domingo, 27 de janeiro de 2013

Médicos cobram melhoria na Saúde

Manifestantes se reuniram ontem, na sede da Associação Médica do Rio Grande do Norte, para cobrar ao governo estadual melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde. A passeata, batizada de Marcha do Fio de Aço, em alusão ao paciente que teve o tórax fechado por fio de nylon, porque não havia fio de aço no hospital, culminou com um protesto em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel.

O tráfego chegou a ser interrompido nas avenidas Hermes da Fonseca e Salgado Filho sentido Natal-Parnamirim, por alguns minutos. Além de faixas e cartazes de protesto, sindicalistas e profissionais de saúde carregavam um manequim para simbolizar o paciente que teve o toráx fechado inicialmente com fio de nylon e um caixão.

A Marcha foi uma iniciativa do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte, da Associação Médica e do Sindicato dos Médicos do RN, e simbolizou o 'engrossamento' da mobilização dos médicos, iniciada há nove meses. O ato reuniu sindicalistas de várias categorias e foi motivada pela ação movida pelo governo do estado contra o cirurgião Jeancarlo Cavalcante que filmou a cirurgia em que foi obrigado a fechar o tórax de um paciente com fio de nylon, na semana passada.

Nenhum comentário: