Foto: Cedida / Renato Medeiros
Por Josemário Alves
Mais de 150 toneladas de tilápia que eram produzidas em criadouros na barragem de Umari morreram nesta terça-feira (19) no município de Upanema. O motivo foi a mudança de temperatura provocada pelas chuvas dos últimos dias.
Segundo o presidente da colônia de pescadores, José Francisco (Dedé de Cafu), a queda na temperatura e a ventilação diferenciada provocaram a desoxigenação da água da barragem. Dos 13 criadouros, sete deles tiveram perda total.
“Há possibilidade de haver mais peixes mortos nos próximos dias”, estima o presidente.
O prejuízo está orçado em mais de R$ 1 milhão. Em virtude da perda, alguns pescadores não terão mais condições de manter a criação de tilápias, considerada a maior da região.
Os peixes eram comercializados em todo o Rio Grande do Norte e o prejuízo deverá provocar grande impacto no comércio regional durante a Semana Santa. Isso porque, neste período, é comum aumentar o consumo de pescado.
Os peixes mortos foram retirados dos criadouros o mais rápido possível para evitar a contaminação da água do reservatório, que é usada para abastecer municípios do médio Oeste potiguar e várias cidades da Paraíba, através de caminhões pipas.
(Cedida / Renato Medeiros)
Nenhum comentário:
Postar um comentário