terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Acidente com ex-piloto da ferrari e o Estado de Michael Schumacher é crítico


Nesta foto de arquivo, de janeiro, o ex-piloto Michael Schumacher esquia em um resort no Norte da ItáliaSTRINGER / REUTERS

PARIS - Piorou o estado de saúde do ex-piloto Michael Schumacher, que bateu com a cabeça em uma pedra ao cair enquanto esquiava nos Alpes franceses, neste domingo, e sofreu traumatismo craniano. O estado do alemão foi piorando ao longo do dia e ele entrou em coma. Schumacher tem uma hemorragia cerebral e está em estado crítico.

O Centro Hospitalar Universitário de Grenoble, onde o alemão está internado, divulgou, em comunicado, que o alemão chegou já em coma, com 'traumatismo craniano grave' e passou por uma neurocirurgia de emergência. O hospital marcou uma coletiva de imprensa para às 11h desta segunda (8h de Brasília) para dar mais detalhes sobre o estado do ex-piloto.

Schumacher esquiava no resort de Méribel, nos Alpes franceses. O acidente ocorreu às 11h07m (8h07m, no horário de Brasília). O sete vezes campeão de Fórmula 1 bateu com a cabeça em uma pedra e foi levado menos de dez minutos depois para o hospital mais próximo, na cidade de Moûtiers, a 17 quilômetros do resort.

O alemão, de 44 anos, foi transferido para o Centro Hospitalar Universitário de Grenoble, a 107 quilômetros de Moûtiers, por volta de 12h45m (9h45m, no horário de Brasília), após a equipe médica ter concluído que sua lesão era mais grave que o imaginado inicialmente. O neurocirurgião Gérard Saillant, amigo da família, e que já operou o próprio Schumacher e o ex-jogador Ronaldo, foi ao hospital.

O ex-piloto francês Olivier Panis esteve no hospital, mas não conseguiu visitar Schumacher.

- Voltarei amanhã. Sim, estou preocupado - disse Panis a BFM TV.

Schumacher estava esquiando em um local fora das pistas, normalmente escolhido por esquiadores mais experientes, mas que não tem sinalização e é considerado perigoso. Diretor da estação de esqui, Christophe Gernignon-Lecomte afirmou que o alemão estava consciente quando foi socorrido.

— Ele estava abalado e um pouco trêmulo, mas consciente. Schumacher caiu por volta das 11h07 (8h07 no horário de Brasília). Ele estava usando capacete. A equipe de emergência chegou rápido, às 11h15 — disse. — A polícia está investigando os motivos da queda.

A estação de Méribel tem 76 pistas de esqui. Em seu ponto mais alto, chega a 1.952m de altitude. O acidente aconteceu a 1.450 metros. A modalidade é um dos hobbies favoritos de Schumacher desde os tempos em que competia pela Ferrari, tanto que em um chalé na região.

Michael Schumacher completará 45 anos na próxima sexta-feira, dia 3. Ele é o recordista em vitórias e títulos na Fórmula 1. Em 19 temporadas, ele foi campeão sete vezes, em 1994, 1995 (com a Benneton) e de 2000 a 2004 (com a Ferrari). Foram 91 vitórias, 68 poles e 155 pódios em 306 corridas. Ele se aposentou no fim de 2006, mas voltou à F-1 em 2010, pilotando uma Mercedes, se aposentando em definitivo após a temporada de 2012. Sua última corrida foi no GP de Interlagos, em São Paulo.

Esse não é o primeiro acidente do alemão fora das pistas, embora seja o mais grave. Em fevereiro de 2009, quando disputava um torneio alemão de Superbike, ele sofreu uma lesão no ombro e no pescoço, o que acabou inviabilizando sua volta à F-1. Na ocasião, ele havia sido convidado pela Ferrari para substituir Massa, que sofrera um acidente nos treinos para o GP da Hungria.

Embora não participe mais de competições de carros, ele continua andando de kart, e tem se aventurado em competições de adestramento de cavalos nos Estados Unidos. Há duas semanas, em Dubai, o alemão fez uma série de saltos de paraquedas de alta performance com o brasileiro Luigi Cani.

© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário: