quarta-feira, 23 de julho de 2014

Morre Ariano Suassuna, autor de "O Auto da Compadecida", aos 87 anos



"Cumpriu sua sentença. Encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre."
(Frase de Ariano Suassuna Em: O Auto da Compadecida)


O escritor Ariano Suassuna, autor de livros como "O Auto da Compadecida" e "O Santo e a Porca", morreu às 17h15 desta quarta-feira (23), aos 87 anos. Ele teve uma parada cardíaca após sofrer, no início da semana, um AVC hemorrágico, segundo boletim médico do Real Hospital Português de Recife. O velório será aberto ao público a partir das 23h no Palácio do Campo das Princesas, e o enterro está marcado para as 16h de quinta no Cemitério da Morada da Paz, ambos em Recife. 

O governador do Estado de Pernambuco, João Lyra Neto, decretou luto oficial de três dias. O presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras), Geraldo Holanda Cavalcanti, também determinou luto oficial de três dias e que a bandeira da instituição fique hasteada a meio mastro.

Eleito para a ABL em 1989, Suassuna escreveu mais de 15 peças teatrais e seis romances ficcionais. Ficou conhecido nacionalmente por "O Auto da Comparecida", de 1955. A história virou minissérie da TV Globo em 1999 com Matheus Nachtergaele e Selton Mello, e foi adaptada para o cinema em 2000.

Nenhum comentário: