento de uma doença autoimune, da qual vinha se recuperando antes do AVE (Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico).

Na manhã dessa quinta, Mauro leu uma carta em homenagem ao pai na Rádio Bandeirantes em que comenta sobre o fato de o Palmeiras ter sido rebaixado e não ter falado com ele, além de elogiá-lo tanto como pai, quanto como jornalista. "Nunca falei com meu pai a respeito depois que o Palmeiras foi rebaixado. Sei que ele soube. Ou imaginou. Só sei que no primeiro domingo depois da queda para a Segunda pela segunda vez, seu Joelmir teve um derrame antes de ver a primeira partida depois do rebaixamento. Ele passou pela tomografia logo pela manhã. Em minutos o médico (corintianíssimo) disse que outro gigante não conseguiria se reerguer mais [...] O melhor pai que um jornalista pode ser. O melhor jornalista que um filho pode ter como pai."

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Prefeitura de Lajes em Ritmo natalino

Como em todo fim de ano a Prefeitura de Lajes-RN se veste de tema Natalino com luzes brilhantes e coloridas, os traços antigos como a faixada que realça toda sua beleza, um prédio como este e outros que existe na cidade nunca poderia ser modificado, a História politica já vem dos primordes.



GOVERNO DO ESTADO REFORÇA TRANSPORTE ESCOLAR COM 146 NOVOS ÔNIBUS


Qualificar o transporte escolar, ajudando às prefeituras a prestar o serviço em regime de colaboração é o objetivo da Secretaria de Estado da Educação, que adquiriu 146 novos ônibus para reforçar a frota. Serão contemplados agora municípios que não foram beneficiados no primeiro semestre de 2012, quando foram entregues 120 ônibus escolares, como também aqueles municípios que transportam maior número de estudantes.

As empresas vencedoras da licitação estão concluindo a entrega dos novos ônibus, que permanecerão estacionados no Centro Administrativo do Estado, aguardando a posse dos novos prefeitos eleitos, para que esses possam assinar o termo de cooperação entre município e Estado e receber os ônibus. Até o próximo dia 18 de fevereiro, quando será iniciado o ano letivo de 2013, todos os ônibus já estarão à disposição dos estudantes.

Com a nova frota, a rede estadual de ensino terá um total de 266 novos ônibus adquiridos somente em 2012, renovando seus veículos e levando transporte escolar de qualidade para todas as regiões do Estado. A ferramenta é decisiva para muitos alunos que vivem em zonas rurais distantes das escolas.

Os recursos que garantiram a compra dos 146 novos ônibus, da ordem de R$ 28.479.200,00, são da emenda parlamentar Nº 71210009, do senador José Agripino. São 80 ônibus de 50 lugares e 66 micro-ônibus de 30 lugares, dos quais 36 possuem tração 4x4, para que não haja restrição de acesso a regiões serranas.

De acordo com o regime de colaboração que permeia o transporte escolar em todos os estados do país, a Secretaria de Estado da Educação, celebra convênio com os municípios, cedendo os ônibus e responsabilizando cada prefeito pela gestão do transporte. Uma exigência do convênio firmado entre Estado e prefeituras é que os ônibus sejam utilizados exclusivamente para o transporte de estudantes da Educação Básica. Compete aos gestores e à sociedade organizada acompanhar a correta utilização e o zelo do transporte escolar. O Ministério da Educação disponibiliza o telefone 0800-616161 para facilitar esse controle social.

GOVERNO DO RN SOBE 14 POSIÇÕES NO ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA



O Governo do Estado do Rio Grande do Norte aumentou a transparência das contas públicas saindo de 25º lugar (antepenúltima colocação que ocupava em 2010) para 11º. O RN subiu 14 posições no ranking do Índice de Transparência das Contas Públicas entre os 26 Estados e mais o Distrito Federal agora em 2012 segundo avaliação da Organização Não Governamental Contas Abertas, divulgada em Novembro.

Em 2010, último ano da gestão do governo passado, o portal governamental era um dos piores do Brasil em termos de transparência. O índice teve nota de 3,8, sendo o antepenúltimo Estado da federação.

Agora em 2012, a ONG Contas Abertas pontua o Governo do RN com a nota 6,07. O que representa um crescimento de 14 posições e 2,25 pontos a mais, deixando o Rio Grande do Norte na 11ª posição.

O Índice de Transparência é, portanto, um meio de informar ao cidadão o nível de transparência das contas públicas e tem como objetivo criar uma competição saudável entre os gestores públicos em prol da transparência e do controle social.

INEAGRO CABUGI LEVA ÁRVORE NATALINA PARA ANGICOS


Objetivando aproximar os potenciais empreendedores do município, a Ineagro Cabugi, seguindo a experiência da IAGRAM, promove Oficina de Confecção de Árvore Natalina para mulheres da região do sertão central. Ministrada pela artesã Magda Oliveira de Souza, a principal matéria prima para confecção do ornamento é saches de mel, produto abundante na região. “A ideia é agregar valor ao produto”, frisa o coordenador da Ineagro Cabugi, professor Maristélio da Cruz. Além do mel são utilizadas balas e bombons de chocolate.


Quase 20 pessoas participaram da oficina, entre elas, monitores de programas sociais e artesãs que, ao final, externaram o contentamento com a Incubadora da UFERSA Angicos por disponibilizar para a sociedade mais um instrumento de aprendizagem. “As habilidades de Magda facilitaram o nosso aprendizado, enriquecendo nosso currículo como monitor de crianças e jovens do Município”, disse uma das participantes.


“A promoção desta oficina, além de abrir uma possibilidade de geração de renda neste período natalino, objetiva trazer eventuais empreendedores para próximo da incubadora, permitindo, assim, que estes passem a conhecer os produtos que são oferecidos aos mesmos”, afirma André Luiz Alcântara, gerente da INEAGRO. André afirma que a parceria firmada com a Escola Estadual Professor Francisco Veras e com a Secretaria Municipal de Ação Social foi muito proveitosa uma vez que as instituições já realizam atividades relacionadas ao empreendedorismo através dos projetos “Despertar” e “ProJovem Empreendedor”.*Informações Assecom Ufersa
Fonte: Angicos noticias

CONVITE E MISSA DE TRIGÉSIMO DIA, PAULO DO FOTO


CONVITE IMPORTANTE DA APAMI-LAJES/RN



terça-feira, 27 de novembro de 2012

Crise na saúde municipal. A greve dos médicos ligados à Cooperativa Médica do Rio Grande do Norte (Coopmed/RN) está afetando serviços básicos e emergenciais. Desde as primeiras horas desta terça-feira (27), os natalenses não podem contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Natal). Sem médicos, não há atendimento através do 192. A sede do serviço será fechada.

De acordo com o coordenador médico do Samu Natal, Ariano José Freitas de Oliveira, o Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern) já foi comunicado sobre o fato. A secretaria Municipal de Saúde (SMS) também foi alertada da possibilidade do serviço parar, no entanto, nenhuma providência foi tomada. "Desde ontem à noite estamos esperando uma resposta da secretária para saber se o Samu Metropolitano assumiria o serviço. Não houve resposta e não há o que fazer", explicou.

João Maria AlvesCom a paralisação, ambulâncias do Samu não saíram do estacionamento da sede
As ambulâncias estão paradas e quem liga para o 192 é comunicado de que não é possível realizar o atendimento. A suspensão do serviço, segundo o coordenador médico, é por tempo indeterminado. Estão paralisadas três UTIs móveis e nove ambulâncias básicas, todas paradas na base do Samu, na avenida Nascimento de Castro.

O serviço móvel de emergência paralisou as atividades alegando falta de pagamento referente aos meses de outubro e novembro para os médicos da Coopmed e, segundo Ariano Oliveira, esta não é a primeira vez que o serviço é prejudicado por falta de pagamento. "No mês de agosto a Coopmed tirou do próprio bolso para que o Samu não paralisasse o serviço".

Ultimamente, o Samu Natal contava com uma equipe formada por nove profissionais da cooperativa, cinco de contrato temporário e 35 estatutários. Todos esses médicos revezavam as atividades e assim conseguiam suprir a demanda do serviço para a capital potiguar. Porém, a paralisação enfatiza o quadro de defasagem estrutural.

Agora, apenas quatro médicos ligados à Cooperativa Médica estão trabalhando, os cinco de contrato temporário não prestam mais serviço devido ao vencimento do contrato de dois anos no mês de setembro passado, e os 35 funcionários estatutários estão desmotivados por falta de estrutura para trabalhar, com problemas hidráulicos e falta de ar condicionado, por exemplo na base e estrutura das ambulâncias prejudicada.

Com a paralisação da Coopmed, o serviço municipal de saúde não está recebendo pacientes e, por isso, o Samu Natal fica "sem saber para onde mandar os pacientes que precisam ser atendidos", disse Ariano Oliveira.

Em relação à duração da paralisação, o coordenador médico do Samu Natal afirma que não existe uma previsão de término, porém, uma assembleia da cooperativa está marcada para a noite desta quarta-feira (28) para que os cooperados discutam a renovação do contrato, que vence no próximo dia 3, e como será feito o pagamento dos meses outubro e novembro.

Ariano Oliveira destaca ainda que, caso o contrato entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Cooperativa Médica do RN não seja renovado, a situação de crise, ao menos em relação a Samu, deve piorar.

Caminhão com carga de Caju tomba em Mossoró



Na madrugada de terça feira, 27 de novembro de 2012, por volta das 3h15min. Um caminhão tipo Wolks (conhecido como Bob Esponja), de cor azul placa NNR – 7128 de Santa Cruz/RN. Pertencente a Empresa INCAJU, saiu da Cidade de Serra do Mel com uma carga de caju, o caminhão trafegava pela BR 110 sentido Mossoró, quando chegou ao trevo que dá acesso a BR 304, o motorista fez uma convenção à esquerda no sentido Natal, e, devido o volume da carga ser muito alta, a carga balançou e o motorista perdeu o controle do veículo que tombou, batendo em um poste de alta tensão da Cosern, derrubando toda rede ligada ao poste. Mas graças a DEUS um acidente só com danos materiais.

“A reportagem do 4dzpatrulha conversou com o motorista do caminhão o Sr JOSÉ CLAUDINO COSTA DE SOUSA, 34 anos de idade, residente na Cidade de Santa Cruz, nos informou que a cargo de caju era para ser entregue na Cidade de Aracati/CE, mas sem nenhuma imprudência por minha parte, quando fiz a curva, a carga pendeu levando o carro junto, e eu não tive como evitar o tombamento”. Finalizou.


Patrulheiros da Policia Rodoviária Federal estiveram no local, controlando o fluxo de veículo que trafegava na BR e isolou com coneres o local onde o caminhão estava tombado. Para evitar outro acidente.

A equipe da Cosern também esteve no local, tomando providências no sentido de desligar toda rede existente nas proximidades do acidente, para que não a acontecer nenhum acidente provocado por choque na rede elétrica.


Outro caminhão da empresa e funcionários da Empresa INCAJU, estavam no local fazendo a transferência do restante da carga que sobrou.

Agentes penitenciários descobrem túnel e evitam fuga em Alcaçuz

Uma tentativa de fuga foi registrada no início da tarde desta terça-feira (27) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Segundo a diretora da unidade, Dinorá Simas, um túnel de aproximadamente oito metros foi encontrado por agentes penitenciários. "Recebemos a informação de que havia um túnel próximo a cela 1 da ala A do pavilhão 4 e os agentes constataram a denúncia após a verificação do local", confirmou.

Na cela havia oito presos e foi constatado que nenhum preso consiguiu fugir após a recontagem dos detentos. O túnel foi descoberto por volta de meio dia e meia. A diretora da penitenciária confirmou ainda que outros presos cerraram parte da cela 7 do mesmo pavilhão, mas também não obteram sucesso.

RN tem oito municípios com risco de surto de dengue

Oito municípios do Rio Grande do Norte estão com risco de surto da dengue, de acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde.

Campo Redondo, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Jardim do Seridó, Mossoró, Parelhas, Brejinho e Pau dos Ferros apresentaram o índice de infestação maior que 3,9, o que representa um risco de surto. Campo Redondo é o município com o maior risco de dengue do Estado, com um índice de 12,1.

Além desses municípios, o Ministério da Saúde ainda mostrou Jaçanã, Cruzeta, Ceará-Mirim e Caicó como em alerta para casos de dengue. O índice de infestação desses municípios variou entre 1 e 3,9.

A pesquisa foi realizada em 1.239 municípios para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue. Os municípios classificados como de risco apresentaram larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis apresentados.

Com base na pesquisa, o Ministério da Saúde anunciou o repasse de R$ 173,3 bilhões para os municípios investirem em ações de vigilância, prevenção e controle da dengue.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Colisão entre duas ambulâncias do SAMU de Cajazeiras/PB deixa três feridos


A colisão entre duas ambulâncias ocorreu por volta das 13:00h deste domingo no centro da cidade de Cajazeiras, próximo a Honda Cavalcanti & Primo.
Conforme informações, o acidente ocorreu em um cruzamento após um semáforo, onde uma ambulância da USA (Unidade de Suporte Avançado) do SAMU colidiu contra outra ambulância da UTI também do Samu. Com a batida, uma as ambulâncias ficaram parcialmente destruídas, e uma delas só parou após bater em uma calçada.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e socorreu o senhor Jamilton Venceslau Silva, que conduzia a Ambulância da UTI, e sofreu alguns ferimentos e foi levado para o Hospital Regional de Cajazeiras. Outras duas pessoas que vinham na outra ambulância também ficaram feridas.
O acidente causou congestionamento no centro da cidade. A Polícia Militar foi acionada e esteve no local realizando os devidos procedimentos cabíveis ao caso.

Fonte: Diário do Sertão

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

2º DIA DA CARAVANA ECOLÓGICA AQUI EM LAJES

Ontem dia 22/11/2012 foi mais um dia animado na Caravana Ecológica aqui em Lajes e com apresentações e informações importantes do CORPO DE BOMBEIROS, desde uma simples atuação até a mais grave, vamos lá, às 8:00hs de ontem a Caravana apresentou mais uma vez sua funcionalidade que é de repassar aulas de importantíssima escalão para Escolas, Projetos, idosos e a criançada em geral, nos stands não diferente da quarta feira, onde repassaram tudo sobre reciclagem, informações de animais empalhados e animais vivos, falar sobre a importância de mostrar através de minerais e pedras, várias pedras que a natureza criou com um tipo de pichação de animais uma obra da natureza, algumas apresentações do projeto PETI foi realizada, vamos ver como foi:

Uma gincana foi montada com assuntos relacionados a Natureza entre outros

2 lados ou turmas de alunos de várias escolas se uniram para começar a gincana.

O projeto PETI e AABB comunidade realizou algumas apresentações de sua atividades recentes como concurso de dança entre os próprios alunos

O projetos tem como coordenadora e Professora Iracy, que sempre está presente quando dá em eventos como caprifeira e etc...


O COPRO DE BOMBEIROS CHEGOU A CARAVANA ECOLÓGICA PARA ENSINAR ALGUMAS INFORMAÇÕES QUE EXISTE NO DIA DIA EM CASA OU NO TRABALHO.

O projeto Pau e Lata também fez sua apresentação


A criançada gostou do teatro com o animador Buihú, dia esse que ficará na memoria e nos registros de quem lá esteve

Mais atualizações com informações e fotos do dia 22/11 que será mostrado neste sábado, porque precisei viajar para Natal na tarde de quinta Feira e cheguei depois da finalização da Caravana Ecológica, mas quem quiser da uma olhadinha, em outros blog fiquem a vontade, veja no blog de cicero, ou trilheiros ou sei lá mais quem, porque não vi a metade dos blogs de Lajes lá, infelizmente repito Santo de Casa não Obra milagres é uma pena.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

POLICIA MILITAR DE LAJES/RN DESVENDA FURTO DE BICICLETAS




Material recuperado pela Polícia

Foi desvendado pela Guarnição 1032 da Polícia Militar que tinha como Cmt o Cb Osvaldo e junto com ele Sd Emanuel Sd Cléber e e o Sd Sávio, em 21 de novembro de 2012, na cidade de Lajes do Cabugi/RN a autoria de vários atos infracionais análogo ao crime de furto cometido por no mínimo 04 menores.

Os 04 menores confessaram ter subtraído mais de 10 bicicletas no municipio, porem dados da Polícia evidenciam mais de 20 furtos. 03 bicicletas e várias peças foram recuperadas.

Os adolescentes disseram ter sido influenciados a tal prática, e afirmaram que desmontavam as bicicletas para venderem as peças. Os infratores serão encaminhados a promotoria.

IMPORTANTE: Lembramos que a aquisição de produtos roubados constitui crime de receptação. Não contribua com o crime, DENUNCIE atravez dos telefones (84)3532-3577 ou (84)9901-1020.
fonte: cabugitotal

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ATUALIZAÇÃO DO 1ª DIA COM A CARAVANA ECOLÓGICA EM LAJES-RN, leia...

Hoje dia 21-11/2012 às 14:00hs na Praça Manoel Januário Cabral foi montado 5 standes, onde a Caravana Ecológica aqui em Lajes iniciou sua apresentação para alunos de várias Escolas, crianças, jovens, adultos, idosos e projetos da cidade como CRAS, PETI e AABB COMUNIDADE, onde o proposito desde evento é passar informações importantes, ensinar a criar sua própria arte que você vão ver alguns registros, como o artesanato, ter mais conhecimentos sobre animais e seus cuidados e etc... O IDEMA como sempre se dispõe de coração quando solicitado, o SEMAGMA também faz parte deste evento de importante grandeza, o Diretor e representante da Caravana Ecológica falou que a meta é atender todas as cidades do Rio Grande do Norte até 2014, algumas Escolas trouxeram suas apresentações, vamos ver os registros:


Standes montados, foto registrada logo pela manhã.


Algumas informações para os alunos foram repassadas, por exemplo:
A cobra jiboia que tem seu corpo com músculos fortes onde mata sua presa apenas na força de seu corpo e depois o engole.




 Outra parte do stande, mostra a arte em pedras que a natureza criou a muitos anos atrás, algumas pedras preciosas ou minerais encontradas e exposta e toda suas características, algumas cabeças e ossos de animais ou fosseis, o Prefeito Benes testou a cobra, por sinal muito dócil, mais que fique dito, este tipo de animal não é brinquedo e ninguém pode chegar pegar e tal e coisa, negativo se encontrar uma perecida, sai devagar.


Um Jaboti, foi a atração ele que é primo do cagado fez a criançada ficar de olhos vidrados sem piscar, alguns tocando seu casco e outros apenas de longe já dá pra ver.



Uma brinquedoteca instalada para a criançada se distrair e desenvolver o que faz em sala de aula.


 Alunos da creche (CAI)



 Apresentação dos alunos da creche(CAI)


 Muita criançada, várias escolas assistindo apresentações

 Apresentação do CEMEI

 Apresentação da Escola Marta Bezerra, objetivo é informar a importância da Natureza


 Apresentação da Escola Eloy de Souza

Uma apresentação que anda com a Caravana Ecológica que é o do animador Buihú que trás consigo várias peças, bonecas,malas e entre outros para realizar sua apresentação


 Neste stand vemos um magnifico trabalho que é o artesanato, ou seja a mão de obra em trabalho para produzir peças, produtos com materiais reciclados como: caixa de leite, garrafa peti entre outros, os monitores ou professores que a caravana trouxe passam o que um dia aprendeu fazer o sua primeira peça, um professor que um dia foi aluno, eu particularmente adoro ver coisas coloridas, é muito divertido ver produtos sendo transformado, ganhando cores, tamanhos e nomes, então pessoal não paga nada para ir lá e conferir, depois não reclamem que demora acontecer algo aqui em Lajes e você naquele momento não tinha tempo para ir, só que 1 minuto é diferente do outro, a vida é única, oportunidades são raras.

O Projeto CRAS, trouxe os idosos para assitires e participarem do evento diretamente, onde aulas de bem estar e artesanato foram repassadas para que eles aprendam a reciclar e criar suas próprios embalagens para presentes, sinos de Natal, como produzir o sabonete caseiro,entre outros.
=========================================================
ABAIXO VEMOS INFORMAÇÕES EM POSTERS FIXADOS NO STAND LOCALIZADO NA PRAÇA MANOEL JANUÁRIO CABRAL

 Vários posters com informações importantes que a Caravana Ecológica trouxe


 REALIZAÇÃO

Secretaria  de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAGMA)
Secretaria de Educação