domingo, 23 de novembro de 2014

Desenhos de Lajes- SÉRIE LAJES EM DESENHOS




A Baronesa era o nome da locomotiva do primeiro trem a circular no Brasil; na sua primeira viagem, no dia 30 de Abril de 1854, percorreu a distância de 14 km num percurso que ligava a Baía de Guanabara aRaiz da Serra em Petrópolis no Rio de Janeiro. Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá (depois visconde), foi o responsável pela construção desta ferrovia através da concessão dada pelo imperadorD. Pedro II, conhecida por Estrada de Ferro Petrópolis ou Estrada de Ferro Mauá.
No entanto, esta não era a primeira vez que se tentava introduzir o trem no Brasil. Em1835 o regente Diogo Antônio Feijó tinha promulgado uma lei que concedia benesses a quem construísse uma estrada de ferro que ligasse o Rio de Janeiro às capitais deMinas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. Esta arrojada e arriscada proposta não encontrou, contudo, ninguém que a quisesse explorar.
Em 9 de fevereiro de 1858 é inaugurada a segunda ferrovia brasileira, entre Recife eSão Francisco e em 29 de Março do mesmo ano era inaugurada a Estrada de Ferro D. Pedro II, que em 1889 se viria a tornar naEstrada de Ferro Central do Brasil; o seu construtor e primeiro diretor foi Cristiano Benedito Ottoni.






E. F. Central do R. G. do Norte/Sampaio Correa (1918-1957)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975) 
RFFSA (1975-1997)
CFN (1997-2006)


HISTÓRICO DA LINHA: A linha da E. F. Sampaio Correia foi aberta em 1906 até a estação de Itapassaroca. Posteriormente foi estendida até Taipu (1907), Baixa Verde (1910), Pedra Preta (1913), Itaretama (1918) e finalmente Oscar Nelson e São Rafael (1949). 43 anos para se construir uma linha de apenas 235 km que não ligava a nada. Nos anos 1980, os trens acabaram e nos 1990, os cargueiros. Ficaram somente os trens de subúrbio operados primeiro pela RFFSA e depois pela CBTU e que chegam somente a Ceará-Mirim, a 39 km de Natal. O resto da linha está abandonada.

Nenhum comentário: