quinta-feira, 31 de julho de 2014

SELO UNICEF EM LAJES 2013 A 2016, VAMOS CORRER ATRÁS...

Hoje dia 30 tivemos em nossa cidade o SELO UNICEF, o que é isso? Pois bem, 

Acaba de chegar aos municípios do Semiárido brasileiro o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013 - 2016. A iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) busca universalizar direitos e melhorar a vida das crianças e dos adolescentes na região. As inscrições podem ser feitas pelo(a) prefeito(a) até o dia 14 de novembro, por meio da assinatura e envio do Termo de Adesão para oescritório do UNICEF localizado no Estado onde se situa o município.

Podem aderir ao Selo cerca de 1.500 municípios da área de atuação do Programa Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAN Brasil), localizados em dez estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Os(As) gestores(as) municipais interessados(as) em participar da iniciativa devem ler o Regulamento, preencher e assinar o Termo de Adesão, indicando o nome da pessoa que vai assumir o papel de Articulador(a) municipal, responsável por coordenar o Selo no município e fazer a interlocução com o UNICEF. É recomendável que o(a) presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) também assine o Termo de Adesão.

Edição 2013 - 2016 – Ao aderir a nova Edição do Selo, os municípios assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de Ações Estratégicas de Políticas Públicas e de Participação Social. Elas têm o objetivo de promover os direitos das crianças e adolescentes de: sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se e ser protegido do HIV/aids; crescer sem violência; ser adolescente; ser prioridade absoluta nas políticas públicas; praticar esportes, brincar e divertir-se.

A metodologia do Selo prevê a realizações de ações de comunicação para o desenvolvimento e de mobilização social; treinamento de atores locais para que apoiem o fortalecimento das políticas públicas; monitoramento de indicadores sociais; avaliação do desempenho e certificação dos municípios que alcançam os melhores resultados.

Pacto do Semiárido - O Selo é a principal contribuição do UNICEF ao Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido, compromisso assumido ou renovado por governos (Federal, dos estados e municípios), sociedade civil, empresas e organismos internacionais, durante cerimônia de encerramento da Edição do Selo 2009 - 2012, em Brasília. A iniciativa contribui para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e reduza as disparidades regionais.

O novo ciclo do Selo UNICEF Município Aprovado no Semiárido será realizado com o apoio do Governo Federal, PETROBRAS, Fundação Telefônica, COELCE e CEMAR, em parceria com organizações não governamentais, responsáveis pela implementação das atividades em 10 Estados da região.

Lançamentos – Para celebrar o lançamento do Selo, o UNICEF e seus parceiros organizam eventos estaduais em outubro e novembro de 2013. Confira abaixo as datas já confirmadas: Ceará - 11 de outubro Piauí - 16 de outubro Espírito Santo - 24 de outubro Alagoas - 25 de outubro Sergipe e Rio Grande do Norte - 30 de outubro Paraíba - 31 de outubro Bahia - 04 de novembro

Então, em nossa cidade de Lajes como várias estão se organizando para o SELO UNICEF, e hoje tivemos uma manhã toda voltada para importantes princípios que é de se formar o termo de adesão, onde uma equipe com coordenadores ou articuladores municipais.
O evento no município de Lajes foi realizado através da Prefeitura Municipal e o conselho municipal da criança e do adolescente juntamente com a comissão inter setorial sociedade civil família crianças e adolescente no centro pastoral, onde assumem o compromisso de mobilizar ampliar legitimar as politicas públicas para as nossas crianças e adolescentes, ganhando ou não vai fazer seu papel teve a presença do Prefeito em exercício Marcão, Pres. do CMDCA - Juliane Kelly, Maria de Fátima Fernandes - Articuladora do município dos selo UNICEF, adolescente Flávia Mayanara, Professores, diretores, Pe. Zezinho, alguns vereadores, secretários, alunos, coordenadores, mídias e convidados.


 Quando chegamos lá, vimos vários brinquedos, voltamos um pouco no tempo ao ver tanto colorido, voltamos no tempo ao ver livros, revistas, mas também em tempo real vimos equipamentos atuais como tablet, celular, entre outros.

 É essencial o esporte na vida de todos principalmente as crianças
 Logo em seguida precisamos nos identificar e garantir a participação assinando o termo de participação.
 Entre os convidados estavam o Pároco de nossa cidade PE zezinho, entre outros...

 Um painel mostrava bolsas com nomes que são de extrema importância hoje e sempre dentro da sociedade ou população, e de uma forma de se realizar opiniões, vários dinheirinhos foram colocados dentro da bolsa que recebemos no ato da inscrição de participação, cada pessoa pegava seu dinheirinho e ia depositar na área que mais precisa de atenção, no final da matéria vcs vão ver quem ganhou...
 Todos os participantes colocaram ou deveriam ter colocados os valores nas devidas bolsas de sua escolha

 Tudo bem organizado para o evento...
O orador da cerimonia foi Paulo Wilson
Neste momento o Hino de Lajes em seguida o Hino da cidade de Lajes
 Alunos das escolas Marta Bezerra e monsenhor Vicente de Paula


As primeiras palavras foi do Prefeito José Marques Fernandes que saudou a todos e diz que é um prazer e com muita alegria fazer a abertura do primeiro fórum em busca do selo 2013/ 2016 para nosso município que é uma forma de isentivo que foi criado para que os estados do semiárido brasileiro e amazônia legal que para que haja o isentivo em prol das melhorias da educação para acriança e os adolescente, é importante que todos nós juntemos todos os esforços para buscas para tentar ter o selo para nosso município, se não teremos que fazer da mesma maneira, ainda fala que os adolescente precisa da força de todos para que o futuro delas seja brilhante, sempre procurou investir na educação e na saúde, sempre acima do esperado, é uma necessidade que precisa ser feita, ainda ressalta que precisa fazer com que as cosias aconteça, mas as vezes temos que ver a condição financeira as vezes esbarra e não tem como, relembra de alguns anos atrás e vê que muita coisa melhorou de anos atrás para cá, finaliza dizendo que temos que nos dedicar para essa crianças, o futuro delas está ai a nossa porta, e até onde puder fazer faremos para melhorar cada vez mais



Articuladora do selo UNICEF - Fátima Fernandes agradece a todos por está ali, ressalta da importância deste selo para a cidade, que precisa desenvolver ações de estímulos de sensibilização de referencias públicas e de gestores, é importante discutir o que não está dando certo dentro destas politicas publicas, a dificuldade existe em todo lugar, mas teremos que juntarmos todos em um só proposito o futuro, por isso, as áreas tem que se juntar para assim somar e ter um resultado melhor, algumas vezes a situação que temos da educação precisa da saúde e vice versa, aos pais que precisamos também de sua ajuda, tem famílias com dificuldades e que não são estudadas por tal setor,o selo UNICEF é um reconhecimento internacional, mas nestes 3 anos que estaremos sendo avaliados, precisamos criar, fazer, tirar do papel, uma mão ajudando a outra, precisa mais ter comunicação nas mais importantes áreas, que hoje não está sendo divulgado para a população, é importante desenvolver ações, colocar em prática e saber os resultados que agente pode alcançar, finaliza gradecendo também dizendo que é para  crianças que teremos que dar esse presente, com saúde, educação e qualidade de vida  um futuro mais justo, aqui é só o primeiro momento.

A presidente do conselho municipal dos direitos da criança e adolescente Juliane Kelly que deu o ponta pé inicial que o trabalho começou desde o ano passado os trabalhos em prol do SELO, a importância deste selo é tentar diminuir as desigualdades dos municípios carentes do semiárido, precisamos melhorar a desigualdade entre zona rural e urbana, tentar repensar as politicas publicas, que a todo dia observa e ouvi dos cidadãos lajenses que aqui é o momento, mais importante que ganhar o selo é fazer mudanças no município, queremos ganhar, teremos que fazer, juntarmos informações, projetos, criar algo dentro dos padrões, que p dia de hoje seja proveitoso, esperamos que na hora dos grupos feitos, precisamos ter inovações ou ampliações, estamos de parabéns por está aqui, precisamos por as ações em prática que com certeza vai ter resultado positivo.

Jovem adolescente Flávia que agradeceu a oportunidade de está representando os jovens do município de Lajes, ela não quis expressar suas  palavras e sim, em apenas uma leitura no cordel de Dimas Emanoel, no final muitos aplausos e pessoas ficaram de boca aberta com o desenrolar da adolescente.


Nesta foto estamos vendo a formação da comissão inter setorial do SELO.


O aluno Tiago mostrou a sua leitura que conseguiu através dos seus professores, que recitou um poema de Vinicius de Morais.

A professora Lucilene  falou do projeto trilhas que a anos estava ali mais que ninguém sabia que existia até em um livro de Vinicius de morais falar deste projeto, na escola está sendo feito trabalhos de leituras e que a cada dia as crianças cresce e são incentivadas, que tem vários livros na escola e que eles gostam, o fato é que eles estão com o auto estima bem mais elevados em questão da leitura que estão mais a busca e a procura

Tivemos uma apresentação cultural do grupo de dança formada por crianças e adolescentes sob a coordenação da adolescente Dandara. São alunos da escola Monsenhor Vicente

Esta apresentação chamou à atenção porque neste grupo de alunos do marta Bezerra, existe uma aluna com necessidades e que arrancou aplausos, e até lagrimas em algumas pessoas, particularmente sou fã dessas pessoas que precisam de mais atenção e apoio


Logo em seguida tivemos um café da manhã, Coffee Break

Na volta Juliane e Nevolândia falaram números, ações, objetivos e mais, em instantes.... espero que vcs compreendam minha dificuldade para postar no mesmo dia, tenho outra profissão, alguém sabe bem não preciso falar...

Nenhum comentário: