quinta-feira, 23 de junho de 2016

Festa de São João sem fogueira não é Festa

Hoje dia 23 de Junho é véspera de São João.


A origem do São João:
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. 


Festa Junina no Nordeste
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.  
Comidas típicas
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 
Tradições
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão. (Texto Resumido)

Mensagem de São João:

festa
É sinônimo de alegria...
Arde uma fogueira no chão
Assam-se batatas
Bebem quentão
A menina pula a fogueira
E esquenta meu coração
É noite de festa
É noite de S. João
E me cintila uma alegria
E sobe o balão
Que vai brilhar lá com as estrelas
Ah que paixão!




NOTA DESTE BLOGUEIRO

O São João sem fogueira não presta e não é a cara do São João, uma Cultura Milenar que as vezes penso que vai acabar, uma vez ao Ano a Fogueira deveria ser reconhecida como um achado, foi o Fogo que veio clarear a vida do ser Humano, nada melhor que cultivar essa proeza que vem do Homem das Pedras, penso que esse dia 23 de Junho será um dia qualquer sem festejos, sem fogueira e sem Arraiá, para que isso não ocorra vamos ensinar aos alunos , as crianças esta Cultura bonita.


Algumas pessoas que moram aqui Lajes ou conterrâneos que vem apreciar este dia e visitar seus familiares e amigos, nada melhor que cultivar esta cultura da Fogueira, onde aproveitando este calor, a fumaça e o restante que vira brasa e ainda assando Espiga de milho, um pedaço de Queijo, carne, entre entrou... Nesta foto abaixo vemos o que é vivenciar o São João.

Esta Fogueira é em Dona Juracy Soares, gente boa.

Nenhum comentário: