quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

CURRAIS NOVOS: DRAMA DOS MORADORES DO BAIRRO RADIR PEREIRA

Bastou a primeira chuva do ano, para acontecer o que já era previsível. A construção e o surgimento relâmpago de um bairro em Currais Novos, trouxe com a agilidade, a falta de fiscalização, infraestrutura e muitos problemas. 
No fim de tarde desta terça-feira (03), o que era para ser motivo de comemoração virou um pesadelo para parte dos moradores do Radir Pereira. Os cerca de 30 mm que choveu no bairro inundou casas e casou prejuízos aos recém-chegados. 
A maioria dos moradores comprou a casa no último ano, um investimento de mais de R$ 90 mil, no programa do Governo Federal "Minha Casa, Minha Vida", muitos deles com parcelas a pagar por mais de 30 anos. Na pressa de realizar o sonho da casa própria esqueceram de cobrar a infraestrutura, que está fazendo falta agora. 
Uma sequência de erros está agora causando frustração a quem optou em comprar seu domicílio naquele bairro. Na manhã desta quarta-feira (04), o prefeito em exercício João Gustavo e o atual secretário de Infraestrutura do município, Alex Gomes, estiveram no bairro para checar a situação: “O que temos de fazer agora é parar todas essas autorizações e averiguar uma por uma pra entender o que ocorreu aqui”, disse João Gustavo. 
O secretário foi mais além. “Errou quem liberou esse loteamento, errou a prefeitura que autorizou as construções e errou a Caixa que aprovou esses financiamentos”, disse Alex, que aproveitou e disse que a partir de agora não serão autorizadas nenhuma construção, até ser feito um levantamento de todas as construções em andamento: “Vou visitar uma por uma, pessoalmente”, disse. 
Em contato com a Caixa, o gerente geral da agência Currais Novos, Obede Marinho, explicou que a parte de infraestrutura só é cobrada pela instituição quando se caracteriza empreendimento, ou seja, lotes com mais de 12 domicílios construídos por uma única empresa. Em relação, a situação do Radir Pereira, ele explicou que os engenheiros da Caixa no Estado que fiscalizam as obras são sorteados, e que todas as casas foram visitadas. Ainda segundo Obede, nesse caso, os responsáveis pela infraestrutura, das vendas individuais, são os construtores e a prefeitura. 
O gerente explicou ainda, que se for constatado que houve alguma irregularidade por parte das construtoras, ela poderá integrar um cadastro de restrição da interna da Caixa (CONRES). 
O drama dos moradores 
Enquanto não se resolve, os moradores se movimentam para buscar uma solução e já estão formando um conselho. A rua mais prejudicada é a Andre Mário Gomes. Na chuva desta terça-feira, a água chegou a 50cm, inundando casas de moradores. A causa segundo eles, foi que o bueiro construído para escoar a água não tem a dimensão necessária, ou seja, a água que chega na rua se acumula, invadindo as casa dos moradores. O problema que de um lado foi um construtor que construiu, e do outro uma outra empresa, e a falta de fiscalização e de padrão, acabou provocando todo esse problema.

Fonte: Fátima Souza

Nenhum comentário: