quarta-feira, 18 de maio de 2016

Palestras alusivas ao dia 18 de maio, contra a exploração sexual de crianças e adolescentes em Lajes



O dia 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. 

A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intra familiar ou interpessoal como na exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, podem se tornar mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo.

Esse ano, mais uma vez, em alusão ao Dia 18 de Maio, as Secretarias Municipais de Educação , Saúde , Assistência Social, Conselho Tutelar e CMDCA, promove a Semana de Combate ao Abuso, Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com palestras, Rodas de Conversa e Caminhada entre as escolas da rede municipal e estadual, da zona urbana rural, tendo como público alvo, crianças, adolescentes e pais dos alunos.

Nenhum comentário: