terça-feira, 21 de maio de 2013

Pescadores de Angicos recebem capacitação para fabricar doces


A Incubadora de Empresas do Agronegócio da Caprinovinocultura do Sertão do Cabugi (Ineagro - Cabugi), sediada no campus da Ufersa de Angicos, concluiu mais um curso de capacitação para empreendedores. Desta vez, os moradores da colônia de pescadores daquela cidade foram contemplados com o curso de Processamento e Fabricação de Doces e Geleia de Frutas Exóticas em Processo Artesanal.

A professora Ana Patrícia destaca a importância do curso para os empreendedores e ressalta que “o mercado doceiro de Angicos encontra-se em ascensão podendo vir a ser uma potencialidade, já que a cidade tem disponibilidade de matéria prima suficiente para a produção de doces de diversos sabores”. Ainda segundo ela, os capacitados aprenderam a fabricar tipos de doces que até então não tinham conhecimento, além de ajudar no melhoramento do processo de fabricação dos doces que já fabricavam.

As aulas aconteceram entre os dias 15 e 18 de maio, com 32 horas de carga horária. Os alunos foram capacitados e treinados a fabricar doces em pastas, em compotas e geleia de frutas. Entre outros, eles trabalharam os seguintes doces: de Entrecasca de Maracujá, Umbu Cajá, Coco Verde com Mamão e Gengibre, Geleia de Alface Crespo, Geleia de Cajá Apimentada, Geleia de Pelo, Geleia de Acerola Apimentada e Geléia de Manga Apimentada.

José Monsar é um dos alunos participantes dessa turma. Ele explica que a formação irá aumentar a qualidade dos seus produtos. Juntamente com a sua esposa, Marilene Araújo, ele complementa a renda familiar com a fabricação de Doce de Mocotó, Chouriço e Espécie.

Dentro da programação do curso, os alunos também realizaram testes sensoriais e exposição dos produtos desenvolvidos na consultoria e treinamento. André Luiz Azevedo Alcântara, gerente operacional da incubadora, garante que as qualificações irão incentivar as potencialidades da região, e posteriormente, essas pessoas capacitadas poderão vir a propor empreendimentos.

Assessoria de comunicação

Nenhum comentário: