sexta-feira, 31 de maio de 2013

III Conferência Municipal de Educação de Lajes/RN - no 2013

 

Para abertura o Sr. Kléber  foi o porta voz, ou leitor das orações e congratulações do evento, que leu a ata da conferência e logo em seguida chamou-vos os correspondentes ocupantes da mesa para compor a mesma.

Hoje dia 31 de Maio realizou-se no centro Pastoral a III conferência de Educação de Lajes, onde estiveram presentes: O Prefeito em exercício - José Marques Fernandes, Secretário Adjunto do MEC - Francisco das Chagas, Reitor da IFRN Belchior, Secretária de Educação a Sra. Irene Martins, Coordenadora de Educação - Nevolândia Laureano, Vereadores, representante do SINTERN -   José Teixeira, Secretários(as) adjuntos, Alguns blogueiros, alunos(as), Professores, Diretores e alguns populares, esta conferência é uma oportunidade de saber, ver, ouvir, debater problemas, soluções para a educação em geral.


A mesa foi composta pelas autoridades:  O senhor do executivo adjunto do MEC - Prof. Francisco das Chagas Fernandes, Reitor do instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte(IFRN) o Sr. Belchior de Oliveira Rocha, O Prefeito em exercício o Sr. José Marques Fernandes, O Vereador representando a Câmara de Lajes o Sr. Manoel Quirino da Costa, Secretária de Educação de lajes a Sra. Francisca Irene Martins Gomes e o representante do fórum Estadual da educação e do SINTERN o Sr. José Teixeira.

Uma apresentação deu o pontapé inicial na III conferência Municipal da Educação de Lajes, a turma da futura filarmônica de Lajes que tem seu maestro  e professor Luiz Dantas, foi um projeto que está dando certo, veja algumas fotos:




A conferencia teve seu andamento com pronunciamentos e orações as autoridades presentes.

A Sra. Irene Martins - Secretária de Educação de Lajes/RN em sua oração saúda a todos que ali estão, e diz que é muito bom está aqui neste momento para que junto podemos: traçar, caminhos para educação do município, do estado e do brasil, ainda parabeniza a filarmônica que em pouco tempo já se tem um resultado positivo e que já ficou sabendo que até o final do ano o professor Luiz Dantas quer entregar uma banda filarmônica completa.

Durante todo tempo que vem na prestação de serviços ao município de Lajes, lembra de 2003 quando realizava a I conferência aqui em Lajes, onde era para montar o plano e educação, e que Lajes estava ha frente de outras cidades por que oferecia educação infantil na zona urbana e zona rural e em 2009 realizaram a II conferência para atualizar o plano municipal de Educação onde se falou de gestão, de participação e de financiamento.

Já esta III conferência não necessariamente tem a obrigação de realiza-la, mas intende o momento especial para aproveitar o momento e dar a contribuição a nossa colaboração a nível Nacional, porque vamos participar de outra conferência que será realizada em João Câmara.

A Secretária Irene relata algumas reclamações como a internet que está a desejar, e agradece a colaboração de chagas, Fátima e do ´professor Belchior e diz que é uma satisfação bater no peito e dizer que Lajes está avançando e um exemplo é a construção do polo IFRN, que para Lajes é uma satisfação e diz que precisa melhorar muito e aqui nesta conferência é o momento de: Debater, da sugestões, fazer  criticas, algo que precise melhorar entre outros.

Irene finaliza dizendo que neste momento precisamos dos Pais, da sociedade, sabemos que nós professores é quem podemos e temos a voz de fazer a coisa acontecer, está nas nossas mãos e precisamos tentar realizar.


José Teixeira Saúda a todos, e diz que Chagas tem sido uma pessoa que tem contribuindo para educação deste Pais, que pela 1ª vez no Brasil temos alguém da base que militou desde Lajes até os sindicatos dos trabalhadores do RN, que tem dado muitas contribuições na área da Educação e mais uma educação de qualidade. Lembra que a Educação que nós temos não é a que queremos, não podemos negar os avanços já conquistados nestes 10 anos de projetos implantado por nós no Brasil, Porem, ainda nos encontramos um pouco longe da realidade de uma educação que possa na verdade preparar filhos e filhas para os desafios, todos há de concordar que a educação não é a que queremos.

Está chegando para Lajes uma Escola Técnica, e vocês vão pode pegar a escola pública municipal e Estadual e comprara com a escola técnica, mas nós precisamos valorizar a nossa educação básica neste Pais. 

José Teixeira em tom coerente e frontal diz que enquanto nos presenciarmos discriminação na educação e na sociedade como presenciamos todos os dias, as pessoas sendo discriminadas pela raça, pela cor, pela orientação sexual, nós não podemos dizer que temos uma escola de qualidade.

Finaliza dizendo que, precisamos ter uma escola focada na realidade desse pais, que as escolas terá que está conectada com todos os indicadores sociais, com mercado de trabalho, sabemos que está ficado na realidade desse pais. Por tanto, estamos aqui para nos preparamos para debater, sugerir e por ai vai, queremos projetos para se mostrar para todo Brasil.


Mael Quirino Vereador e representando a Câmara, diz que quando se diz respeito a tirar crianças da rua uma forma principal é através  de projeto como esse que vimos aqui, muitas crianças, jovens e adolescentes empenhados em tocar nesta banda filarmônica, vários projetos que temos no município para justamente trabalhar a criança, o jovem e o adolescente no que se diz respeito para tirar das ruas, é muito importante, a nossa administração tem trabalhado a 4 mães, que tem feito o possível e impossível para dar o melhor para os nossos munícipes.

Mael reforça dizendo que é muito impontante uma conferência como esta, é um instrumento pertinente para que possa ajudar, colaborar na melhoria do crescimento do ensino da educação da nossa Lajes, do nosso Estado e do nosso Pais agradeço a todo que aqui estão.


José Marques Fernandes - Prefeito de Lajes em exercício, na qualidade como vice Prefeito esperava assumir a Prefeitura a qualquer momento, mas não  num momento tão especial como o de hoje para tratar de um assunto de inteira importância para nosso País que é a EDUCAÇÂO, já se diz que sem educação não se vai a lugar nenhum. Por isso, a Prefeitura de Lajes sabendo da importância que é uma conferência onde tudo de dialoga, se discuti para melhorar uma qualidade de educação.

   A educação é uma mola mestra para o desenvolvimento do Município, do estado e do País, isso tem uma significância importante, pois comecei minha vida trabalhando como Professor, hoje estou cedido a Prefeitura. Isso tem uma importância para mim, o Prefeito Benes se afastou e viajou até Portugal, representando o Município junto ao grupo ISIDORO, que é um grupo voltado para energia eólica, foi convidado pelo grupo, onde se instalará um parque eólico aqui em Lajes.

Nos últimos anos a Prefeitura tem investido mais de 30% todos os anos na área da educação, temos educação infantil, ensino fundamental 1 fundamental 2, temos alunos fazendo ensino fora da cidade e temos que ajudar a estas pessoas, mas que graças a Deus no Ano que vem esses alunos poderão está estudando aqui em Lajes com a construção do IFRN. Então dizer a vocês que estou feliz em participar desta conferência, parabenizo aos alunos da filarmônica, aproveito o momento que não é todo dia que O Sr. Chagas vem a cidade, agradeço também ao reitor da IFRN Belchior pela vinda a nossa cidade, vinda essa para somar com todos nós, precisamos aproveitar o máximo para que esse evento tenha proveito, e mais tarde que tenhamos muitos projetos, sugestões.

A mesa foi desfeita para continuar os trabalhos, a ata foi lida para todo, ao mesmo tempo outra mesa foi pronunciada pelo orador da Conferência Kléber.


A mesa foi composta novamente por: O Reitor da IFRN -  O Prof. Belchior, executivo adjunto do MEC - Prof. Francisco das Chagas Fernandes, Coordenadora de educação -  Nevolândia Laureano e Coordenador do Polo da UFRN em Lajes - Emanoel Laurentino de Macêdo.


Chagas Fernandes executivo ajunto do MEC que saúda a todos que ali estão, em sua fala relembra quando esteve aqui em 2003, e em outras ocasiões, algumas questões foram indagadas e anunciadas que para nós eram centrais no Brasil, o FUNDEB foi um deles, o piso salarial para o magistério e que conquistamos, o avanço de 2003 para cá foi enorme do quesito avança na educação, e que até hoje enfrenta ainda vários desafios, se não temos o que eram de nossos sonhos, temos o que nós por relações de força nos permite.

Quando foi convidado para vir para esta conferência, o proposito era falar sobre o eixo 4 que antes de falar sobre ele, mostrou porque que estão fazendo uma conferência com o tema Plano Nacional da educação e sistema da Educação. Chagas ainda relembra das dificuldades e que não tinha uma ação sistêmica para desenvolver a educação, onde a merenda era para o ensino fundamental, e outros ensinos ficavam fora a educação, ensino médio e educação profissional, mas que está mudando essa realidade e tentado desenvolver a educação desde a creche até a pós graduação, ele reforça dizendo que não estamos com a educação resolvida, mas a melhoria vem a cada dia, nada é do dia para noite. Algumas mudanças foram adotadas na legislação Brasileira para poder avançar.

Chagas pede que a escola e principalmente a sociedade tem que participar na aprendizagem do seu filho, não é só responsabilidade da Escola, todos em volta tem que contribuir para que o aluno se empenhe e mantenha o foco que é estudar o básico estudar para se formar do profissionalizante e ter seu trabalho digno e quando tiver seu filho que repasse o que precisou para aprender e chega onde está hoje.

O mais importante na educação é o planejamento que esta no eixo 4 que diz sobre a qualidade da educação com a permanência, a aprendizagem e a universalização da educação básica em nosso Pais, hoje temos da educação básica obrigatória, relembra da briga em 1998 quado aprovaram a constituição que era para colocar como titulo o capitulo de nome Sistema Nacional de Educação e que não conseguiram, a briga foi grande, mas conquistaram agora com a emenda 59, onde o plano Nacional da \Educação deve ser o articulador do sistema da Educação. Pois, com a emenda 59 as mudanças terá que ser posta até 2016, onde todas as crianças de 4 a 5 anos terão que está na escola, todos os jovens de 15 aos 17 anos na escola, claro que garantir a universalização também do ensino fundamental.

Por isso, que é importante estarmos discutindo o plano Nacional da Educação e na conferência da Educação do eixo 4. Para finalizar o Professor Chagas diz "Desafio da educação Nacional, qualidade social na educação, educação para todos e todas", ainda citou os desafios que são:

1 Resolver o problema da organização do sistema, fazer com o que o sistema tenha colaboração
2 Financiamento da educação, precisamos de mais recursos para a educação.
3 Gestão democrática
4 Valorização dos profissionais
5 As Diversidades, é garantir que negros, quilombolas, opção sexual, indígenas tenham as mesma garantias e acesso.

Uma apresentação dos garotos Dudú e Emanuel, pequenos grandes repentistas ou emboladores de coco, uma cultura ainda viva

Logo em seguida o Reitor Belchior esplainou para todos

Professor e Reitor da IFRN Belchior Rocha, em sua oração parabeniza e saúda a todos e a todas, é uma satisfação de estar aqui neste momento discutindo a educação, é sempre bom discutir a educação porque é discutir o desenvolvimento não do País e sim da pessoas, por que as pessoas é quem faz o País. As conferencias Nacional, as conferencias Municipais e Estaduais e a Nacional d Educação como acontece, são exatamente para embasar essa discussão e fazer uma construção coletiva, construção democrática com a participação social. O Brasil tem 5.564 municípios e a vontade e de fazer com que todas penem em um só sentido. o que for discutido aqui será levada para outra cidade, para o estado e para o País, cada interferência aqui pode sim refletir em politicas Nacionais.

Infelizmente temos uma divida social muito grande, e por isso surge a necessidade das escolas, fala que  15 anos os alunos que estudavam em escola pública não acompanhava um estudo quando se migravam para a capital para aprimorar, mas  as cotas percebendo a diferença dos alunos que vinham das escolas particulares tinham um nível diferenciados, já os alunos das escolas pública tinha um nível mais baixo no 1º ano tinha dificuldades, ficavam reprovados, ficavam em algumas disciplinas, no 2º ano já se percebia uma comparação e no 3º ano já não s notava a diferença entre alunos da escola pública e escola Municipal.

A escolas públicas passaram a melhor qualificar seus professores, e preparar melhor seus alunos para competir de escolas para escolas para ingressar nas instituições. O Reitor reforça que assim que for construído o projeto da IFRN, a briga de Lajes para tentar colocar seus alunos vai ser com várias cidades, mas Lajes vai querer muito mais o ingressar seus alunos da cidade.

O Reitor bateu na tecla que a cultura que vimos aqui com a apresentação dos meninos e emboladores de coco, essa cultura precisa ser tão valorizadas quanto outra cultura, na mesma cultura já se tinha um repente sobre outra cultura que é a Serra do feiticeiro e por ai vai... Finaliza dizendo aos alunos que estudem, e aos professores a mesma coisa, porque tem muitas pessoas por ex: Tem Professores de escolas públicas que são aprimorados de que professores de escolas privadas, por isso é que quem faz o estudo certo é aquele que não fica apenas na monotonia e sim, procura mostrar e ensinas coisas diferenciadas.


A professora e coordenadora Levolândia, diz que Lajes é uma cidade privilegiada no âmbito Municipal por ter um ensino nas categorias de: Educação infantil, fundamental, Técnico, superior graduação e Pós Graduação, infelizmente temos receio dessa politica não permanecer, receio Por que? Porque ainda não se formou politica de Estado, precisamos desse apoio e segurança para o futuro, levem para o Estado tudo que estou falando. Quem faz a diferença é o professor e educador que olha para seu aluno e vê sua diferença e que investe na sua potencialidade.

Nevolândia se emocionou quando falou em seu pai, pois no ano 1930 e outros, meu pai naquela época era obrigado até o 5º ano, então ele não podia passar mais do que ele aprendeu, o que é hoje direitos objetivos antigamente não tinha, isso é uma divida.

Estamos hoje responsável para reeducar, reaprender de como alfabetizar a criança, temos algumas dificuldades com crianças que não conseguem aprender, por isso precisamos de apoio, hoje não temos o CREA, são questões complexas, precisamos do apoio de todos os lados quando se trata de ensinar, o futuro está aqui lá fora está em todos os cantos mas precisamos de muito apoio. porque o aluno é de todos, hoje de Lajes amanhã estuda e vai para outro estado, País e aquele aluno que é de Lajes agora é de outro espaço.Vamos aproveitar o momento de debater e discutir para de algo em vista para se construir.

Nenhum comentário: