quinta-feira, 5 de maio de 2016

TRADICIONAL SUBIDA À CAPELA DA DIVINA SANTA CRUZ, SERRA DO FEITICEIRO, LAJES RN


 Nessa terça, 03 de maio de 2016, aconteceu mais uma tradicional subida à Capela da Divina Santa Cruz, na Serra do Feiticeiro, em Lajes. Como em anos anteriores, populares vieram de várias cidades do RN e outros estados do Nordeste. Esse ano mais uma vez a Cavalgada da Família Félix e Amigos esteve marcando presença; os motoqueiros também foram e levaram até um quadrículo.

Este ano devido o dia 03 ter caído no começo da semana o movimento foi menor que ano passado, mesmo assim subiram centenas de pessoas. Também foi dia letivo em Lajes o que impossibilitou alguns alunos de participar (o feriado foi trocado pela segunda). No pé da serra e durante a trilha fui ouvindo algumas sugestões e reclamações de populares com relação a problemas antigos do evento: desgaste da trilha, falta de corrimão, placas educativas e informativas, entre outros.

A prefeitura de Lajes disponibilizou uma ambulância e uma equipe, que foi acionada uma vez enquanto estive lá; fui até a Pedra do Anjo e na volta juntei dois sacos de lixo com ajuda de populares; ao retornar, Marcos de Boa Vista tinha juntado um lá embaixo e, eu dei uma geral com o trilheiro Eudes e Jorge. Na Comunidade Boa Vista aconteceu alguns eventos que marcam o dia de subida à Serra: bolão e muita música do forró pé de serra aos sons modernos dos teclados.
Os idosos também sempre participam desse dia, os mais jovens muitas vezes vão pela aventura ou curiosidade, os mais idosos vão sempre pela fé, alguns sobem todos os anos.
A criançada também é presença marcante, levados pelos pais ou familiares
Os fiéis chegam desde cedo, alguns ainda de madrugada, quase sempre em grupos de amigos.

Nenhum comentário: