domingo, 25 de outubro de 2015

HOMEM SE PERDE NO CABUGI E É RESGATADO PELO CORPO DE BOMBEIROS E POTIGUAR 1


bombeiros_picoEquipes de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e tripulantes do helicóptero Potiguar 01 (Ceiopaer) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) foram acionados na tarde deste sábado (24) para socorrer um repórter da cidade de João Câmara que se perdeu enquanto trabalhava sozinho fazendo trilhas no Pico do Cabugi, na cidade de Angicos.
O repórter, identificado como Evanuel Ataliba, de 48 anos, informou as equipes de resgate que teria ido ao Pico do Cabugi, a trabalho, a fim de produzir imagens para o seu portal de notícias chamado Web TV Agendão. A atividade teria iniciado por volta das 7h e ao retornar pela trilha, quatro horas depois, teria perdido o sentido.
“A sorte de Evanuel Ataliba é que ele estava com um aparelho celular, o que possibilitou o acionamento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e,

consequentemente, das equipes de resgate”, disse o Tenente Joilton Carlos, oficial de operações do CBMRN.


Ao ser encontrado, o repórter estava bastante debilitado em função da alta temperatura, sentindo muita fome e sede, porém não apresentava ferimentos. Às equipes de resgate, o repórter agradeceu o socorro. “Os anjos vieram me salvar por terra (bombeiros) e pelo ar (Potiguar 01)”, disse emocionado o repórter.
Por Robson pires


Trilheiro. CICERO LAJES fala

Neste sábado, 24/10/2015, já era de tarde quando um helicóptero passou voando baixo próximo a Lajes, depois ouvi a sirene de uma ambulância na BR, sem nenhum sensacionalismo, imaginei que fosse algo no Cabugi, talvez devido o susto que passamos lá recentemente. Alguns minutos depois uma amiga me ligou informando que um senhor havia se perdido no Cabugi e que o Corpo de Bombeiros tinha ido socorrê-lo. O senhor não teve nenhum problema físico e desceu com suas próprias pernas, apenas não acertava a trilha.

Quem olha debaixo pode pensar que é impossível se perder no Cabugi, mas quando está na parte das rochas algumas pessoas que nunca foram lá podem ter confusão mental devido a mata que circunda o que chamamos de “barriga do cume”, e não acertar a entrada da trilha. Pra ter uma ideia, quando fazemos trilhas lá, quando damos um giro de 180º, pergunto para que lado fica Lajes, 90% do pessoal erra.

Não recomendamos que ninguém faça trilhas em nenhum lugar sozinho, sempre é bom ter uma companhia para o caso de uma emergência. No momento os Trilheiros da Caatinga suspenderam suas atividades lá, pois estamos providenciando alguns exames médicos e na tentativa de adquirirmos alguns equipamentos como capacetes.


Nenhum comentário: