sábado, 11 de maio de 2013

Sessão extraordinária na Câmara Municipal de Lajes retratando os acontecimentos na área da segurança


Na Câmara Municipal falaram o Delegado civil da delegacia de Lajes o Sr. Eduardo Portela e o Tenente Renê do pelotão da Policia Militar de Lajes.
Estiveram presente nesta sessão de ontem dia 10/05/2013: O Presidente da Câmara Clovis, os vereadores e a vereadora Rosa, Secretário Adjunto Wellington Santos, um bom público esteve presente, infelizmente poucos blogueiros, mas quem foi viu e ouviu e saíram de lá cientes da verdadeira situação que ocorreu em nossa cidade e de situações que existem em nossa policia, veja logo abaixo resumi o máximo:

Tenente Renê- Policia Militar de Lajes/RN

   Tenente Renê falou que intensificou as abordagens de pessoas em Lajes e que a população não intendendo foram reclamar a promotoria e neste momento acatou as denuncias de populares e passou a requerer esclarecimentos da policia, sobre os homicídios praticados nos últimos meses ele a frente da policia Militar juntamente com a policia civil estão resolvendo e trabalhando, relembra os acontecimento em todo o Rio grande do Norte que é estouro de caixa de banco e assalto a lotéricas e correios, o papel da policia militar de Lajes é durante o dia a viatura rodar na área comercial e a noite área residencial para evitar os arrombamentos, infelizmente a população não está ajudando como deveria, cada um tem que fazer a sua parte, nós da policia fazemos a nossa parte honramos com nosso trabalho, mas precisamos muito da colaboração da população.

  Agradece a participação da Prefeitura de Lajes pelo comprometimento em arcar com custos de alimentação e o combustível de viaturas, a secretaria está fazendo a parte dela, a Prefeitura está fazendo sua parte e a Policia também, mas o ciadão de lajes não está fazendo a sua parte. Ele dia que é muito difícil pegar em flagrante na hora da venda e da compra da Droga, repassa o novo numero da delegacia de Lajes.

Sobre o acontecimento do dia 04/05, ele diz que essa operação foi responsabilidade da DEICOR que vinha no encalce dos bandidos e que acabou nesse tiroteio, mas que no dia seguinte já tinha vários reforços. A situação da Policia de Lajes está com o efetivo está reduzido, eram 2 viaturas agora só existe uma para o serviço de toda a cidade.

Por ultimo ele diz que vem aumentando hoje e a tendência é crescer mais é a venda de Drogas, vai começar a ter arrombamentos, furtos e assaltos se não fizermos nada agora, que se precisa fazer um trabalho e impacto para inibir a Droga pelos meios legais que é a denuncia.

Delegado Eduardo Portela- Policia Civil de Lajes.

O delegado portela abre sua fala dizendo que o lugar mais adequado para expor os acontecimentos  perante vocês vereadores que estão representando o povo de Lajes é na Câmara Municipal, ele explica das atribuição da policia Civil.
A Policia civil trabalha para investigar quem foram os autores dos crimes para que a justiça posteriormente juge e o caso condene, o expediente da policia civil é de 40 horas semanais de 08:00 as 18:00hs todos os dias uteis, fora este horário não há expediente, aqui não existe delegacia de plantão, se precisar da policia civil fora este horário terá que se locomover para a delegacia regional em São Paulo do Potengi, em virtude da falta de efetivo e condições que é uma questão que está sendo incrementada.

Lajes é uma delegacia subornada a Delegacia de São Paulo do Potengi, se ocorrer uma ocorrência de maior gravidade a noite o Del. Portela se descola para o local da ocorrência para se dar inicio as investigações.

A delegacia de Lajes está funcionando juntamente com o pelotão apesar de ser 2 policias extintas, lá tem uma sala equipada de trabalho com 1 computador da policia civil, não tem escrivão e ele mesmo faz as dua funções, 2 agentes na parta administrativa e auxilia na parte cartorária. Aqui em Lajes tem viatura caracterizada e não dispõe de uma descaracterizada para fazer investigações, uma impressora a laser da policia e que não tem o suprimento, ele falou que pediu a recarga desse toner e não foi atendido se dependesse das impressoras da policia não lavrava documentos e acabou comprado uma do seu próprio bolso, o efetivo da policia civil de lajes é um delegado e 2 agentes para investigar todos os crimes de Lajes, o bom era que fosse só Lajes! Mas ainda tem: Pedra Preta, caiçara do Rio dos Ventos e Riachuelo.

O Delegado Portela fala agora da coletividade que neste ano foi instaurados 22 inquéritos policiais de Lajes,  fora as outras cidades, felizmente todos os presos que tinha aqui em Lajes foram transferidos, ele relata que prende, lavra um procedimento e solicita a transferência ao sistema penitenciário e que responde não tem vaga, dai ele diz" e ai o que vou fazer com esse preso? Vou comprar alimentação para esse preso do meu bolso? vou parar o trabalho dos policias civis que estava investigando para tomar conta do preso? Ou vou solicitar que a policia militar tome conta do preso, ai a policia vai deixar de ir para a rua". Se um adolescente matar  hoje ele vai para casa, isso é um absurdo, se a policia militar funciona, a policia civil funciona a justiça funciona ai chega na cadeia e não tem onde colocar esse preso, vai funcionar? vai resolver o problema? ele dá exemplo de prisão domiciliar que aqui em Lajes tem, e as pessoas favorecidas por este procedimento ainda estão cometendo delitos.

Relembra dos homicídios que teve aqui em Lajes, que foram 4 nos primeiros meses deste ano, que se empenhou nos 4 homicídios e que dá prioridade ao crime grave, muitos deles eu tive que tirar dinheiro do bolso e que não tinha condição de investigar todos, ai vem o que aconteceu no fim da semana passada, que quando chegou na segunda feira não estava sabendo de nada e soube pela imprensa via internet e televisiva e até hoje ninguém repassou nada e seus superiores não sabiam de nada naquele momento, a noite aconteceu uma tentativa do roubo de carro, onde a policia já se sabe quem foram os autores deste assalto.

Vários vereadores fizeram perguntas ao Del. Portela e ao tenente Renê, quem foi ouviu, quem não foi perdeu.

Nota deste blog:

 A nossa cidade de Lajes é uma cidade pacata e hospitaleira, quem vem de  Mossoró a Natal passa por ela e visse e versa, no meu ver a segurança deveria ser mais ampliada já por esse motivo de que a BR-304 é a ligação da região oeste com a leste, e as vias carroçável que liga a região  Norte e Sul além das RNs, por isso a situação hoje está desfavorecida para se trabalhar, não se tem um efetivo por completo e nem armas de grosso calibre para momentos de conflitos, certo que não irá empatar de bandidos ou pessoas cometerem delitos, mas pelo menos a moral em quantidade de policias dificultará possíveis delitos, a população tem que contribui para o seu bem, não importa ter alguém da família que é viciado e que por esse motivo não tem coragem de denunciar ai fica difícil  não vamos só jogar o problema da Educação na escola e sim te que generalizar dizendo que a educação tem que vir de casa, a escola é um complemento e por isso tem que girar como um carrossel. Por ex: Se um adolescente sai de casa com um pensamento de que vai até a escola para estudar saber o que é bom e o ruim e não se meter com drogas pelo caminho ele terá que sair da escola com esse mesmo proposito, e assim sucessivamente.

O Vereador Jimmy relembrava que a 4 anos que foi cedido o antigo Prédio da Rodoviária no centro da cidade para se fazer uma delegacia de plantão, é isso que está faltando atitudes do Governo.

Bom pessoal fico por aqui não ganho nada com esse blog, se eu ganhasse poderia até realizar postagens mais completas e objetivas, quem gostar agradeço, quem não gostar vá assistir salve Jorge que mostra assassinatos, roubos de veículos entre outros, ao invés de fazer conscientização ela faz é dá aulas de como realizar delitos.

Nenhum comentário: