terça-feira, 31 de maio de 2016

ALGODÃO COLORIDO É APRESENTADO PELA EMPARN / EMBRAPA EM LAJES RN

Representantes da EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN), em parceria com a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), estiveram na Câmara Municipal de Lajes levando aos produtores rurais do município o conhecimento a respeito do algodão colorido. Estiveram presentes autoridades políticas, agricultores, representantes de associações rurais, apicultores, representantes das secretarias municipais, e uma equipe da Inter TV Cabugi fazendo  uma matéria do encontro.

Os Técnicos Alexandre Wanderley e Aldo Medeiros fizeram uma breve explanação a respeito da atuação das empresas de pesquisas agrária, trouxeram até Lajes o produtor rural Luiz Cassimiro que tem propriedade no município de Angicos para falar um pouco de sua experiência. Luiz Cassimiro contou que já tinha lutado com o algodão branco desde o tempo de seu pai, mas que viu a praga de algodão destruir as plantações e o sonho. Mais recentemente seu filho foi à Paraíba e trouxe algumas sementes de algodão colorido e ele resolveu fazer o experimento em cerca de 2 à 3 ha, obtendo 2 mil kg e vendido a produção para a própria Paraíba.

Algumas perguntas e sugestões foram feitas e respondidas como por exemplo:

* Tipo de solo adequado e quanto tempo leva da planta à colheita? Almir - Solo recomendado: aluvião, não sendo recomendado solo com afloramento rochoso; se obtém o produto com até 120 dias.

* É possível usar água de poços para irrigar a plantação? Alexandre - Recomenda-se a irrigação de salvação, planta-se no inverno e irriga-se à noite quando houver um período prolongado de estiagem.

* É preciso arrancar as plantas anualmente após a colheita? Almir - Recomenda-se que arranquem as plantas anualmente e façam novas plantações com as sementes extraídas da colheita.

* Quantas limpas deve-se dar na plantação em cada safra? Luiz Cassimiro - Ano passado foram dadas 3, esse ano 2 e precisará a terceira novamente. Depende da regularidade das chuvas.

* Mercado é bom? Para quem Vender? - Almir - O mercado é excelente principalmente o de sementes comprado pela Bahia já que a safra de lá não coincide com a daqui. Luiz Cassimiro - Vendi minha produção em pluma à R$ 10,00 (imagino que a arroba 15 kg) dependendo da perspectiva do mercado.

Experimento em Lajes - Será feito um pequeno plantio na Base Física do Fomento com acompanhamento da EMPARN / EMBRAPA, para ser demonstrada na Expolajes deste ano que acontecerá na primeira semana de setembro.
FONTE CICERO LAJES, ACESSE E VEJA MAIS FOTOS

Nenhum comentário: