domingo, 24 de fevereiro de 2013

Semsur começa a fazer recadastramentos dos feirantes na feira das Quintas


Foto: Júnior SantosSemsur pretende identificar feirantes e organizar a situação das feiras em Natal
Andrielle Mendes - Repórter

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) iniciou hoje, pela feira das Quintas, o recadastramento dos feirantes. A medida tem como objetivo atualizar os dados para dar início ao processo da padronização e revitalização das feiras. Durante a manhã de hoje, fiscais da Semsur percorreram as bancas, individualmente, e solicitaram a cópia de uma série de documentos.

Os feirantes foram avisados no último domingo. Ainda assim alguns deles esqueceram a documentação exigida em casa. Este foi o caso de Wilton Barros da Silva, 45, que trabalha em feiras livres há mais de 20 anos. Wilton reconheceu a relevância do recastramento e prometeu levar os documentos no próximo domingo. "Eles querem saber quem está trabalhando legalmente e quem não está", especulou Raimunda Maria da Conceição Filha, 45, que trabalha em feiras livres há apenas dois anos.

Erivaneide Ferreira Ramos, 40, feirante há 20, não discorda do papel do recadastramento, mas reclama: "eles dizem que é para padronizar as feiras, mas três anos se passaram e não vimos nada disso". A responsável pelo setor de feiras da Semsur, Andrea Paula Silva, confirma que a medida visa a organização destes espaços públicos. "A proposta inicial é de que seja mantido um entendimento amigável com os feirantes, para que, o levantamento em curso, seja uma espécie de 'multirão' para regularizar a situação das bancas".
"Constatei que as feiras livres, como um todo, estavam em total abandono. Queremos ter um diagnóstico da realidade de cada uma delas e oferecer um espaço público com segurança e higiene. Os dados serão repassados para o departamento responsável, que vai elaborar um relatório final com a situação de cada feirante", completa o secretário, Raniere Barbosa, titular da secretaria.

A Semsur realizará o recadastramento em todas 22 feiras livres obedecendo a um cronograma. O cadastrado será realizado prioritariamente nas feiras localizadas na zona Norte, bem como nas que não ainda são padronizadas. A secretaria também trabalha na elaboração do novo projeto de revitalização e padronização das feiras de Natal, sendo a das Quintas a primeira contemplada atendendo, inclusive, uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte.

Medidas emergenciais também estão sendo adotadas pela Semsur, como os serviços de limpeza e fiscalização nas feiras das Rocas, Carrasco, Alecrim, Cidade Esperança, Planalto, Lagoa Seca e Panorama. Feirante há 20 anos, Erivaneide reclama das condições da feira das Quintas. Faltam banheiros e o estado das barracas coloca em risco os clientes.

Nenhum comentário: