quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Baixo volume d’água e falta de oxigênio provocam mortandade de peixes no Açude do Rio em Angicos.


Conhecido por muitos como um dos pontos turísticos de Angicos, principalmente no período de inverno, o Açude do Rio tem sofrido com a dura seca. A forte estiagem baixou o nível do manancial, prejudicando com isso, a taxa de oxigênio na água, e o resultado disto: Vários peixes mortos no Açude.

A mortandade de peixes mudou o visual do Reservatório, no bairro Monsenhor Pinto. Na tarde desta terça-feira (20), a reportagem do Blog Angicos Notícias se deslocou até o local, depois de tomar conhecimento do fato.



Conforme experientes moradores da localidade, a morte dos peixes foi provocada pelos seguintes fatores; ausência de chuva, baixo volume d’água, alta temperatura, redução de oxigênio na água, e poluição na bacia hídrica.


A princípio, não há como estipular a quantidades de peixes mortos, mas, é tanto peixe morto, que o forte odor já se alastra, sendo possível sentir-se longe. Lá, muitos peixes subiam até a superfície na tentativa de buscar oxigênio, porém, esbarravam na poluição (lodo) do Açude.

Além disso, a problemática passa a se torna problema de saúde pública, uma vez que vários pescadores ainda fazem do pescado meio de vida. Consomem, e vendem o pescado. No local, foi possível observar pessoas pescando no açude.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA) devem se mobilizar para diagnosticar com maior precisão a morte desses peixes, e tomar as medidas cabíveis, pois, esta situação pode favorecer a proliferação de doenças, transmitidas através de animais de diversas especiais como; roedores, caramujos e insetos, pondo em risco a saúde da população. 


(Foto: Leonardo Ribeiro/ Blog Angicos Notícias).

Nenhum comentário: