terça-feira, 28 de julho de 2015

UM LEITOR ME ESCREVEU RELATANDO SOBRE A BANDA FILARMÔNICA DE LAJES


IMAGEM ILUSTRATIVA


NOTA DE ESCLARECIMENTO

Diante de um comentário, no mínimo, mal informado, para não dizer malicioso de alguém que não tem coragem nem mesmo para expor seu nome, gostaria de esclarecer algumas coisas em relação a conquista do recurso para a criação da Banda Filarmônica de Lajes. Faço isso não por merecimento desse indivíduo, mas em respeito ao caro blogueiro Washington Fernandes e a todos os leitores desse blog.

Em primeiro lugar a conquista do recurso é uma vitória da sociedade lajense, representada pela Associação Comunitária Cultural Amigos da Casa de Cultura de Lajes (Ponto de Cultura), que a muitos anos vem apoiando os mais diversos grupos culturais em nossa cidade, como o Arraiá 100% Ferroviário, dentre outros, o que prova que esse grupo não “caiu de paraquedas”, mas que faz a cultura acontecer mesmo enfrentando tantas dificuldades.

O projeto tem a parceria com o poder público Estadual e Municipal, o Estado está colaborando através do convênio, no valor de R$ 90.000,00, para a aquisição dos instrumentos, equipamentos de informática e demais materiais e despesas da banda pelos próximos 4 meses, o Município assinou um termo de cooperação, onde se compromete em ser parceiro do projeto realizando o pagamento do Maestro, cedendo o local para a realização das aulas e guarda de instrumentos, e realizando a manutenção do Projeto, após o prazo dos 4 meses, enquanto o projeto durar.

O projeto não é da Prefeitura Municipal, o Projeto é do povo, a prefeitura tem um papel primordial para a sua continuação, após o prazo onde o RN Sustentável estará acompanhando, e muito mais que isso a prefeitura é parceira a muito tempo, onde através da contratação do Maestro Luís Dantas foram dados os primeiros passos para a realização desse sonho.

Em segundo lugar esclareço que a Banda Filarmônica não chega para acabar com a Banda Marcial, pois são estilos diferentes e podem conviver. E digo mais se houver uma integração, a Banda Marcial só tem a ganhar, pelo fato de que os seus integrantes poderão participar das aulas do projeto e desenvolver ainda mais o seu talento. Lembrando que a Banda Marcial não acabou como foi falado, mas continua sendo levada por uma juventude perseverante, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Resolvi fazer esses esclarecimentos porque poucos sabem a luta que foi atender as exigências do RN Sustentável, o quanto tivemos que lutar por esse momento, por tantas vezes adiado, poucos sabem dos momentos em que ficamos sem sono, sem fome e “quase” sem esperança. Daí um alguém vem desmerecer essa luta por um simples posicionamento “politico”, eu não consegui ficar calado.

Obrigado a todos que estão felizes com essa conquista, ela é para vocês!

Viva a cultura! Viva as Bandas!

Este texto foi escrito por Tácio Fernandes

Nenhum comentário: