quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Quem diria: a tarefa que as crianças trazem na mochila aterroriza muitos pais por aí. Mas quando família e escola se tornam parceiros nessa missão, quem ganha são os nossos filhos.



Dos traumas e aprendizados que nós, os pais, passamos em relação à escola dos nossos filhos, o fantasma da lição de casa é um dos principais para os que chegaram na faixa dos 8 anos. Tarefa, interpretação de texto, contas e leitura obrigatória são o equivalente ao que passam os pais de primeira viagem em relação a desfralde, chupeta, papinha e adaptação à primeira professora.

O principal problema da lição de casa é exatamente esse: ser lição para ser feita em casa. Problema para os pais, que piram. Problema para as crianças, que não aproveitam o aprendizado. Problema pra escola, que encontra resistência de pais e filhos em relação ao tema. O cenário não é muito animador, já que de um lado temos pais cansados de um longo turno de trabalho, impacientes e culpados ao mesmo tempo; e do outro lado, crianças às vezes igualmente cansadas de uma superjornada de atividades, mas sempre excitadas quando se trata de estar em casa, pra brincar e desfrutar a atenção dos pais. A escola, muitas vezes por imposição do mercado, passa a oferecer “assistência” à lição de casa como atividade extracurricular, e as crianças, entre resignadas e aborrecidas, aumentam sua jornada na sala de aula para dar conta do recado.

Presenciei vários pais em reuniões escolares bradarem contra a dificuldade da lição de casa – quase negociando com as professoras, “precisa mandar tarefa de português e de matemática no mesmo dia?!”. E presenciei professoras pacientes, explicando aos pais a importância desse instrumento pedagógico; já outras nem tanto, irrequietas com a falta de noção de alguns pais que protestam pela lição de casa como se fossem eles os punidos nessa história.

Pára tudo, que eu quero descer! Lição de casa não é pra pai fazer. Mesmo! Se a escola, que tem a competência do ensino, orienta uma tarefa para seu filho fazer em casa, é porque ela deve ser feita em casa pela criança! Não pela calculadora, nem pelo computador, e muito menos pela mãe, pai, avó, tia, babá ou quem seja o adulto responsável por essa criança no momento em que deve se dedicar a fazer a lição de casa. Uma criança que tem a supervisão de um adulto para esse tipo de atividade, de acordo com a orientação da escola, é facilmente identificada pela professora: tem tarefas completas (e isso não quer dizer certas, atenção!), letra caprichada, material em dia.

É cansativo? Oh, se é... Meu marido, que é um pai dedicado e bem atencioso, sempre “pulou” essa parte da lição de casa. Ele fica impaciente quando as crianças derrapam em um cálculo e não resiste, corrigindo a tarefa no meio. Bola fora, porque aí a Bruna não entende onde errou e tem mais chance de cometer o mesmo erro na sala de aula, quando não tiver o pai por perto pra alertá-la. De novo, a questão ésupervisionar, apoiar e até eventualmente ajudar com uma proposta de cálculo: “ué, Bruna, mas você tirou um número menor de um número maior e o resultado deu um número maior ainda... será que está certo mesmo” – a estratégia ele aprendeu em uma daquelas reuniões em que ao invés de reclamar da lição de casa, um pai resolveu perguntar à (paciente) professora, como poderia, de fato ajudar seus filhos na resolução de contas matemáticas.

Não é resolvendo o problema por eles. Nem deixando que se atirem em erros cansativos. Trata-se, de como reza a boa e velha sabedoria popular, “ensiná-los a pescar”. Crianças estão aprendendo o tempo todo e precisam aprender a estudar também. Em casa, a competência para isso é nossa. E ensinamos, pra variar, com o nosso exemplo. Deixar que façam a lição de casa com a tv ligada, comendo, ouvindo música não é o melhor caminho – ainda que depois que cresçam eles possam descobrir, como meu filho pré-adolescente, que é no meio da muvuca que consegue se concentrar e pode, então, fazer lição de casa numa boa ... Até lá, tem chão. Paciência com a grafia incorreta, atenção às pesquisas escolares e sempre a ponte de comunicação com a escola: desconfia que os textos do livro de português estão desatualizados? Que tal chamar a coordenadora da área e debater, sugerir nova bibliografia? Interagir com a escola dos nossos filhos, além de um exercício de cidadania, é uma forma de mostrar às crianças que estamos com eles nesse barco, na alegria, e na tristeza, e nunca, nunca deixando que a lição de casa nos separe.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Dona Ozila, Parabéns, me dê licença Junior Martins

uma postagem foi realizada aqui neste blog parabenizando Dona Ozila, leia:

Washington eu queria através do blog parabeniza, uma pessoa muito importante Ozila Soares que fez aniversario ontem dia 27.Abraço Conceição
Madrinha Ozila Parabéns por este dia muito especial. "Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver" Beijos Conceição

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Central do Cidadão da cidade de Assú terá novo horário de atendimento a partir da próxima sexta-feira



A partir do dia 1º de março a Central do Cidadão de Assú adotará novo horário de atendimento ao público. A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão (Codaci), informa que a mudança de horário irá atender as necessidades dos usuários considerando a solicitação da população de Assú e cidades vizinhas, em razão da feira livre aos sábados.


A Central de Assú passará a funcionar de terça-feira a sábado, das 7 às 13h. A unidade está localizada na Av. Sen. João Câmara, S/N, Conjunto Janduís II.

Ineagro Cabugi inaugura sede na próxima quinta-feira


Corpo de Bombeiros notifica casas noturnas de Natal após vistoria


Extintores sem lacre foi um dos problemas encontrados pelos Bombeiros
O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte informou por meio de nota que a força tarefa de fiscalização preventiva realizada na noite desta sexta-feira (22) em casas noturnas de Natal resultou na notificação de 11 estabelecimentos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o objetivo foi vistoriar o cumprimento das normas de segurança e higiene dos estabelecimentos da capital potiguar.
Doze estabelecimentos, escolhidos por amostragem, em bairros da zona sul e leste de Natal foram inspecionados pelos fiscais.
De acordo com a Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar, dos estabelecimentos notificados, onze apresentaram pendências junto à instituição e por isso foram notificadas ou tiveram cozinhas parcialmente isoladas. Outro estabelecimento na zona sul foi multado por não apresentar as notas fiscais da mercadoria existente no estoque da empresa.
Ainda segundo informações do Corpo de Bombeiros do RN, as principais falhas identificadas pela corporação foram: auto de vistoria vencido, extintores com lacres rompidos ou fixado em local inadequado, portas de emergência sem sinalizações e fogão industrial sendo utilizado sem a existência de uma central de gás.
“Entre todos os bares fiscalizados, apenas o Espaço Cultural Buraco da Catita, na Ribeira, apresentou as condições de segurança exigidas pelo CBMRN. Os demais locais foram notificados a comparecerem ao Corpo de Bombeiros, em cinco dias úteis, para se regularizarem. Não encontramos locais que tivessem a necessidade de interdições!”, disse o Tenente Christiano Couceiro, oficial do CBMRN.
A próxima fiscalização preventiva integrada está prevista para ocorrer no mês de março tendo como foco casas de recepções (casamentos e formaturas) e ambientes que promovam festas infantis.


Fonte: Seridó 190

CONVITE PARA UM PIQUENIQUE


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Acidente envolvendo três veículos deixa trecho da BR-406 interditado

Um acidente envolvendo três veículos deixou quatro pessoas presas às ferragens na noite deste domingo (24) na BR-406, na altura do conjunto Cidade das Rosas, em São Gonçalo do Amarante. Por causa da colisão, a pista da rodovia ficou interditada.

Os três carros envolvidos no acidente foram uma Pajero, uma Kombi e uma Parati. Segundo informações de testemunhas, o motorista da Pajero aparentava estar sob efeito de álcool e teria sido o causador do acidente.

Júnior SantosKombi ficou bastante destruída após colisão na BR-406
Das vítimas, três estavam na Kombi e a outra, uma idosa, na Parati. Elas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para o pronto-socorro.

De acordo com as testemunhas, o motorista da Pajero conseguiu fugir do local sem prestar socorro às vítimas.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Semsur começa a fazer recadastramentos dos feirantes na feira das Quintas


Foto: Júnior SantosSemsur pretende identificar feirantes e organizar a situação das feiras em Natal
Andrielle Mendes - Repórter

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) iniciou hoje, pela feira das Quintas, o recadastramento dos feirantes. A medida tem como objetivo atualizar os dados para dar início ao processo da padronização e revitalização das feiras. Durante a manhã de hoje, fiscais da Semsur percorreram as bancas, individualmente, e solicitaram a cópia de uma série de documentos.

Os feirantes foram avisados no último domingo. Ainda assim alguns deles esqueceram a documentação exigida em casa. Este foi o caso de Wilton Barros da Silva, 45, que trabalha em feiras livres há mais de 20 anos. Wilton reconheceu a relevância do recastramento e prometeu levar os documentos no próximo domingo. "Eles querem saber quem está trabalhando legalmente e quem não está", especulou Raimunda Maria da Conceição Filha, 45, que trabalha em feiras livres há apenas dois anos.

Erivaneide Ferreira Ramos, 40, feirante há 20, não discorda do papel do recadastramento, mas reclama: "eles dizem que é para padronizar as feiras, mas três anos se passaram e não vimos nada disso". A responsável pelo setor de feiras da Semsur, Andrea Paula Silva, confirma que a medida visa a organização destes espaços públicos. "A proposta inicial é de que seja mantido um entendimento amigável com os feirantes, para que, o levantamento em curso, seja uma espécie de 'multirão' para regularizar a situação das bancas".
"Constatei que as feiras livres, como um todo, estavam em total abandono. Queremos ter um diagnóstico da realidade de cada uma delas e oferecer um espaço público com segurança e higiene. Os dados serão repassados para o departamento responsável, que vai elaborar um relatório final com a situação de cada feirante", completa o secretário, Raniere Barbosa, titular da secretaria.

A Semsur realizará o recadastramento em todas 22 feiras livres obedecendo a um cronograma. O cadastrado será realizado prioritariamente nas feiras localizadas na zona Norte, bem como nas que não ainda são padronizadas. A secretaria também trabalha na elaboração do novo projeto de revitalização e padronização das feiras de Natal, sendo a das Quintas a primeira contemplada atendendo, inclusive, uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Medidas emergenciais também estão sendo adotadas pela Semsur, como os serviços de limpeza e fiscalização nas feiras das Rocas, Carrasco, Alecrim, Cidade Esperança, Planalto, Lagoa Seca e Panorama. Feirante há 20 anos, Erivaneide reclama das condições da feira das Quintas. Faltam banheiros e o estado das barracas coloca em risco os clientes.

Mulheres potiguares dão exemplo de empreendedorismo, diz Sebrae

Uma empreendedora individual que transformou, em Mossoró, a venda de salada de frutas em bom negócio e a sócia majoritária de um escritório de consultoria contábil em Caicó são as vencedoras da edição 2012 do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios no Rio Grande do Norte. Cristiane Oliveira Lima Rodrigues, que está à frente da Salada da Galega, e a proprietária do Econat, Maria das Neves Batista Santos, sagraram-se campeãs estaduais nas categorias Empreendedor Individual e Pequenos negócios respectivamente. A solenidade de premiação será realizada nos próximos dias 26, em Mossoró, e 27, em Caicó, cidades onde atuam as vencedoras.
Cristiane Rodrigues é campeã na categoria Empreendedor Individual (Foto: Fred Veras/Sebrae)

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma realização do Sebrae em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e conta com o apoio do Governo Federal, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Nesta edição, foram inscritas 54 empresárias potiguares, que relataram as suas trajetórias de vida e no mundo dos negócios.





Cada relato foi analisado por pelo menos dois avaliadores, capacitados pela FNQ, e submetidos a uma banca julgadora, que selecionou quatro candidatas, sendo duas da categoria Empreendedora Individual e duas da categoria Pequenos Negócios. As selecionadas receberam visitas de verificadores. A partir das avaliações, o júri escolheu as campeãs. No estado, não houve vencedora na categoria Negócios Coletivos, que a partir deste ano será extinta.

“A intenção do prêmio é estimular o empreendedorismo feminino no Brasil. É crescente o número de mulheres que empreendem e o Sebrae quer valorizar essas empreendedoras e, através desse reconhecimento, inspirar outras empresárias”, explica a coordenadora estadual do prêmio, Etelvina Costa. Dados da pesquisa GEM, divulgadas no início do mês, mostram que, no Nordeste, 52% das empresas estão nas mãos das mulheres. Segundo Etelvina Costa, a premiação serviu para elevar a auto-estima das vencedoras de edições anteriores e o aprimoramento dos negócios, por meio de capacitações. Cristiane Rodrigues e Maria das Neves Costa representam o Rio Grande do Norte em Brasília (DF) na solenidade de entrega da etapa nacional, programada para o dia 7 de março.

Salada de Frutas

A escolha das empreendedoras diante de outras 52 candidatas não foi à toa. Com visão empreendedora aguçada, a mossoroense Cristiane Oliveira uniu os benefícios de uma alimentação baseada no conceito saudável às necessidades do mercado e transformou salada de frutas em um negócio lucrativo. A ideia, que teve início em 2007, com apenas R$ 4 de investimento cresceu. Hoje, a Salada da Galega é uma empresa formalizada e reconhecida na cidade. Além de garantir o sustento da família ao final do mês, a iniciativa vitoriosa rendeu à empreendedora a vitória na etapa estadual do prêmio. “Tentei vender comida típica, mas no primeiro dia de venda tive prejuízo, porque as pessoas não aceitaram bem o mugunzá. Sempre perguntavam se era salada. Foi aí que resolvi investir no produto, com os quatro reais que tinha apurado. E deu certo”, comemora.

Hoje, além das cerca de 200 porções de saladas que comercializa em seu carrinho no ponto de venda fixo e na residência da família, a empreendedora já fornece o alimento para um total de seis lanchonetes da cidade. Outro foco do mercado são os buffets, para os quais também já começou a fornecer. Diariamente são produzidos cerca de 30 quilos de salada, e cada 200 gramas são vendidas a R$ 2. Os bons resultados estimulam a empreendedora, que, com o dinheiro conquistado com a venda da salada, deu entrada em uma casa, onde pretende montar a sede da empresa.

Fonte: G1

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Acidente na BR 304 envolveu um caminhão e um veículo Gol



Vítimas fatais do acidente eram mãe e filho(Foto: Antônio Netto/G1)

O acidente ocorrido nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira(22) na BR 304 entre os municípios de Riachuelo e Caiçara do Rio do Vento, envolveu um caminhão que trafegava no sentido Mossoró-Natal e um veículo tipo Gol que trafegava no sentido contrário. Os dois veículos colidiram frontalmente.
Com informações dos patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal(PRF), o acidente ocorreu quando o Gol prata de placa NNV – 2245 invadiu a contra-mão e atingiu o caminhão. Morreram no local os passageiros do Gol, Maria de Lourdes Costa, de 71 anos e Osvaldo Oliveira da Silva, de 37 anos. Outras duas pessoas ficaram presas as ferragens e foram resgatadas pela equipe do Corpo de bombeiros e encaminhadas para atendimento médico em Natal.

Fonte: Assis

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

FOTO DO FUNDO DO BAÚ DE LAJES RN Nº 42

Nesta foto abaixo vocês verão o time da AABB aqui de Lajes nesse tempo o Técnico era Adeilson Fernandes, acho que esse ano ai é 2001, no campeonato de futebol de campo, por isso foi um crime o que fizeram com este estádio, se alguém se doer que se lasque, a verdade vou falar para todos e mais talvez até mais profundo irei, poxa quando tinha jogos algumas pessoas prestigiavam todos sábados e domingos e hoje não se tem mais isso, vergonha, veja a foto abaixo:
De pé: Jardel, André da Nordeste, Maicksuel, Catana, Jade, Chá de pereba, Lequinho, Netinho (Boi gordo) e Rodrigo.
Agachados: Genilson, Netinho, Valterlândio, Shyrlenilson, Rodriguinho, Licurgo e Miqueias.

Em prol de uma educação mais aberta e segura, reunião realizou-se aqui em Lajes, leia

Núcleo do SINTE em Lajes, Ministério Público e Secretaria de Educação do Município - em discussão: qualidade na educação
Promotoria de Justiça convoca representantes do núcleo do SINTE em Lajes e Secretária de Educação no município para discussão sobre as dificuldades verificadas na área da educação e promoção da qualidade no ensino. Foram discutidas questões como: transporte escolar, aposentadorias (Previdência Própria), merenda escolar, reajuste (piso salarial), faltas, licenças, quinquênios, Conselho do Fundeb entre outros. A Direção do núcleo do Sinte (professores coordenadores Erinaldo de Abreu e Renier Luiz, como também as professoras diretoras Dorinha e Fátima) apresentaram as reivindicações da categoria dos educadores, tendo a representante da secretaria de educação feito o registro e o comprometimento de solução o mais breve possível. Os representantes do Sinte-Lajes alertaram também para a necessidade de revisão do Plano de Carreira e Salários dos Educadores já que no atual documento constam irregularidades que desrespeitam direitos conquistados pelos trabalhadores o que, inclusive, descumpre o texto constitucional. O Ministério Público ( na pessoa da Promotora Juliana Alcoforado) alertou para que providências sejam tomadas imediatamente no sentido de respeitar o que é direito dos trabalhadores, como também que sejam implementadas medidas que cumpram favoravelmente o texto constitucional e as leis educacionais, caso contrário, medidas judiciais podem ser movidas.


No entendimento de todos, a reunião teve um caráter mais de discussão/apresentação dos problemas na área da educação numa tentativa conjunta de busca de soluções. Entretanto é imperativo a participação ativa da categoria nas assembleias, nas possíveis mobilizações, nas discussões no âmbito das escolas, nos encontros de educadores; pois somente com organização, união, PARTICIPAÇÃO e luta é que se pode garantir aquilo que foi conquistado e avançar noutras conquistas. Não existe governo bonzinho...À LUTA SEMPRE!

Matéria retirada do face

Nota deste canal de noticia, leia:

O problema é resolvido assim, as claras e com segurança, para que todos fiquem cientes, imagina um exemplo:
Se a promotoria ficasse responsável para realizar concurso público ou processo seletivo, em fim uma fiscalização de perto acho que não tinha coisa melhor para acontecer, pelo menos pessoas que fizeram uma prova boa fosse aprovado e não como hoje que pessoas que fazem uma prova ruim são aprovados a dedos, não tenho medo de dizer não, se lasque quem quiser... Se eu tiver medo dai o fumo entra, entra, e em mim não entra não... só nos medrosos

Estados do Nordeste debatem estratégias para energia eólica



Rogério com representantes de vários estados para discutir ações conjuntas.Foto:Heracles

Uma reunião realizou-se à portas fechadas nesta quarta-feira pela manhã na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) debateu a questão de linhas de transmissão e a infraestrutura necessária para a implantação do parque eólico.
O encontro conseguiu juntar o titular da Sedec, Rogério Marinho, seu secretário adjunto e coordenadores da Secretaria, o vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeólica), Pedro Cavalcanti; o coordenador de Energia do governo do Ceará, Renato Rolim; o gerente de Recursos Minerais do Piauí, Paulo Lages e o secretário de Minas e Energia do Maranhão, Ricardo Guterrez.
A novidade é que, desta vez, a pauta passa pela discussão de estratégias conjuntas entre os estados interessados na exploração da matriz eólica, especialmente no que diz respeito à instalação de linhões que levem a energia às áreas consumidoras.
Fonte: Jornal de hoje

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pastora presa suspeita de tráfico em Foz do Iguaçu

A Polícia Civil do Paraná, prendeu uma pastora evangélica e o marido, suspeitos de fazer parte de uma quadrilha de tráfico de drogas em Foz do Iguaçu.

No pendrive apreendido pela polícia, durantes buscas, havia fotos da pastora e do marido segurando armas. Segundo a polícia, a igreja era usada como ponto de venda de drogas. No local havia uma casa de apoio a dependentes químicos. Há suspeita que os internos estariam sendo usados para vender as drogas. A pastora e o marido negam envolvimento com a quadrilha de traficantes.

Fonte: Jornal O Dia

Tenho quase certeza que quase ninguém se salvará, começando por estes ai

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

relação dos municipios do RN, contemplados com MOTONIVELADORAS




RN Acari/RN 12986 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Angicos/RN 9881 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Apodi/RN 14270 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Campo Grande/RN 13935 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Baraúna/RN 10584 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Bom Jesus/RN 9916 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Campo Redondo/RN 6610 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Canguaretama/RN 13237 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Carnaúba dos Dantas/RN 8341 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Cerro Corá/RN 7945 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Cruzeta/RN 8138 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Currais Novos/RN 13888 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Espírito Santo/RN 6356 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Extremoz/RN 13834 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Florânia/RN 11291 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Japi/RN 9942 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Jardim do Seridó/RN 9938 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN João Câmara/RN 13625 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Jucurutu/RN 13842 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Lagoa de Pedras/RN 6412 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Marcelino Vieira/RN 13971 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Martins/RN 10286 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Montanhas/RN 10894 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Monte Alegre/RN 6451 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Nísia Floresta/RN 9965 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Nova Cruz/RN 11343 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Parelhas/RN 12984 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Patu/RN 12606 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Pau dos Ferros/RN 14158 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Pedro Velho/RN 10056 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Poço Branco/RN 13901 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Santa Cruz/RN 14990 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Santana do Matos/RN 6649 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Santo Antônio/RN 14644 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São José de Mipibu/RN 14992 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São José do Campestre/RN 13624 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São Miguel/RN 15004 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN São Miguel do Gostoso/RN 12192 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Taipu/RN 10175 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Tangará/RN 6334 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Tenente Ananias/RN 10720 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Tibau/RN 10764 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Touros/RN 11699 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012
RN Umarizal/RN 9405 Individual MDA Nº 43, de 15/06/2012

LAJES PODE TUDO


PORQUE É QUE AQUI EM LAJES QUANDO TEM  CONCURSO, OU EM PROCESSO SELETIVO AS PESSOAS QUE PASSARAM FAZEM UMA PROVA RUIM, E AINDA SÃO CHAMADAS POR TELEFONE, PARA PODER DEPOIS SAIR O RESULTADO DO CONCURSO OU DO PROCESSO SELETIVO, EU NÃO INTENDO!  FAZER AS COISAS AS ESCURAS JÁ ESTÁ SE TORNANDO UMA COISA SIMPLES, INFELIZMENTE TEM PESSOAS QUE NÃO VÃO ATRÁS DOS DIREITOS QUE FEZ UMA PROVA BOA ISSO E AQUILO, POR ENQUANTO FICO POR AQUI.

Estádio Severino Moura do Vale de Lajes-RN, completa mais de 2 anos sem atividades, por que? Vamos lá

AQUI EM LAJES SÓ NÃO EXISTEM COISAS BOAS NÃO, TAMBÉM EXISTE DESCASO, Isso é apenas o começo de várias postagens que estarei mostrando, a vai doer em fulano! Não tenho nada haver...



Frente do único Estádio da cidade de Lajes

Na cidade de Lajes-RN o único estádio que tem está em reforma a mais de 2 anos, os desportistas que pensaram que a obra seria de apenas 6 meses ou 1 ano estão decepcionados com o desrespeito ao lazer dos mesmos, pena que de 500 desportistas na cidade apenas 20 ou 30 não engolem a conversa, são todos medrosos da politica, vamos colocar em pratos limpos o assunto desde o começo:

Estava previsto a reforma assim que o campeonato de futebol de campo do Município terminasse que aconteceu em 2010, até ai sabemos que iria parar as atividades para reforma o que foi visto é que começaram a reforma no Muro ao entorno do estádio dai parou e até hoje não se tem noticias boas, se era para ter acontecido isso! Ficaria melhor e mais claro mesmo com as condições que estava o campo do estádio, mais todos lá tinham seu lazer, considero um desrespeito e quase um crime fechar o Estádio, você pagar impostos e não ter o lazer merecido, apenas quadras de futebol ficaram, mais não tem bola, as redes não estão boas para o uso e ai? Alguns desportistas me encontraram na rua a um ano atrás e disseram que iriam chamar uma emissora de tv para mostrar o descaso, parece é que ficaram com medo ou sei lá o que? 

Poxa Prefeito, venho aqui em nome desses medrosos desportistas até mesmo seu filho que gosta de futebol para que você entrasse em contato com tal empresa para que terminem ou se não tem condições de terminar que devolva o dinheiro se já foi pago, admiramos a sua inteligência o seu desempenho agora em nome de todos não toleramos a falta de fiscalização de certas empresas que ganham licitações, quem vai atrás agora será o benedito, fulano ou sicrano? agilize ai, agora eu sozinho sou bosta, mais se juntassem uns 50 desportistas agente entrava no estádio do geito que está mesmo e com a colaboração talvez dos comerciantes e mandávamos fazer as traves que até isso foi retirado do Estádio e postas em um campo que já é de Fernando Pedrosa, este estádio que tem tantas histórias boas e também vamos dizer ruins quando tinha briga entre Lajes e Pedro Avelino mais são historias mais boas de que ruins.

Então vamos mostrar a carta contrato ou carta convite da empresa vencedora da reforma.


PREFEITURA MUNICIPAL DE LAJES 
EXTRATOS DE CONTRATOS 

(cartaconvite nº022/2010).CONTRATANTE: PrefeituraMunicipal de Lajes/RN, CNPJ nº 08.113.466/0001-05, CONTRATADA: FSP FUTURA SERVIÇOSE PAVIMENTAÇÃO LTDACNPJ Nº 
04.221.804/0001-71 .OBJETO: Contratação de empresa especializada para reforma docampo de futebol neste Município.Fonte de Re- cursos: Convenio celebrado entre o Ministério dos Esportes e o 
Município de Lajes/RN. Valor Global: R$ 99.094,69 (Noventa e nove mil noventa equatro reaise sessenta enove centavos)Elemento de Despesa: 44.90.51-Obras e Instalações. Data: 19/01/2011. Assinaturas: Luiz Benes Leocadio de Araujo, CPF nº 406.654.294-87/Pre- 
feito Municipal/ Miguel Pinheiro Neto, CPF nº 406.644.654-04.  ( registro original, se existe algus erros não são meus), fonte: Diário Oficial

E ai se a empresa foi contratada é porque ganhou a licitação, estaremos procurando mais informações, veja as fotos abaixo da situação do velho e histórico Estádio Severino Moura do Vale 

Foto da placa de informações de reforma registrada em 17 de Janeiro de 2013


Olha para quem olha apenas a frente do estádio não percebe o quanto le está acabado por dentro, veja a arquibancada toda caindo sua cobertura, o senhor Severino Moura do Vale não iria gostar desse descaso não, estarei esperando uma resposta concreta do gestor Benes para esse problema assim que essa postagem for mostrada para todo o mundo, e olha que esse blog é bem visto em todo brasil e também fora, e se nada for resolvido , convido a todos os desportistas para entrarmos no estádio e retornar o que era nosso, a peladinha da tarde que tanto era prestigiada, Prefeito nos dê o lazer que tínhamos.

Comentários já apareceram, espero mais, segue o comentário sem ser publicado a pessoa que falou:

"Bom dia, é lamentável ver mais uma obra parada dentre outras, a essa já se somam milhões em dinheiro dos cofres públicos, um caso mais recente é o da construção da Creche Lindalva Pereira Alves, ao lado da Ferrovia,situada à Rua Presidente Getúlio Vargas. Punição não existe, as empresas ou o gestor não cumprem acordos e o que vemos é que a população não é ressarcida, assim sempre vai continuar surgindo obras e obras intermináveis, gerando mais gasto..."

"É AMIGO, PARA MIM ESSE TIPO DE PRÁTICA FICOU CORRIQUEIRA E JÁ NÃO É MAIS SURPRESA, INFELIZMENTE AQUI EM NOSSA CIDADE SEMPRE IRÁ SE DAR BEM AQUELES QUE FOREM DA PANELA VERDE OU GALEGA, ESPERO QUE VOCÊ TENHA REALMENTE CAÍDO NA REAL E NÃO SEJA MAIS LUDIBRIADO POR ESSA GENTE QUE SÓ LHE PROCURA QUANDO PRECISA!"

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

FOTO COMPARATIVA DE LAJES RN

O crescimento da cidade de Lajes nos últimos 5 nos está em aceleração total, fazendo assim construções de casas, igrejas e outros, na foto abaixo registrada no ano de 92 vemos a mata ainda e pleno crescimento, particularmente gosto de ver fotos antigas de nossa cidade, e logo em seguida mostro a foto registrada hoje dia 18/02/2013, dai vemos que onde tinha até um barreiro agora vai ser construído casas, daqui a pouco não terá terreno nem para o Cruzeiro, então vamos as fotos:

 REGISTRO EM 1992- REGISTRADA DE CIMA DO HOJE CRUZEIRO
REGISTRO EM 2013- REGISTRADA DE CIMA DO CRUZEIRO 
Enquanto eu puder fazer isso buscar, mostrar para o leitor a coisa como ela foi e agora como ela é, infelizmente são poucas pessoas que ainda tem fotos antigas e que quer mostrar, tenho certeza que milhares de fotos antigas aida estão guardadas em gavetas e guarda roupas de pessoas boas, fico por aqui, ao longo da semana ou na próxima segunda estarei postando mais registros antigos e fotos compratativas

domingo, 17 de fevereiro de 2013

FOTO DO FUNDO DO BAÚ DE LAJES-RN Nº 40

Nesta foto vemos o ex Prefeito Edivan Secundo Lopes que também na adolescência participava do carnaval da época, onde blocos saim pelas ruas mostrando o verdadeiro carnaval, e ele participava a charanga, eita tempo bom...

esse garoto estou achando parecido com Lúcio que mora na Rua Antônio Telmo aqui em Lajes, ANOS 80
Alguns cometários neste registro que diz:

Por traz de Edivan está Paulo Nóbrega, hoje falecido, são pessoas que pessoalmente não conheci e que gostaria de ter presenciado muito mais estes tempos bons. 

Washington esse que esta enfrente, a porta eu acho que é Marcelino de Nazaré Padeiro.Este era o carnaval da minha época.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

37 presos são transferidos de Santa Catarina para o Presídio Federal de Mossoró


Trinta e sete homens, que estavam custodiados em unidades prisionais catarinenses, desembarcaram por volta das 15h45min deste sábado, 16 de fevereiro de 2013, no Aeroporto Dix-Sept Rosado em Mossoró, sob forte esquema de segurança de policiais da Força Nacional e Agentes Penitenciários Federais.
O avião, um Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira (FAB), segundo informações da direção do presídio, saiu de Florianópolis e chegou ao RN sem escalas. Um forte esquema de segurança, organizado por agentes federais, impossibilitou a aproximação da imprensa.
Do aeroporto, o comboio formado por viaturas do Sistema Penitenciário Federal e viaturas da Polícia Rodoviária Federal, partiu com os presos e foram escoltados diretamente para o Presídio Federal.
A transferência, segundo anunciado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, faz parte de uma das cinco medidas adotadas para conter os ataques de violência que atingem cidades de Santa Catarina. Dos 40 homens retirados de presídios de Santa Catarina e levados para dois presídios de segurança máxima. Destes, 37 foram encaminhados para Mossoró e três para Porto Velho (RO).
Com a chegada desses detentos, o presídio de Mossoró conta agora com 110 presos. A capacidade máxima do sistema prisional é de 208, em celas individuais. Segundo o diretor do presídio, eles não terão direito a visita intima e familiares dos mesmos não poderão visitar os presos frequentemente.
Fonte: Passando na Hora

Nota para os leitores, rapaz tudo de ruim vem para o Rio Grande do Norte, cadê que vem coisas boas, imagina se aqui em Lajes já tivesse aquela cadeia que está pra vir? Fazer o que! o Brasil é essa desgraça de acontecimentos, se já não aguentam mais lá ai trazem para cá, isso ainda vai dá pano pra manga...

Regivaldo estará visitando nossa terrinha, realizando um show Gospel


Como deveria ser bem sinalizado nossa cidade

Andando pelas ruas ainda vemos pessoas de outras cidade que entra no centro de Lajes para ir a uma padaria e que não sabe sair e pergunta onde que é a saída para Natal ou Pedra Preta? Isso é um ponto negativo para a cidade em termos de sinalização e informação, quem gostr do que estou falando agradeço já quem descordar que se lasque.

Um exemplo muito claro, só não ver que for cego ai não tem pra onde, uma placa mostrando como deveria ser:

Não sei de quem é a falta de incentivo e organização da cidade? Mais sei que ainda falta mais coisas para ser uma cidade bem organizada, só basta colocar em prática

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Neblina em Lajes

Hoje agora a pouco as 13:38hs caiu uma pequena neblina para resfriar a nossa cidae, e de acordo com a EMPARN a previsão nestes dias é chuva na região central, em outras cidades como Fernando Pedro, Angicos e Assu, choveu mais que o previsto para esta época, o povo agradece ao bom Deus a ajuda que ele envia, registrei algumas fotos da neblina:

Fotos registradas na Rual Alzira Soriano:
O asfalto estava tão quente que borbulhou com a neblina

Então é isso, esperamos em alguns dias chuva para esta época. 

CÂMARA MUNICIPAL DE LAJES, VOLTA AS ATIVIDADES


Hoje dia 15/02/2013, a Câmara Municipal de Lajes voltou as atividades e abrindo seus trabalhos com chave de ouro, quando na data de hoje foi oficialmente dito que Lajes terá um polo do IFRN próprio, onde capacitará pessoas de Lajes e de toda região central e assim colocando Lajes a vista para o Brasil todo, será o 20º polo do IFRN construído nessa etapa, logo pela manhã O Prefeito Benes Leocádio juntamente com a Deputada Fátima Bezerra, o reitor Belchior de Oliveira Rocha, equipe de engenharia, secretários, o Ex vereador Canindé Rocha e demais que acompanharam a visita e escolha do terreno para a construção do IFRN, vocês podem ouvir o áudio do Prefeito Benes e do reitor do IFRN Belchior,  a sessão na Câmara continuou a manhã toda, parabéns aos vereadores eleitos e os reeleitos, que façam justiça e mostrem projetos bons para o povo de Lajes isto é um projeto de alguns anos atrás.

O Presidente da Câmara Clóvis anunciou a oração de reitorbelchior e do Prefeito Benes




NOTICIA DE ULTIMA HORA, Queda de meteorito na Rússia mata pessoas e fere mais de 500 – fotos e vídeos da queda do meteorito.

Confira aqui no blog Essas e Outras fotos e últimas notícias sobre a queda do meteoro na Terra.

Um motorista filmou a queda de um meteorito na Rússia. Confira incríveis imagens da queda de meteoro naTerra. Foi grande a explosão causada pelo meteorito, causando uma chuva de estilhaços. O número de pessoas feridas chegou a 500, e entre elas estavam 82 crianças. Mais de 100 pessoas ficaram hospitalizadas na Rússia após queda de meteorito dia 15/02/2013.

Os ferimentos das vítimas da queda do meteorito foram causados por estilhaços de vidros. Ometeorito atravessou o céu sobre a Rússia e após explosão, lançou bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros.


Segundo agências de notícias russas, o Ministério de Situações de Emergência do país informou que 514 pessoas ficaram feridas e buscaram assistência médica, incluindo 82 crianças. Destas, 112 foram hospitalizadas.

Segundo informações noticiadas, moradores que estavam a caminho do trabalho em Chelyabinsk ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor, de acordo com um correspondente da Reuters na cidade industrial, que fica a 1.500 quilômetros de Moscou.
                                           ASSISTAM OS VÍDEOS CLICANDO ABAIXO:

 

 

E hoje o Asteroide passa hoje próximo a Terra, puts a cada dia algo acontece, ninguém sabia que esse asteroide iria cair na Russia! acho que o ser humano ainda tem que aprender e muito as vezes o invisível se torna real e quando o ser humano vem perceber já é tarde.

No fim da tarde desta sexta-feira, o asteroide 2012 DA14, uma rocha espacial com cerca de 50 metros de diâmetro, vai passar a apenas 22 mil quilômetros da superfície da Terra, a menor distância já registrada para um objeto do tipo. Autoridades chegaram a especular se a queda do meteoro na Rússia teria relação com o corpo celeste, mas cientistas afirmam que os dois fenômenos não estão relacionados.

Segundo a Nasa, não há nenhum risco de colisão do asteroide com o planeta nesta passagem nem no futuro próximo. Como a Terra orbita o Sol a uma velocidade média de cerca de 100 mil km/h, o 2012 DA14 vai “errar” o planeta por menos de 15 minutos.

Focos de Dengue aumentam e assustam moradores em Angicos


O Blog foi informado no inicio desta semana que foram encontrados os primeiros focos de dengue em Angicos/RN. A principio no Bairro Alto do Triângulo. Ao que consta, a primeira parcial é que pelo menos 20 focos foram encontrados na localidade.

“Angicos em alerta” Atenção Secretaria Municipal de Saúde.

A proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, tem preocupado a população. O poder publico municipal, tem que realizar urgente campanhas de prevenção e intensificar as ações para evitar que o mosquito transmissor venha a proliferar.

Em pleno período de estiagem o município apontar focos desta natureza, imagine quando começar o período de chuva?

O blog ainda tomou conhecimento, através de moradores que, algumas das novas agentes de endemias não estariam verificando as caixas e reservatórios d’água por falta de escadas.

Eliminar os possíveis focos da doença é responsabilidade de todos.

Emparn prevê chuvas no RN para próximos dias


Mudanças climáticas registradas pelos meteorologistas da Emparn podem ser sinal de que vem chuva por aí no Rio Grande do Norte. Segundo Gilmar Bristot, as águas do oceano Atlântico Sul esquentaram mais que as do Atlântico Norte e essa é uma condição favorável para chuva.

"Essa é uma evolução favorável para que haja chuva no Nordeste. Mas ainda tem um fator que nos preocupa, que é o vento do Sudeste que está mais forte que o normal. Mas essas informações ainda não são consolidadas - só na reunião da meteorologia, que será na quinta e sexta-feira da próxima semana", disse Bristot.

Segundo a Emparn, quarta-feira foram registradas precipitações no Vale do Açu, Mossoró e Seridó. Blogs do interior informaram que caiu 'uma chuvinha boa' em Fernando Pedrosa, Assu e Caicó.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Fátima Bezerra e diretores conhecerão terreno para construção do IFRN

Será nesta sexta-feira, dia 15 de Fevereiro, a visita da deputada Fátima Bezerra e dos diretores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) que serão recebidos pelo prefeito Benes Leocádio e o Presidente da Câmara Municipal, Clóvis Vale.

Na oportunidade as autoridades conhecerão o local onde será construído o prédio do IFRN. Após anos de luta, o município de Lajes é contemplado com a unidade que trará para a região central do RN um grande salto para a educação.

A deputada Fátima Bezerra e toda a comitiva também estarão presentes na Câmara Municipal que tem sessão confirmada para a manhã da sexta-feira.

A Governadora parece que estará presente em visita ao local que será construída a IFRN de Lajes, não é certeza, mais se vier Lajes abraça mais esta presença.

Regivaldo estará visitando nossa terrinha, realizando um show Gospel


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Duas pessoas morrem em acidente na BR-304

Um grave acidente entre uma carreta e um Fiat Uno na rodovia BR-304, que interliga as regiões Oeste e Central à capital, mobiliza viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Samu no final da tarde e início da noite desta terça-feira de Carnaval (12). De acordo com as informações da PRF no Twitter, a colisão resultou em quatro vítimas, sendo duas fatais, todas passageiras do Uno. O acidente aconteceu por volta das 17h30 no trecho da rodovia conhecido como Reta Tabajara, no município de Macaíba, na Grande Natal.

Júnior Santos

O acidente entre o Fiat Uno e a carreta deixou dois mortos, incluindo uma criança, e dois feridos
Das vítimas, morreram uma criança de cinco anos e o condutor do Uno, uma ficou gravemente ferida e outra criança escapou do acidente porque usava a cadeirinha, sofrendo apenas ferimentos leves. Policiais avisam que uma faixa da rodovia está obstruída e afirmam que os envolvidos estão sendo retirados do local por ambulâncias da Samu.

Em balanço parcial feito pela PRF, o número de acidentes de trânsito durante o Carnaval nas rodovias federais que cruzam o Rio Grande do Norte caiu 38% em relação ao ano passado. Os dados da Polícia Rodoviária Federal consideram o período entre a última sexta-feira (8) e o início da tarde de hoje.

O balanço parcial aponta que, neste ano, foram registrados 36 acidentes, que deixaram 12 pessoas feridas e um morto, em capotamento na noite desse domingo (10), na BR-406, que liga Natal ao município de Macau. No ano passado, foram 58 acidentes e 42 pessoas feridas.

Para Everaldo Morais, inspetor da PRF, a redução no número dos acidentes se deve à ampliação da fiscalização nas estradas e às modificações recentes da chamada Lei Seca.

As autoridades da área da segurança pública divulgarão amanhã, às 10h, no Centro Administrativo do Governo do Estado, o balanço referente à Operação Carnaval 2013. O patrulhamento reforçado persiste em função de muitos foliões voltarem às suas cidades de origem utilizando as principais rodovias de acesso.
Fonte: TN

Governadora entrega ônibus escolares para municípios do Mato Grande, Agreste, Grande Natal e Trairi



Foto: Ivanízio Ramos

A governadora Rosalba Ciarlini conclui até o próximo sábado (16) a entrega dos 146 novos ônibus adquiridos pelo Governo do Estado para reforçar a frota do transporte escolar em todo o Rio Grande do Norte. A partir das 8h desta quinta-feira (14), serão entregues 53 ônibus para 45 municípios das regiões da Grande Natal, Agreste, Trairi e Mato Grande.
Os prefeitos receberão os ônibus na Praça Pedro Velho, também conhecida como Praça Cívica, em Petrópolis, ao lado do Palácio dos Esportes.
O investimento do Governo na compra dos 146 ônibus foi de R$ 28 milhões, por meio de emenda parlamentar do senador José Agripino.
No total, 126 municípios do Estado serão beneficiados nesta segunda entrega. Somando à primeira entrega, em março de 2012, quando outros 120 ônibus foram adquiridos com recursos próprios, o Governo do Estado já distribuiu 266 novos ônibus escolares entre os municípios, em menos de um ano. A cidade de Natal, por exemplo, é autossuficiente no transporte escolar, devido à entrega de 23 ônibus em 2012.

Touros, o 2º melhor Carnaval do estado

Ontem dia 12/02/2013 sai aqui de Lajes para desopilar um pouco, pois o carnaval de Lajes não se realizou com força total, então em um momento família decidimos sair, onde já era pra ter feito essa viajem na Sexta Feira, mas fiquei e prestigiei o Zé Pereira, alguns blocos saíram do 0 sindo nas ruas, então ontem dia 12 fomus bater pernas em terras alheias, 1º passamos na praia de Pititinga e depois saímos até o 2º maior Carnaval de rua do Estado que é em Touros e vimos que lá a potência é em 100%  e que segurança lá tinha de sobra.

O Carnaval de Touros começou na quinta feira dia 07 e só termina no dia 14, onde Encontro de paredões + trios elétricos puxando blocos e 2 palcos na beira da praia totalmente iluminado e com uma estrutura avassaladora, vamos a alguns registros quem não gostar que não entre mais no blog, aqui é assim só entra quem é independente, leitores diferenciados e atenciosos, porque quem faz um blog é o leitor inteligente e não o ignorante e jegue...

Chegando em Pititinga vimos:

 Nesse momento apenas 2 pequenas embarcação de pesca estava atracado na praia de Pititinga

 Vários passeios de motocross, quadriciclo, bugre e ate mesmo ranger passam beirando a prai de pititinga, muito bonita.
 Venha e aproveite uma praia tranquila e segura, neste momento muitas pessoas estão nas casas de veraneios ouvindo som e bebendo para logo a tarde sair com os blocos, como foi ontem dia 12-02 esse registro, vai depender da época, mais muito bom.
 Aqui é um ambiente propriamente dito como de família, simples, calma e com ar maravilhoso, essa ai é minha filha.
 Para mostrar que eu estava lá, resolvi fazer algumas poses, rsrsrsrsrrs meio sem geito mais morram de inveja

 Um pedaço da família, já que alguns se separaram...

 Uma foto a beira mar traz felicidade...
 Esta foto tem cara de ser ser uma montagem, mas podem creditar, fui eu mesmo que registrei, parece uma capa de caderno, isso é lazer e desopilar.

Saindo para  cidade de Touros, vimos o Parque Aeolico, onde milhares de watts são fornecidos para cidades vizinhas

 Entrada de Touros já merecia um apreço, então fiz o registro...

A noite chegou e começou a festa dos blocos dezenas de blocos participam desta festa
Alguns registros fizemos na 2º maior festa carnavalesca do Estado, veja:
Vários monumentos fazem a decoração extraordinária, mostrando a força capitalista da cidade de Touros.

 Essa tem geito pra coisa...

 Uma foto da Família registrando a passagem em Touros

 Milhares de pessoas participam do 2º melhor Carnaval do Estado
 O pirata Barba Ruiva, depois da dengue.
 Na praia água de coco é bem vinda, o problema é o tal do canudo que não tinha...

Então foram mais registro durante a noite, mais são registros mais particular, quem gostou agradeço e quem não gostou que morra de inveja.