quarta-feira, 27 de março de 2013

Dia 27 de Março é o dia do Circo


Piolim – o maior palhaço do Brasil

O dia do circo foi criado em homenagem ao palhaço Piolim, Abelardo Pinto, que comandou o circo Piolim por mais de trinta anos.

Seu pai havia sido dono de circo quando Abelardo ainda era pequeno, local onde aprendeu a tocar violino, a fazer contorcionismos e acrobacias.

A data foi instituída em razão de seu nascimento, no ano de 1897, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo.

Abelardo chegou a fazer espetáculos beneficentes, junto com um grupo de artistas espanhóis, que lhe deram o apelido de Piolim, que significa barbante, devido às pernas compridas e também por sua magreza.

Piolim era engajado com os movimentos artísticos e culturais, sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.

Foi homenageado pelos intelectuais da semana de arte moderna (Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfati, e outros) em 1922, como o maior artista popular brasileiro.

Em dois de agosto de 1931 recebeu uma homenagem de Mário de Andrade, através de uma crônica que demonstrava seu encantamento com a arte do circo de Piolim.

Um dos maiores sonhos desse palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições artísticas e culturais do circo, mas morreu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade, no ano de 1973.
========================================================

NOTA DESTE BLOG:

   A alguns dias tivemos em nossa cidade o Circo Imperial, realizando espetáculos e mantendo a cultura, a nossa cidade (LAJES) é carente em termos de Lazer, para quem não tem vícios como beber, jogar jogos de azar entre outros, a única saída para sair da rotina e encontrar um lazer é quando vem para nossa cidade um parque de diversões ou Circo é a única saída, e fiquei sabendo que o dono deste circo o palhaço Pernalonga foi até a Prefeitura de Lajes pedir para se instalar aqui em Lajes, então ao falar e pedir o consentimento ao Prefeito Benes que já dava carta branca para a instalação do Circo aqui em Lajes surgiu um problema que no dia da estreia chegou nas mediações do circo o fiscal de tributos da Prefeitura dizendo que não poderia realizar o espetáculo, o palhaço logo falou que tinha o consentimento e carta branca de Benes para que o circo funcionasse, dai o fiscal disse mas não pode e o palhaço abriu a boca e falou então a palavra do Prefeito não vale? pergunta o palhaço e o fiscal disse não vale, e para que o circo funcionasse teria que pagar uma quantia que ese estipulou em 1.500,00 reais. O palhaço já cansado com aquela sena teve que pagar.

   Então Prefeito são quase nada de área de lazer, cultura se arrasta, nos ajude quando vier circo ou parque que VC ajude a eles a entrarem.
   A nossa cidade já não tem nada, somos presos a não ter nada, nem um lazer e principalmente uma cultura que perambula e que se arrasta para não morrer que é o circo, voltando ao caso do circo que se instalou em um terreno particular e a Prefeitura praticamente cobrou uma taxa muito alta, parabéns a cada dia não temos mais nada nessa cidade dos outros, fico por aqui quem gostar agradeço já quem não gostar vá até a geladeira coloque água no copo e engula mesmo assim...

   Se eu falei uma mentira neste blog desde seu inicio que me mostrem... Por isso pessoal os componentes do circo realizaram os espetáculos tristes, um pouco sem graça, muitas pessoas iam para o circo e não gostava das apresentações, não sabem do que eles sentiram na pele quando foram cobrados pela Prefeitura, nunca vi um circo se apresentar e não finalizar com o casamento do palhaço, só aqui em Lajes que eles estavam com os dias contados e teriam que sair logo se não temiam de ser cobrados novamente. Se quisermos passar um dia de lazer temos que sair de Lajes, pois o único lazer desse povo é o chamado IPTU.

Alguns registros, que fiz:

 Esse é o Palhaço Pernalonga e proprietário do circo, que de toda maneira agradeceu as pessoas que foram aos espetáculos aqui em Lajes
 Raramente temos alguns momentos engraçados, este de camisa listrada é Adomilsom - Professor
Palhaço Chibatinha mais um componente do circo Imperial, interagindo com alguns espectadores infantil

ATÉ MAIS...NINGUÉM LEMBROU DESTA DATA, APENAS MINHA PESSOA LEMBROU, É ASSIM MESMO

Um comentário:

Adomilson Costa disse...

Valeu pela lembrança do dia do circo, pois o circo é cultura de verdade e infelizmente está morrendo, bem como pela coragem de falar algumas verdades até então desconhecida do grande público.