segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Dia Nacional do Vaqueiro.




O dia 29 de Agosto entrou para o calendário das comemorações nacionais como dia do vaqueiro em 2008, quando a data foi instituída através da lei federal 11.797/08.

A atividade presente especialmente na região Nordeste, existe há muito tempo, mas só recentemente foi reconhecida como profissão. Em 2013 a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que regulamenta a profissão de vaqueiro no País.

De acordo com a legislação vaqueiro é o profissional que trata, maneja e conduz animais como bois, cavalos e outros de pastoreio.

A lei define ainda como papel desse profissional o treinamento de animais para eventos esportivos. Essa é uma das conquistas da categoria.

A figura do vaqueiro é icônica no Brasil. Para o Nordeste é indiscutivelmente, um símbolo de resistência e tradição. As homenagens aos vaqueiros acabam acontecendo ainda em outras datas.


Aqui em Lajes uma lei foi formalizada  pata todo dia 10 de abril como o dia Municipal do vaqueiro, que foi instituída na autoria do então vereador Canindé Rocha (PT). Aínda se tem a cavalgada de Luiz Faustino com café, missa e almoço para todos. Uma tradição que cresce a cada ano.

Na região central ou em regiões de seca o vaqueiro tem que existir, na família que faço parte, tem pessoas que vivemciam o dia a dia, buscando o animal em locais de difícil acesso.

Nenhum comentário: