sábado, 30 de maio de 2015

Cientista Brasileira cria o sensor que acha o começo de um câncer


Priscila Kosaka desenvolve projeto há seis anos em laboratório espanhol. Técnica é 10 milhões de vezes mais sensível do que as atuais disponíveis.

Membro do Instituto de Microelectrónica de Madrid há seis anos, a cientista brasiliense Priscila Kosaka, de 35 anos, desenvolveu uma técnica para detecção de câncer que dispensa biópsias e que consegue identificar a doença antes mesmo do aparecimento dos sintomas. O resultado vem do uso de um nanosensor com sensibilidade 10 mihões de vezes maior que a dos métodos dos exames tradicionais em amostras de sangue dos pacientes. A previsão é de que ele esteja no mercado em até dez anos e também seja utilizado no combate a hepatites e Alzheimer.

A pesquisadora explica que o sensor é como um "trampolim muito pequenininho” com anticorpos na superfície. Quando em contato com uma amostra de sangue de uma pessoa com câncer, ele “captura” a partícula diferente e acaba ficando mais pesado. Outras estruturas relacionadas à técnica também fazem com que haja uma mudança de cor das partículas, indicando que o paciente que teve o fluido coletado tem um tumor maligno. A taxa de erro, segundo Priscila, é de 2 a cada 10 mil casos.

“Atualmente não existe nenhuma técnica que permita a detecção de moléculas que estão em concentrações muito baixas e que coexistam com mais de 10 mil espécies de proteínas numa única bioamostra”, afirma. “Atualmente nenhuma técnica é capaz de encontrar a ‘agulha no palheiro’. Portanto, existe uma necessidade de tecnologias capazes de registrar moléculas individuais na presença de outras moléculas muito mais abundantes. E o nanosensor que desenvolvi é capaz de fazer isso.”

De acordo com a cientista, novos estudos podem fazer com que o nanosensor também seja usado para identificar a que tipo específico pertenceria uma amostra cancerígena (gastrointestinal ou de pâncreas, por exemplo). Dados da Organização Mundial da Saúde estimam 21,4 milhões de novos casos de câncer em todo o planeta em 2030, com 13,2 milhões de mortes. Há mais de cem tipos da doença, e os mais comuns são de próstata, mama, cólon, reto e pulmão.

Entre os benefícios da técnica desenvolvida por Priscila está o fato de que a identificação pode ocorrer dispensando a biópsia e por meio dos exames rotineiros de check-up. A cientista conta que ainda é necessário que o sensor passe por novas fases de teste. Além disso, ela precisará de financiamento para os estudos. Um dos objetivos da pesquisadora é que o equipamento tenha um custo acessível e assim possa ser adotado amplamente pela população.

“[Estou] Muito feliz, amo o que faço. Consegui um resultado que parecia apenas um sonho há quase seis anos. O que me motivou? Conseguir proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Quero que o diagnóstico precoce do câncer seja uma realidade em alguns anos”, diz a mulher. “Trabalho em busca de um resultado como esse desde o meu primeiro dia no Bionanomechanics Lab.”

Bacharel em química pela Universidade de Brasília e doutora na área pela Universidade de São Paulo, Priscila é a responsável pelas atividades relacionadas à funcionalização de superfícies do laboratório, além de trabalhar na otimização de estratégias de imobilização de biomoléculas em microcantilevers para biosensing. Ela atua ainda no desenvolvimento de sistemas de nanomecânicos e na combinação de nanotecnologias para o desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico altamente sensíveis e específicos e é avaliadora e revisora de projetos europeus para a European Commission desde 2011.

A pesquisadora conta que a descoberta pode ser usada ainda no diagnóstico de hepatite e que pretende estender a técnica a mais doenças, como o Alzheimer. “Em lugar de fazer uma punção na medula espinhal para extrair líquido cefalorraquidiano para o diagnóstico de distúrbios neurológicos, temos sensibilidade suficiente para detectar uma proteína em uma concentração muito baixa no sangue. Assim, o paciente não precisa passar por um exame tão invasivo, pode fazer um simples exame de sangue.”

Benefícios
O oncologista Gustavo Fernandes afirmou apreciar a possibilidade de ver tecnologias do tipo à disposição no dia a dia. "Poder fazer diagnóstico precoce por meio de métodos menos invasivos é muito elegante. Os métodos que temos hoje são muito rudimentares, são muito arcaicos. É um exame físico melhorado em relação ao que se via antes, mas estamos atrás de nódulos, de caroços. O paciente continua fazendo uma porção de testes, de exames de imagem."

O médico disse ainda esperar ver como o equipamento poderá ajudar pacientes, já que cada tipo de câncer evolui de uma forma diferente e que mesmo entre tipos iguais há variações – como as causas, o comportamento no organismo e a agressividade. A única certeza é de que a intervenção precoce é uma aliada no combate à doença.

"A gente fala de brincadeira que todos os tumores que a gente tratava como comuns estão ficando raros. Câncer de mama é comum, mas as características genéticas são tão específicas que você não trata mais de câncer de mama, mas de câncer de mama de categoria tal. Ou seja, se você for apertando, você vai ter uma centena aí de doenças a partir de uma só. É que nem de pulmão, você acaba dividindo em muitos grupos. Tem muitas alterações sendo detectadas, que acaba que sob um mesmo nome tem várias doenças", concluiu.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

FILHO AGRIDE PAI E POLICIA MILITAR DE LAJES PRENDE EM FLAGRANTE

                                Acusado
Hoje dia 29 um senhor de idade de nome Arnaldo Marques de Lima o pai é agredido pelo filho de nome Adir Marques de Lima residentes na Rua João capitão, a policia militar de Lajes acionada onde o Sd Jeam Carlos e Sd D.Lima logo prenderam o acusado. O senhor de idade foi atingido por algumas cutiladas superficiais, o acusado utilizou uma tesoura de uso do seu pai que trabalha como sapateiro, bastante machucado e sangrando o senhor foi direto para o hospital de Lajes fazer corpo delito e vários curativos.

Olha o tamanho da tesoura, parece daquelas de podar árvore

A policia civil desta DP de Lajes lavrou o flagrante por lesão corporal contra descendente e agressão pelo estatuto do idoso, no paragrafo nono, vai ser processado de acordo com o art.-129. Foi ouvido e será transferido para o CDP de São Paulo do Potengi.


FESTA DOS NAMORAFOS EM LAJES


RN e outros estados terão que adicionar o nono digito

Medida passa a vigorar neste domingo (31) nos estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.


Seis estados do Nordeste receberão neste domingo (31) o nono dígito nos números de celulares. Todas as linhas dos DDDs 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 e 89 passarão a ter um nove à esquerda. A medida é necessária devido ao crescimento da quantidade de linhas telefônicas no País. A mudança acontecerá em Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Bahia e Sergipe receberão o nono dígito em outubro junto com Minas Gerais. O Maranhão já passou pela mudança em outubro de 2014.
Mensagem de alerta
Nos primeiros dias após a alteração, quem ligar com o padrão de oito dígitos terá sua chamada efetuada, mas ouvirá uma mensagem alertando sobre como deve ser feita a discagem no futuro.
Para não ter que modificar toda a sua agenda telefônica manualmente, é possível baixar aplicativos para smartphone que realizam a mudança de forma automática. Para isso, basta buscar na loja do seu telefone por "nono dígito" e escolher um dos diversos que fazem a função. Assim como foi feito anteriormente, o WhatsApp irá incluir automaticamente o nono dígito para todos os usuários dos DDDs que passarem pela mudança.
Fonte:
Um programa ou aplicativo para Android, funciona para adicionar o digito automaticamente no seu celular, minimizando a mão de obra se fosse atualizar um a um.
No PLAYSTORE VOCÊ DIGITA
9D+ ( NONO DIGITO)

inscrições abertas para jovem aprendiz, leia...

Inscrições abertas para Jovem aprendiz na Caixa Econômica Federal.
Inscrições por telefone; 3297-9811 idade (18 a 24 anos) * ter em mãos identidade, CPF, título e carteira de trabalho .
Salário: 1.081,12
Vale refeição ou alimentação 110 e passagem
Trabalha de seg. a sex. De 10:00 as 16:15.

Quem tiver um amigo, indique a ele que compareça.

Policia militar de Lajes prende homem por arrombamento


 Arrombamento em Lajes, mas a policia ágil rapido e prendeu o suspeito, o mesmo já cumpriu pena no cdp de pirangi, Anderson willame felix Preso por volta das 03:40 da manhã em flagrante por arrombamento a quiosque " ESPETINHO BAR" situado aqui na praça aqui em Lajes. Possivelmente seja o mesmo que vinha cometendo arrombamentos a alguns dias atrás em outros estabelecimentos que por coincidência foi o bar de Tal que fica na frente deste que foi arrombado hoje, morava em nova cidade a pouco tempo na cidade, respondeu por receptação,  Preso pela g.u de serviço de Lajes,  composta pelo sd de lima e sd jean Carlos.
A entrada foi pelo telhado, quebrou o forro de gesso e adentrou, quebrou uma mesa quando desceu.
Vou repetir a policia não dorme, tendo ajuda de populares com denuncia anonima fica melhor ainda, na foto o mesmo está todo machucado mas não foi a policia e sim o mesmo que tentou correr e uma pessoas da familia do proprietário entrou em briga corporal, o mesmo correu pulou um muro mas quando caiu no muro tinha um cachorro por pouco não se ferrou, já que o mesmo pulou de volta antes do cachorro pegar ele.

Um projetor, uma furadeira e bebidas além de rechear a bolsa do projetor com doces, chocolates ainda saiu no lado de fora do bar, só que foi surpreendido pelo proprietário.

Já na cadeia perguntei  por que ele fez isso?  respondeu "que tava biritado no momento e decidiu," relatou também que sua mãe presentiu que ele saia de casa mas não voltava, falei que trabalhar era a solução e roubar nunca vale a pena, um dia é pego e o problema começa até para os familiares, finalizei dizendo que a prisão não pode ser boa pra ninguém, a pessoa fica longe da familia, preso e sem direitos.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Bandidos deixam dinamite em tentativa de arrombamento a banco em Monte Alegre

Uma tentativa de arrombamento foi registrada na madrugada desta quarta-feira (27) em um banco na cidade de Monte Alegre.
Segundo informações da Polícia Militar vários homens em dois carros chegaram na cidade e foram a agência bancária onde quebraram uma porta de vidro e foram até um dos caixas eletrônicos instalado na agência. Eles colocaram material explosivo na abertura do caixa mais o artefato não detonou.
Após a ação frustrada os bandidos fugiram com destino ignorado deixaram uma banana de dinamite ainda instalada, sendo necessária a utilização do esquadrão anti bombas do BOPE para retirada do material.

Fonte: 190 RN

POLÍCIA DE LAJES PRENDE FORAGIDO DO CEARÁ


Polícia Civil de Lajes prende foragido do Ceará. José Cláudio de Lima estava foragido desde 2006 e respondia por furto e porte ilegal de arma de fogo. Após investigação a equipe conseguiu descobrir a localização de Cláudio e realizar a prisão com sucesso. 

Foi Feito o contato com a equipe de Polícia Cívil da Cidade de Russas Ceará que se deslocou a cidade de Lajes e conduziu o Detido ao Ceará. Está é décima primeira prisão da equipe de Polícia Cívil de Lajes desde fevereiro do corrente ano.

Parabéns pela prisão desta pessoa acima citado.

É como sempre falo, a policia de Lajes não dorme, a policia civil investigando e a militar com rondas ostensivas olhando quem está em atitude suspeita.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

1º dia de Vaquejada em Angicos, no RN.

Começa nesta sexta-feira (29) a Vaquejada de Angicos, na região Central Potiguar, a 179 quilômetros de Natal. A programação vai até domingo (31), e inclui shows com;Forrozão do Briola, Dany Play, Pegada Forrozada, Pode Balançar, Mano Walter, João Neto Pegadão, Zé Sanfoneiro e Zé Filho, Lucas Santos.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Dia do trabalhador rural


A comemoração do Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi instituída noDecreto de Lei nº 4.338, de 1º de Maio de 1964. No dia 25 de Maio de 1963, morria o deputado federal Fernando Ferrari, um dos políticos mais engajados na luta dos trabalhadores rurais por seus direitos e questões sociais. A morte de Fernando se transformou em uma data símbolo para os profissionais da categoria. 
Em 1971 foi instituído o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, com a Lei Complementar nº 11, que ficou conhecida como Lei Fernando Ferrari, em homenagem ao parlamentarista que lutou pelos direitos destes trabalhadores. 

Homenagens para o Dia do Trabalhador Rural

"Nossas homenagens para esses homens e mulheres, cujo trabalho no campo contribui para o crescimento da economia e sustento da população das cidades! Parabéns!"
"Se existe o 'COLHER' é porque seu suor e dedicação frutificaram! Agradecemos a todos os trabalhadores ruais o cuidado com a terra".
"Tudo que chega a nossa mesa, provém de sua natureza. Mas, a sua transformação tem a ver com a sua ação. Desde o preparo da terra, o seu trabalho encerra toda sua dedicação. Na pecuária ou agricultura, mesmo sem grande estrutura, ele garante a produção".

segunda-feira, 25 de maio de 2015

VIATURA DA PPM DE PEDRA PRETA PEGA FOGO EM FRENTE A DELEGACIA



Ainda na noite deste domingo (24), o clima foi de tensão no centro da cidade de Pedra Preta por ocasião de um incêndio em frente a Delegacia de Polícia.

Por volta das 23h45m, uma das viaturas da Polícia Militar disponível para o policiamento no município, começou a pegar fogo.

O fogo se alastrou pelo carro todo, chegando a quase incendiar o prédio da Delegacia e muito perto também de um poste da rede de energia elétrica.

Ainda não se sabe se o incêndio foi provocado.


Mistérios da Rabeca" é o mais novo espetáculo da Eloy Cia Teatral


Visando a continuidade do coletivo teatral, o grupo de teatro da Escola Municipal Dr. Eloy de Souza (Lajes-RN) sob a coordenação do Professor Fábio Fernandes entra para o seu terceiro ano de existência ainda mais maduro, e tem como montagem principal a peça Mistérios da Rabeca, este trabalho segue a mesma pesquisa das matrizes populares, que desde sua fundação tem sido abordada em todos os espetáculos e esquetes já produzidas.

Este ano, o grupo visa a permanência entre os melhores grupos de teatro-escolar do Rio Grande do Norte e almeja representar bem a arte lajense nos eventos e festivais pelo estado. O FESTUERN 2015 é um dos mais esperados pelo grupo. Ano passado, nossos artistas conseguiram ser contemplados no circuito festuern e fez uma turnê nas cidades de Patú e Mossoró. E a continuidade das atividades visa também permanecer com o status de grupos mais influentes na arte teatral desenvolvida em escola.
Mistérios da Rabeca, divaga na pesquisa do sincretismo religioso à personagens importantes da história do Nordeste, é uma rica e misteriosa viagem pelas fábulas, contos e literaturas de cordéis do Nordeste brasileiro. Esta peça re-vive personagens como Lampião, Maria Bonita, Jararaca e explanam personas como Padre Cicero, São Pedro, Senhora Aparecida (imaculada), São Jorge entre outros personagens místicos das religiões africanas e de causos populares.

O objetivo deste trabalho é fortalecer a relação amistosa entre as demais crenças, fazer refletir o pensamento acerca das diferenças e promover um ambiente saudável onde todos podem conviver pacificamente com suas individualidades em meio ao abstrato pensamento social-coletivo.

Mistérios da Rabeca é baseado na re-leitura uma poesia do açuense Paulo Varela, que narra a chegada de Lampião e seu bando ao céu, este tiveram que confrontar-se com os santos e anjos armados. A trilha sonora parte de uma homenagem ao disco Jaraguá Mulungú de Cacau Arcoverde.


Contamos com o pensamento positivo de todos que nos acompanham durante esses tres anos e esperamos representar bem por mais uma temporada nossa arte na terra do cabugi.

Viva o teatro popular!
O objetivo deste trabalho é fortalecer a relação amistosa entre as demais crenças, fazer refletir o pensamento acerca das diferenças e promover um ambiente saudável onde todos podem conviver pacificamente com suas individualidades em meio ao abstrato pensamento social-coletivo.

Mistérios da Rabeca é baseado na re-leitura uma poesia do açuense Paulo Varela, que narra a chegada de Lampião e seu bando ao céu, este tiveram que confrontar-se com os santos e anjos armados. A trilha sonora parte de uma homenagem ao disco Jaraguá Mulungú de Cacau Arcoverde.

Contamos com o pensamento positivo de todos que nos acompanham durante esses tres anos e esperamos representar bem por mais uma temporada nossa arte na terra do cabugi.

ENTREGA DE CERTIFICADO DOS CURSOS DO PRONATEC EM LAJES‏


Na tarde de quinta, dia 21-05-houve a entrega de certificado dos cursos ofertados pelo PRONATEC.
A parceria do PRONATEC com a prefeitura de Lajes qualificou mais de 100 pessoas para as seguintes áreas. Monitor e recreador, operador e manutenção de computadores, agente de inclusão digital em centro de internet, caprinocultor, agente de alimentação escolar, preparador de doces e conservas e operador de retro escavadeira.

Na ocasião todos falaram em uma só linguá, de que este certificado não seje mais um que fica na parede, e sim que busque a sua oportunidade de emprego ou que se crie uma mini empresa, pequena empresa e cresça e se torne uma enorme empresa.

Dezenas de alunos da zona rural participaram também deste curso, vindo e indo todos os dias para assistir aulas, é muito gratificante para a cidade, para os professores em fim o mercado de trabalho agora soma com estes alunos, é só praticar.

alguns erros fazem parte de todo caminho, em algumas áreas problemas de material ocasionou a demora ou não execução da função, mas temos que agradecer o que foi passado, já que também em alguma área existiu mais teoria do que prática, e quando teve foi deficiente.



AULA INAUGARAL DO IFRN EM LAJES‏




Na manhã de Sexta Feira passada, dia 22-05, o Reitor do IFRN, a se Senadora Fátima Bezerra, o Prefeito Benes Leocádio, demais prefeitos, secretários da Região Central, visitaram o Campus do IFRN em Lajes, para dar início a aulas. A solenidade reunião, os alunos do Campus, professores e demais servidores do Instituto.


Polícia Militar apreende dois fuzis 7,62 escondidos em trilhos de trem

Policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), do Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER) e das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), apreenderam, no fim da tarde deste domingo (24), em uma comunidade conhecida como favela do Mosquito, próximo a Ponte de Igapó, dois fuzis de repetição calibre 7,62 e munições. O armamento encontrava-se escondido junto aos trilhos da linha férrea.
A ação ocorreu após uma denúncia repassada ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) que rapidamente comunicou a tripulação do helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) que estava em patrulhamento, naquele mesmo instante, pela região Metropolitana de Natal.
Com a rápida chegada do Potiguar 01, os meliantes se evadiram deixando para trás o armamento que foi localizado pelas equipes policiais em terra.
A Sesed comemorou o resultado da ação. Os armamentos estão sendo conduzidos à Delegacia de Plantão zona Sul onde ficará à disposição da justiça. A PM continua em diligência para encontrar os meliantes que fugiram com a chegada dos policiais.

Fonte: Portal BO

PM realiza Operação Jardins da Bica em São José de Mipibu e apreende armas e drogas

Foto: Divulgação / PM
Policiais militares da Força Tática de São José de Mipibu, com apoio do BPChoque e a aeronave Potiguar 01, realizaram neste sábado (23), uma operação na comunidade da Bica, São José de Mipibu. Dois homens foram presos em flagrante.
Eles foram identificados como Arthur Moisés Rodrigues da Consta Ferreira, mais conhecido como Gordinho, de 22 anos, e de Tiago Cassimiro do Nascimento, de 26 anos.
Além das prisões dos suspeitos, foram apreendidas diversas drogas, como maconha, cocaína e crack, na comunidade da Bica, além de armas, sendo dois revólveres calibre 38, e um revólver calibre 32.
As prisões e apreensões ocorreram após diversas denúncias anônimas relatando a grande quantidade de armas e drogas existentes na comunidade.
Com essas prisões, a Polícia Militar acredita que haverá uma diminuição nos índices de criminalidade do município.

Fonte: Portal BO

88 anos de "sobrevivência", este é o monumento arquitetônico e Escola E. Pedro II de Lajes

Ontem dia 24 de Maio a escola E. Pedro II comemorou 88 anos de paredes,traços e espaço respeitado, na ocasião alguns alunos foram convidados para este solenidade, 88 deles escolhidos e representando cada ano, algumas autoridades religiosas estiveram presentes, como também o prefeito de Lajes o Sr. Benes Leocádio, a primeira dama a Sra. Ana Karina, o Séc. De Educação do RN o Sr. Chagas Fernandes, ex alunos  e alunos do dia de hoje, uma festa que ficará na memoria de todos.


Já, já mais informações de como foi a noite de ontem ....

Luan Pedro convida

sábado, 23 de maio de 2015

ábado, 23 de maio de 2015 Suspeito de matar psicóloga se entrega a PM de Barcelona

O principal suspeito de matar com golpes de faca a psicóloga Natália Tâmara Felipe Macêdo, de 24 anos, se entregou a polícia no início da manhã deste sábado (23), na cidade de Barcelona, distante 86km de Natal. Carlos André dos Santos Cassimiro, de 29 anos se hospedou em uma pousada e ao amanhecer procurou a Polícia Militar da cidade.
De acordo com o agente da Polícia Civil Ricardo Belém, o suspeito fugiu de São Gonçalo e foi para a cidade de Santa Cruz, onde tem familiares e ficou até a noite da sexta, ao tomar conhecimento que estava sendo procurado pela polícia Carlos saiu de carro em direção a Barcelona onde passou a noite. “Ele esperou o sábado para se entregar e fez isso logo nas primeiras horas. Carlos André procurou o sub tentente Maciel, comandante do policiamento da cidade e se apresentou como autor do homicídio.
O suspeito foi algemado e por questão de segurança está sendo conduzido a delegacia de São Paulo do Potengi. O delegado da cidade de São Gonçalo do Amarante, onde ocorreu o assassinato, está se deslocando para a cidade e dar início aos procedimentos da prisão do suspeito.

Fonte: Portal BO

População revoltada incendeia moto e casa de suspeito de matar psicóloga

 
Moradores de São Gonçalo do Amarante, revoltados com o crime bárbaro registrado na cidade nesta sexta-feira (22), incendiaram a casa e a motocicleta do principal suspeito do crime, CARLOS ANDRÉ DOS SANTOS CASSIMIRO, DE 29 ANOS. De acordo com a polícia, ele teria matado da psicóloga Natália Tâmara Felipe Macêdo.
O delegado Raimundo Rolim, que investiga o caso, informou que o homem é vizinho da jovem morta. A mãe da vítima trabalhava como babá para ele e, nesta sexta-feira, o suspeito teria atraído Natália Tâmara até sua residência.
Lá, de acordo com a polícia, o homem teria tentado abusar sexualmente da jovem, o que gerou uma luta corporal. Na casa do suspeito, os policiais encontram marcas de sangue.
Natália Tâmara foi morta a facadas e, em seguida, seu corpo foi deixado em uma estrada carroçável em São Gonçalo do Amarante. Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro de Carlos André pode ligar para o 190 ou o Disque Denúncia da Sesed, o 181.

Fonte: Portal BO

quinta-feira, 21 de maio de 2015

BLITS EDUCATIVA + PALETRAS EM ESCOLAS, assim começou a ação TRANSITO DE LAJES MAIS SEGURO

                             Escola Eloy
                           Escola Pedro II

Começou na manhã de hoje dia 21 uma blits educativa aqui em Lajes, agentes do GTOR de Mossoró reforçaram com uma viatura e palesta nas escolas Pedro II e Dr. Eloy de Souza, o objetivo é mostrar um pouco das regras de transito, o uso de capacete e sinto de segurança, alertando para que a própria vida e de terceiros não se acabem do nada por falta de responsabilidade.

Na escola Eloy de Souza a guarnição do sargento Simplicio que comandada pelo Tenente Renne, os SDs - Savio e Jean abordaram temas em se tratando de crimes de transitos, cidadania entre outros, o SD Jean retratou a vida de quem salva vidas, de quem ensina pessoas para que serem um bom profissional.

Nas ruas de Lajes, a viatura do GTOR e MILITAR estão a verificar situações de motocicletas, algumas foram retida por : falta do documento, cano esportivo.

LEMBRETE: 

Senhores pais ou responsáveis, senhores proprietários de moto ou carro, jovem e adolescentes, não pensem que amanhã tudo vai voltar ao normal, hoje a blits é educativa, mas apartir de amanhã quem for pego na irregularidade responderão perante a lei, quem guardou a moto que supostamente tá errada, ou o menor de idade também a guardou para amanhã sair, estão enganador, a policia militar estará realizando a mesma abordagem e se estiver irregular, vai apreender a moto e dai sua dor de cabeça começara, por isso, faça o certo, apenas o que está certo, a comunidade também pode ajudar fiscalizando.

Feijoada solidaria em Pedra Preta

Carro fumacê termina sua passagem aqui por Lajes


Ontem dia 20 tivemos a ultima passagem do carro fumacê, um ciclo de 4 noites em cada bairro sempre alternando os dias, a vinda deste veiculo foi o aumento de casos de dengue comprovada pela sec. de saúde, em parceria com a prefeitura que forneceu o combustível o veneno e estadia.

Em nome de todos os Lajenses quero agradecer a prefeitura municipal, sec. de saúde e o Governo e agentes de saúde que em seus relatórios ajudaram a mostrar onde se podia ter mais foco do mosquito.

Sabemos e temos que ter a consciência do certo e errado, sempre previnir é melhor do que remediar. 

               CADA UM FAÇA A SUA PARTE

Mistérios da Rabeca" é o mais novo espetáculo da Eloy Cia Teatral

Visando a continuidade do coletivo teatral, o grupo de teatro da Escola Municipal Dr. Eloy de Souza (Lajes-RN) sob a coordenação do Professor Fábio Fernandes entra para o seu terceiro ano de existência ainda mais maduro, e tem como montagem principal a peça Mistérios da Rabeca, este trabalho segue a mesma pesquisa das matrizes populares, que desde sua fundação tem sido abordada em todos os espetáculos e esquetes já produzidas.

Este ano, o grupo visa a permanência entre os melhores grupos de teatro-escolar do Rio Grande do Norte e almeja representar bem a arte lajense nos eventos e festivais pelo estado. O FESTUERN 2015 é um dos mais esperados pelo grupo. Ano passado, nossos artistas conseguiram ser contemplados no circuito festuern e fez uma turnê nas cidades de Patú e Mossoró. E a continuidade das atividades visa também permanecer com o status de grupos mais influentes na arte teatral desenvolvida em escola.

Mistérios da Rabeca, divaga na pesquisa do sincretismo religioso à personagens importantes da história do Nordeste, é uma rica e misteriosa viagem pelas fábulas, contos e literaturas de cordéis do Nordeste brasileiro. Esta peça re-vive personagens como Lampião, Maria Bonita, Jararaca e explanam personas como Padre Cicero, São Pedro, Senhora Aparecida (imaculada), São Jorge entre outros personagens místicos das religiões africanas e de causos populares.
O objetivo deste trabalho é fortalecer a relação amistosa entre as demais crenças, fazer refletir o pensamento acerca das diferenças e promover um ambiente saudável onde todos podem conviver pacificamente com suas individualidades em meio ao abstrato pensamento social-coletivo.
Mistérios da Rabeca é baseado na re-leitura de uma poesia do açuense Paulo Varela, que narra a chegada de Lampião e seu bando ao céu, onde tiveram que confrontar-se com os santos e anjos armados. A trilha sonora parte de uma homenagem aodisco Jaraguá Mulungú de Cacau Arcoverde.

Contamos com o pensamento positivo de todos que nos acompanham durante esses tres anos e esperamos representar bem por mais uma temporada nossa arte na terra do cabugi.

Viva o teatro popular!


BOA SORTE A TODOS QUE COMPOE O GRUPO CIA TEATRAL

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Sinistro em Mossoro: Policia encontra corpo com as mãos amarradas para trás e sem a cabeça


O corpo de uma pessoa do sexo masculino aparentemente jovem e em estado de Mumificação "Esqueletização" foi encontrado no início da tarde de hoje, 18 de maio de 2015, dentro de um matagal, próximo ao conjunto Nova Mossoró, na Estrada da Raiz. 
Um caçador, que procurava mel, se assustou com a presença do esqueleto e comunicou a Policia Militar. A equipe de plantão no Instituto Técnico e Cientifico de Polícia Itep, foi acionada para os procedimentos no local. 
Segundo o Perito Criminal Renildo Marcelino, pelo estado de Esqueletização, é muito difícil identificar no local, o que teria causado a morte do rapaz. Ainda segundo o perito parece não haver dúvidas de morte violenta, pelo fato da vítima ter sido morta com as mãos amarradas para trás com fios de eletricidade. 
Os ossos da cabeça estavam desintegrados e afastados do corpo, cerca de 3 metros, mas pode ter sido causado pela ação na natureza. Renildo acredita que o jovem tenha sido morto ou o corpo abandonado no local há pelo menos dois meses, mas não descarta a possibilidade de mais tempo. 
O processo de identificação pode ser facilitado por um relógio de pulso que ainda estava funcionado ou até mesmo por parte das vestes, que a vítima usava no dia que morreu. 
Na Central de Operações da Policia Militar existe o registro de uma pessoa desaparecida, lá mesmo da região onde o corpo foi encontrado, mas segundo informações, o registro de desparecidos é feito nas Delegacias distritais ou de Homicídios.

Fonte: O Câmera

Agentes realizam paralisação em todos os presídios do RN nesta quarta-feira

http://portalbo.com/img/imagecache/650x400_057u4iZ229r1d1JAF875.png 
Os agentes penitenciários realizam, nesta quarta-feira (20), uma paralisação de 24 horas em todas as unidades prisionais do RN, conforme havia sido deliberado pela categoria, no último dia 11. Além da paralisação, os agentes promovem um ato público em frente ao prédio da Governadoria, a partir das 9h. Apenas os serviços básicos e de urgências serão mantidos em funcionamento.
A categoria aguardava uma resposta oficial do Governo do Estado referente ao projeto de valorização dos agentes penitenciários, através do envio do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações. No entanto, mesmo o projeto estando pronto desde o ano passado, até o início da noite desta terça-feira (19), a equipe do Governo não apresentou a data de envio da mensagem para a Assembleia Legislativa. “Vale ressaltar que, em assembleia realizada no dia 28 de abril, a categoria tinha deliberado que iria aguardar por uma reunião com o Governo do Estado até o dia 8 de maio. Como isso não aconteceu, na assembleia do dia 11, os Agentes votaram por uma paralisação. No entanto, no dia 14, o Governo convocou o Sindasp-RN para uma reunião”, explica Vilma Batista, presidente do Sindicato.
Ela destaca que, a respeito da pauta do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, o governador Robinson Faria solicitou ao Consultor Geral do Estado, Eduardo Nobre, que apresentasse seu parecer até esta segunda-feira (18), para que o secretário de Planejamento, Gustavo Nobre, fizesse a análise dos impactos e, nesta terça-feira (19), o Governo apresentasse uma possível data para o envio da minuta do PCCR.
“Fomos para a Governadoria em busca de uma resposta, mas, até o inicio da noite o Governo não apresentou oficialmente um cronograma. Com isso, como a categoria já havia deliberado pela paralisação, o movimento está mantido para esta quarta-feira”, completa a presidente do Sindasp-RN.
Vilma Batista ressalta ainda que os Agentes Penitenciários têm uma pauta de reivindicações que inclui reestruturação dos presídios, aquisição de materiais de trabalho, nomeação de novos agentes e o envio do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração para a Assembleia Legislativa.

Fonte: Eduardo Dantas

Mutirão realizado pela prefeitura municipal de Lajes e secretarias, todos contra a dengue


Hoje dia 20 de Maio como estava programado diante mão, o mutirão contra dengue, teve a realização da prefeitura municipal de Lajes, secretarias: Ação social, saúde, agricultura e meio ambiente e esporte, o objetivo é limpar terrenos baudios, ruas, acessos, trabalhos como: agente de saúde indo casa a casa acompanhado de funcionários que já entrega um folheto explicativo de como proceder caso seja picado(a) e também cuidar para que não venha a ter um foco do mosquito em casa, hoje 40 funcionários homens da prefeitura, que também está dando continuidade di projeto calçada para todos neste bairro, já que uma parte foi feita em 2014.

O prefeito Benes acompanhou tudo, mestre de obras com projetos elaborados e executando, as mulheres também fizeram sua parte, a primeira Dana Ana Karina que faz questão de ajudar, como em todos os outros mutirões ela esteve a frente da equipe das mulheres. Ela relata que a dificuldade é a pequena quantidade de pessoas para dar conta a muito lixo ou entulho.

OUTRAS FOTOS MOSTRA O MUTIRÃO PELA MANHÃ:





           SERVIÇO DE CONSTRUÇÃO DE CALÇADAS E DESGOTAMENTO DE FOSSAS



                                       AGENTES DE SAÚDE INDO PORTA A PORTA



                                                       RETIRADA DE ENTULHOS


                               PODA DE ARVORES  E RETIRADA DOS RESTOS



                                                LIMPEZA DE RUAS E ESGOTO


                         FOLHETO EXPLICATIVO ENTREGUE POR AGENTE DE SAÚDE

É A PREFEITURA DE LAJES EM AÇÃO NO COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE



UM ALMOÇO ESPETACULAR FOI  OFERECIDO PELO ADVOGADO DR. ROSENILDO EM SUA RESIDÊNCIA, CONFESSO " JÁ VI FALTAR COMIDA, MAS GENTE NÃO", 
PARQ EUQM NÃO ENTENDEU, NESTE ALMOÇO TINHA MAIS REFEIÇÃO DO QUE PESSOAS...SOBROUUU E MUITO