quinta-feira, 30 de junho de 2016

FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA ESTADUAL PEDRO II DE LAJES NO (FECIPE)


Hoje a escola Estadual Pedro II de Lajes realizou o 3º FECIPE, feira de ciências entre alunos, um dia em que alunos procuram mostrar o melhor da criatividade, através de pesquisas ou estudo próprio alunos usando materiais reciclados e outros retirando materiais do lixo eletrônico dão vida a objetos,  palestra sobre sexualidade e etc...A realização foi nos 3 turnos: manhã tarde e noite, são alunos do 1º, 2º e 3º ano de ensino, uns buscaram reciclar e construir brinquedos eletrônicos, outros mostraram como se produz a tinta e de onde veio a composição, já outros buscaram informações locais de nossa cidade como saneamento, fauna e flora, uma preocupação do futuro, como reutilizar a água do ar condicionado etc...

A direção da escola se faz presente desde a criação deste projeto a uns anos atrás, mas a dificuldade faz com o que tudo se minimize, uma forma de incentivar era mais apoio. Daqui sairá alguns projetos para competir em outra cidade.

Veja algumas fotos na visita a tarde, tirei um tempinho, me desculpe não poder ir os três turnos.

 Da terra para a saúde humana, alunos trouxeram um lambedor extraído de plantas que exite em nossa localidade. Uma forma bem barata de cuidar de possiveis doenças de: gargantas, gripe, etc...
Alunos mostraram o que significa segurança publica entre outros


Uma maquete chamou à atenção, que foi uma vila sendo abastecida pelo fornecimento da energia eólica,  que não só podemos vender a energia e sim consumir e mais, pagar mais barato.


Na saúde pessoal no dia a dia, várias dicas  de viver bem...


Do lixo eletrônico e materiais reciclados que poderiam ir para o lixo para projeto de brinquedos eletrônicos que podem ser reutilizados, de um aparelho de DVD para um barquinho.



Um dos fatores forte de nossa cidade é o artesanato, alunos mostram a transformação de materiais ou objetos que iriam agredir o meio ambiente e também materiais comprados que iriam para o lixo depois do uso, assim podendo virar objetos de decoração ou outra serventia.


Conscientização sobre a desertificação ao mesmo tem projetos voltados a fauna e flora de nossa cidade e do mundo.
 Basicamente vemos como é pigmentada a tinta no geral com matéria prima de plantas entre outros.
 Projeto aos poucos vão saindo do papel e dando materialidade e olhares futuros, nessa foto vemos a construção de um painel solar com leds UV. em pequena quantidade pode ligar algum aparelho de voltagem baixa. Em toda a feira nos três turnos, fiscais observam e dão nota a cada projeto.
 De materiais recicláveis e lixo eletrônicos para formatos de brinquedos eletrônicos, uma forma de retirar material poluindo a terra e reutilizar em outros formatos.

Vários alunos mostravam em uma pequena amostra ou palestra como se pode reutilizar lixo eletrônico que são compostos em prata, metal e ouro. 
Nessa mesma foto alunos voltados ao saneamento básico de nossa cidade mostra através de números e dados, como também soluções para deixar nossa cidade totalmente saneada.

MAIS REGISTROS NO BLOG DE CICERO LAJES

Nenhum comentário: