quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Queimadas provocaram desligamento de linhas de transmissão de energia no Norte e Nordeste




O Operador Nacional do Sistema emitiu nota à imprensa dando detalhes sobre a falta de energia elétrica registrada em várias cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil na tarde desta terça-feira (30).

De acordo com a nota, os desligamentos foram provocados por queimadas de grandes proporções.

Confira:

Às 12h14 ocorreu o desligamento automático do circuito 3 da linha de transmissão em 500 kV Miracema – Colinas, pertencente à transmissora Intesa, não sendo obtido sucesso em seu religamento automático.

Às 12h49, os circuitos 1 e 2 da mesma linha de transmissão, pertencentes à Eletronorte e Taesa, respectivamente, assim como a linha de transmissão em 500 kV Rio das Éguas – Bom Jesus da Lapa II, de propriedade da Taesa, também foram desligados automaticamente.

Segundo informações dos agentes, os desligamentos foram provocados por queimadas de grandes proporções na região.

Esta ocorrência provocou a separação dos subsistemas Norte e Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional (SIN). Em consequência da queda da frequência, houve o desligamento automático de cerca de 2.300 MW de geração, sendo 1.700 MW relativos a usinas térmicas e 600 MW a eólicas, nas regiões Norte e Nordeste.

A correta atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) promoveu cortes de carga para reequilibrar geração e demanda. De acordo com o sistema de supervisão do ONS, houve a interrupção de cerca de 3.500 MW de carga, sendo 2.700 MW na região Nordeste (26 % da carga total dessa região no momento) e de cerca de 800 MW na região Norte (14% da carga total da região no momento).

Seguindo o princípio de efetuar desligamentos de carga de forma distribuída entre as regiões afetadas, houve cortes parciais de suprimento a consumidores nos estados do Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins, na região Norte, e nos estados do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, na região Nordeste.

A interligação entre os dois sistemas foi recomposta às 13h07, com o religamento do circuito 2 da linha Miracema – Colinas. Em seguida, foram religados os circuitos 1 e 3. Às 13h21, foi religada a linha de transmissão Rio das Éguas – Bom Jesus da Lapa II. Às 13h40, todo o processo de recomposição das cargas já estava encerrado.

O ONS se reunirá com os agentes envolvidos para analisar a ocorrência.

Assessoria de Planejamento e Comunicação do ONS

Nenhum comentário: