quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Queda de Energia no Nordeste foi geral,leia...


Cidades do Rio Grande do Norte estão sem energia desde a tarde desta quarta-feira (28). A Companhia Energética do estado (Cosern) informou que a energia está sendo reestabelecida aos poucos. Cidades da Grande Natal e várias outras do interior do estado já confirmaram que estão sem energia.

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade pública de saúde do estado, e o Aeroporto Internacional Augusto Severo estão funcionando com geradores. O inspetor Carlos Eugênio, da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal, afirmou que todos os semáforos da capital estão apagados. "Temos 25 funcionários tentando organizar o trânsito", disse ele.

No Hospital dos Pescadores, no bairro das Rocas, zona Leste da cidade, dois pacientes precisaram ser ventilados manualmente devido à falta de energia. A unidade hospitalar até possui gerador, mas o equipamento não funciona. Com isso os equipamentos de ventilação mecânica foram mantidos em funcionamento até quando a bateria aguentou.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também teve problemas. A queda de energia dificultou o atendimento dos chamados na central de atendimento. Na rua, ambulâncias ficaram presas no trânsito quando tentavam atender ocorrências.

O superintendente de Operação da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, informou ao G1 que houve uma queda de energia no Nordeste. O problema foi observado por volta das 15h desta quarta-feira (28). O superintendente informou que está fazendo o diagnóstico do ocorrido na Central de Operações da Chesf, que fica no Recife.

Também foi registrada falta de energia na Paraíba, Maranhão, Piauí, Alagoas, CearáSergipe, BahiaPernambuco e Rio Grande do Norte.
Semáforos ficaram sem funcionar no cruzamento da avenida Prudente de Morais com a rua Raimundo Chaves (Foto: Felipe Gibson)

De acordo com a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o desligamento de energia foi considerado de grande porte, a empresa ainda trabalha para restaurar a energia e apurar as causas do blecaute. O Operador Nacional do Sistema (ONS) também está investigando as causas do desligamento, que estão sendo apuradas pelo Centro Nacional da ONS, em Brasília.

Emissoras de rádio e TV e sites de jornais da região estão fora de operação. O trânsito no centro das principais cidades ficou complicado, com os sinais de trânsito apagados. Hospitais nas capitais que não contam com geradores cancelaram cirurgias de emergências até a retomada do abastecimento.
Entre setembro e dezembro do ano passado, uma série de apagões do setor elétrico atingiu Estados brasileiros. O primeiro, em 22 de setembro de 2012, cortou o fornecimento de energia de toda a região Nordeste, Pará e Tocantins. O último, em 15 de dezembro de 2012, atingiu 12 Estados do Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.

Alguns sites e algumas mídias mostra que a causa poderá ser as queimadas no Piauí, e tudo será apurado se foi queimadas naturais ou propositais

Nenhum comentário: