sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dia 3 de Maio, Dia feriado em Lajes (subida da serra do feiticeiro)


Capela no alto da Serra, onde ficou conhecida por realizar milagres. Em todo dia 03/Maio, várias pessoas sobem para fazer promessas e outras para conhecela pela 1º vez, quem vem aqui nunca sai sem presenciar a natureza como ela se apresenta para todos.

No ano de 1903 um fato trágico mudou a história da Serra do Feiticeiro, uma criança por nome de José Alexandrino, de apenas cinco anos, acompanhava a mãe quando pastoreava cabras pelas redondezas da serra. Ao entardecer, a criança se perdeu da mãe. Após 03 dias de buscas, o corpo do menino foi encontrado em estado de putrefação, deitado sob uma pedra. Perdido na serra imensa, ele morreu de sede e fome. Os moradores de Lajes e região elegeram o local como solo sagrado.

Anos depois, a população construiu uma capela bem próximo à área onde o menino morreu. Os religiosos fincaram um cruzeiro que recebeu a denominação de "Divina Santa cruz". Todos os anos dezenas de fiéis fazem romarias sempre a cada dia 03 de Maio, data em que o corpo do menino foi achado.
Apesar da romaria do 03 de Maio já estar encorporada ao folclore religioso do município de Lajes, e dos vários relatos de curas obtidas, a igreja católica não inseriu o evento ao seu calendário religioso.

 

 Diz a lenda que há muitos anos, no início da colonização, habitou à serra um índio solitário. Um xamã (curador), de uma tribo descendente dos Tapuias que existia na região. Com o avanço da colonização portuguesa pelo interior do Rio Grande do Norte, as tribos iam sendo dizimadas. Os que conseguiam escapar do massacre dos europeus, se escondiam nas serras e encostas protegidas por matas fechadas e de difícil acesso.

Para não ser morto, o velho índio se escondeu na cordilheira serrana que se estendia pela região central do Estado. Desde então a misteriosa serra passou a ser o refúgio daquele xamã solitário.Lá, ele conviveu pacificamente com os colonos da região.
Profundo conhecedor das plantas nativas e da "medicina" indígena, o velho índio era um alquimista. Com suas porções, incensos e rituais, ele curava os animais dos rebanhos que pertenciam aos criadores da região. Sempre que cada vaca, boi , cabra e cavalo caia doente, o índio aparecia para conceber a cura.

Ainda de acordo com essa lenda, além dos animais, o velho índio da serra passou também a curar as pessoas. Fato que o notabilizou como o Feiticeiro da serra. Daí o nome; Serra do Feiticeiro.

E como forma de contribuir para o desenvolvimento dessa atividade em nossa cidade, no Mandato do Vereador Canindé Rocha, através da aprovação da Lei nº 517/10, conseguiu instituir o dia 03 de maio (Dia da Divina Santa Cruz) como feriado Municipal, por reconhecer a importância dessa data no que diz respeito ao desenvolvimento do turismo ecológico e religioso em nossa região.

Parabéns pela iniciativa do Canindé Rocha e a todos que aprovaram a Lei e de fazer com que o nome Lajes seja reconhecido porta a fora, hoje com a mídia via internet tudo ajuda a divulgar qualquer que seja o acontecimento, ação entre outros, fiz algumas fotos na Serra do Feiticeiro onde reza a lenda de um velho índio que se refugiou na Serra, índio esse que curava animais, pessoas. O nome Feiticeiro vem de feitiço, já diz o ditado antigo, este animal está com feitiço, então levavam até o feiticeiro para retirar o feitiço.

Veja algumas fotos do Feriado 03 de Maio de 2013:
 A saída dos alunos da Escola Pedro II foi na praça da Matriz, quer dizer resto de praça, vamos ser claros e objetivos.
 Ao chegar no ponto de parada para se alongar se possível tomar um cafezinho, minha amiga Francinete Torres e O prof. e Secretário de esportes Laureano estão aqui fotografados com um jumento, animal característico de sertão, é com ele que na maioria das fazendas se fazem viagens até a rua e usa para carregar água em seu lombo com cantis ou de carroça
 O SEMAGMA neste ano preparou um belo café para os romeiros, alunos e visitantes que lá estiveram
 Antes de subir ou ao descer você se serve com vários tipos de frutas e bolo.
Pronto para subir os alunos da Escola Pedro II se dividiram em 2 partes, uma sobe, visita a capela e desce ,depois os que ficaram sobe para que não tenha muita gente lá e cima, pois o espaço tanto da subida que é em uma trilha até lá em cima é muito pequeno.
A cada ano mais pessoas vem visitar a capela

Pessoal descendo, Edmílson este de camiseta listrada faz parte da Quadrilha junina 100% Ferroviário

Cícero, subindo e aproveitei para fotografar 
 No alto da Serra dá para ver e prestigiar as curvas dos 2 cabugi que nossa cidade dispõe.
 Pela 1ª vez que vem a senhora Roseni tem algumas dificuldades para subir já que o esforço é grande e precisa de força nas canelas, já seu esposo Pastilha já subiu algumas vezes está acostumado com o desgaste que se tem.
A macambira, sobrevive por que é uma planta muito forte  temperaturas, esta na foto está mais clarinha porque nos últimos dias choveu um pouco.

 Chegando na capela vemos muitas pessoas que vem todo ano fazer a mais conhecida como subida da divina Santa Cruz ou Serra do feiticeiro
No interior da capela, as pessoas acendem velas e fazem pedidos, preses, rezam, trazem braços de madeira, pé de madeira, cabeça de madeira, moletas e entre outros para pagar promessas ou almejar promessas.
 Regina e Márcia Turistas de Natal vê que é preciso organizar mais no sentido de tentar criar uma escadaria, aumentar mais a capela, fora isso elas acharam uma coisa linda, já que foi a primeira vez que vieram
 Vemos o serrado e seus traços que a seca ainda maltrata
 Capela da Divina Santa Cruz
 Vereador André e Gilson falando dos projetos para a construção da escadaria, para assim melhorar o acesso tanto ao subir como para descer.
 2 Júnior de seu Isidio
  Barraca da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que disponibilizou aquele café da manhã repleto de novidades.
 Esta turma da Escola Pedro II se refrescaram com centenas de picolés, já que faz muito calor em nossa região
 Na serra do Feiticeiro existem algumas galerias que a qualquer momento poderá ser interditadas para ser explorada pela empresa.
Romeiros, visitantes e alunos da Cidade de Caiçara também vem visitar a Capela da Divina Santa Cruz como todo ano fazem.
 Nas tendas armadas tivemos algumas apresentações de alunos da Escola Pedro II - ALUNOS
Dudú e Emanoel
 Cicero, historiador, Prof., blogueiro e também componente dos trilheiros da Caatinga deu sua participação
Outra apresentação foi os jovens do Arraiá Mistura Gostosa que mostraram um pouco de sua coreografia.

Uma ambulância estava ali para algum imprevisto, no ano passado também se fez presente ( foto Cicero)

Isso foi o que se teve durante a manhã deste dia 03 de Maio de 2013.

=================================================
NOTA DESTE BLOG

Infelizmente ainda se falta algo neste espaço tipo: Uma escadaria poderia ser construída para assim melhorar o acesso das pessoas, quando se chega a capela, vemos que o espaço é pequeno para que os romeiros, visitantes adentrem e façam suas oração, então deveria ampliar a capela, outra coisa muito importante uma área de aproximadamente 10 metros ao lado da capela deveria ser construído um espaço para a solta de fogos, pois vejo muito arriscado um acidente na hora de soltar os fogos, mais outra coisa, Cadê a Escola Eloy de Souza com seus jovens? Sabemos que é complicado lhe dá com jovens e adolescentes, mas deveria se pegar os alunos que tivessem vontade de visitar a capela, por fim esse dia era para ser festivo durante manhã, tarde e noite, ou apenas manhã e noite, ou a escolha.

Quem estiver interessado em subir a Serra, ou visitar outros pontos turísticos procurar o Grupo Trilheiros da Caatinga pelo link

Nenhum comentário: