sexta-feira, 21 de outubro de 2016

ALUNOS DA ESCOLA PEDRO II DE LAJES CONSEGUIRAM UM PRÊMIO MUITO IMPORTANTE, IRÃO ATÉ PARA LONDRES




Texto retirado do face da professora Vitória

Gente, estou me sentindo como se dentro de mim houvesse estourado uma garrafa de champagne! (E olhe que nunca tomei isso!) É  muita emoção! Fiz um texto falando um pouco do que estamos sentindo e vou compartilhar agora com vocês e se der certo, depois eu reposto ele em forma de fotonovela!

"Era uma vez uma escola no coração da região central do Estado do Rio Grande do Norte, com nome de monarca, a escola Pedro II. 

Esta escola tem em seu corpo docente  um professor encantado chamado Marcos Antonio, que apaixonou-se por feira de ciências, ao chegar em uma 8ª Dired muito ativa e ser contaminado pelo vírus do bem, transmitido por uma professora chamada Rita Diana Freitas Gurgel, que fazia parte de uma equipe de uma Universidade que veio para fazer a diferença na produção científica do RN: A UFERSA.

Ao chegar na escola pública, o professor já quis por em prática as novidades apreendidas e assim, sozinho, fez a I mostra científica da EE Pedro II, com a ajuda de alguns estudantes, da diretora Rilva que entrou com a parte logística e o apoio moral de outros professores que apareceram no dia da entrega dos prêmios e de virtuosos universitários que, a partir desta mostra, passaram a acompanhar a escola nas outras que estavam por vir.

Entre esses professores estavam duas que acharam interessante a iniciativa do professor Marcos Antônio e também foram contaminadas pelo vírus do bem.

Passou-se um ano e no ano seguinte, as duas professoras se encontravam em condições de ajudar o colega professor a desenvolver a sua ideia. A vice-diretora Nevonice Laureano, e a coordenadora pedagógica Vitória Silva Paiva acreditaram na ideia e incentivaram professores e estudantes da EE Pedro II a realizar a FECIPE (Feira de Ciências Pedro II) incluindo TODOS os estudantes da escola. Foi um desafio e tanto, considerando  a quantidade de trabalho que seria exigida dos professores orientadores e dos estudantes heróis.

Os estudantes foram contagiados, alguns professores também e a  FECIPE foi realizada e tornou a nossa escola a primeira escola da cidade de Lajes a fazer feira de ciências usando o método científico. Mas a escola com nome de monarca queria mais!

Então, num belo ano de 2016, a coordenadora pedagógica da escola, que ficava responsável por todo o repasse em forma de oficina para os estudantes da escola, encontrou uma  forma meio maluca de incentivar os jovens e ficava bradando para estes: “Façam o projeto bem feito, porque eu quero ir para Londres!" "Eu quero ir para Londres!”   Alguns riam dessa frase dita com tanta ênfase nos espaços da escola Pedro II, mas acabavam atendendo às orientações da coordenadora,  e assim a FECIPE  foi mais uma vez realizada, ainda mais organizada do que no ano anterior.

Nesse ano foi muito trabalhoso para os virtuosos universitários a escolha dos finalistas, pois os projetos da escola estavam muito bem feitos!

A FECIPE passou para etapas seguintes. Nessas etapas, alguns estudantes selecionados para participar de outras feiras de ciências não podiam ir por alguns motivos pessoais, bem como seus professores orientadores.

Durante a primavera de 2016, partiu uma caravana de estudantes heróis, incentivados por seus pais dignos e maravilhosos que confiaram em nossa equipe e liderados pelo professor Marcos Antonio, pela coordenadora pedagógica Vitória e pela vice-diretora Nevonice para uma disputa importante no cenário da ciência no Rio Grande do Norte – a Feira de Ciências do Semi-árido Potiguar no campus da UFERSA em Mossoró. 

Na manhã da partida, a vice-diretora, como uma carinhosa mãe que não mede esforços, providenciava alimento para levar na expedição da escola, entre outras providências. 

A expedição primaveril da Escola Estadual Pedro II, composta por vinte  estudantes, representantes de sete projetos de pesquisa desenvolvidos na FECIPE e os três professores acompanhantes  disputou com maestria seu espaço  com mais de duzentos projetos de pesquisa que lá estavam também.

Durante a disputa,  todos foram brilhantes. A escola foi reconhecida em primeiro lugar na classificação da 8ª  Dired, com os heróis Wallace Maurício e Pedro Henrique, orientados pelo professor Claudionor, um inteligente filósofo que temos em nossa escola. Em seguida, foi outra vez aclamada pelas heroínas Paloma Soares  e Rita, dessa vez nos orgulhando com o terceiro lugar da   classificação da 8ª Dired, sendo que as meninas foram orientadas por outra quase-menina, a brilhante professora Beatriz Reinaldo que veio somar  na nossa equipe.  

E, quando todos pensavam que já iam voltar para Lajes, agradecidos por essas classificações, Deus, o maior e melhor rei de todos os tempos, concedeu uma honra maior àquela escola que, apesar de trazer nome de monarca costumava ser tão depreciada por alguns faltos de sabedoria de nossa cidade. 

Concedeu uma honra maior àquela coordenadora, que capacitou, que incentivou, que ajudou estudantes e professores e que preparou o projeto da  Feira de Ciências da escola. E que dizia: “Eu quero ir para Londres!”

Concedeu uma honra maior àquela vice-diretora que foi atrás de patrocínios, que não mediu esforços para ajudar, que sustentou o evento do início ao fim como um baluarte forte, apesar  das contrariedades.  

Concedeu uma honra maior àquele professor encantado que sonhou, que acreditou e que transformou seu sonho em algo possível e  assim Deus honrou o esforço, a persistência, a paciência e a sabedoria do professor Marcos Antônio, que orientou entre tantos projetos o projeto dos heróis Thomas, Taciliano e Elba e dessa forma nossos estudantes e seu orientador trouxeram para Lajes a credencial para participarem da Feira de Ciências em Londres, na Inglaterra!

E todos voltaram para a escola felizes, como sempre!

Post Scriptum: Agradecemos a todos que fizeram e farão parte desse sonho! Estamos preparando um evento para, de forma simbólica, agradecer a todos. Não citarei nome de ninguém agora, por medo de esquecer alguém. Mas, desde já, os maiores agradecimentos são sim para nossos professores e nossos estudantes maravilhosos! Amamos vocês! Escola Estadual Pedro II, rumo aos 90 anos! #Lajes_em_Londres!
#É_Lajes!


MAS DESDE JÁ, PARABENIZO PELO ALCANÇADO E DIGO MAIS QUE NOVOS ALUNOS TERÃO INSPIRAÇÃO DESTES ALUNOS VITORIOSOS

Nenhum comentário: