quinta-feira, 5 de maio de 2016

REDE TV GRAVA EM LAJES COM O PROJETO CAATINGA POTIGUAR

 O projeto Caatinga Potiguar esteve em Lajes com uma equipe da Rede TV em parceria com a SETUR / EMPROTUR, gravando uma matéria para o programa Good News. Há alguns anos o pessoal vem estudando a fauna e flora da região e os resultados são animadores. Lajes que é uma das cidades em grau avançado de desertificação no RN, também compõe uma grande área preservada do bioma caatinga, especialmente uma faixa que se estende das fazendas Itapuã, Amarante, Muquém e Santa Rosa, no outro lado da Serra do Feiticeiro, se unindo aos territórios de Cerro Corá e São Tomé entre outras cidades. 

A própria serra apesar de bastante explorada pelos caçadores também apresenta significativo quadro endêmico de fauna comprovado em câmeras armadilhas, e de flora comprovada ao olharmos as paisagens da região. Nosso amigo Canindé Rocha já tentou transformar a Serra do Feiticeiro numa APA (área de Preservação Ambiental), quando este foi vereador, no entanto não encontrou respaldo do Poder Legislativo na época. 

As gravações foram feitas no dia 3 de maio no pé da Serra, na Comunidade Boa Vista e na Fazenda Santa Rosa, começando pela manhã e se estendendo pela noite. Pela manhã o pessoal foi acompanhado pelo ambientalista professor Canindé Rocha; à tarde me juntei ao pessoal na companhia do guia local seu João, grande conhecedor da área e que acompanha sempre a equipe do Caatinga Potiguar. Retornamos à Lajes por volta das 22:00 horas.

Equipe:
Eduardo Martins: um dos coordenadores do Projeto Caatinga Potiguar); 
Fabiano Tavares: Subcoordenador de Articulação e Planejamento da SETUR
Paulo Henrique: especialista em mamíferos de grande e médio porte, especialmente felinos . 
Eugênia e Juan: de Costa Rica especialistas em morcegos.
Gabriela Zottis: repórter da Rede TV
André Mees: cinegrafista da Rede TV
 Acima a equipe conversa com o guia local seu João, morador da Comunidade Boa Vista; abaixo observamos bonita paisagem na Fazenda Itapuã.
 Acima o cinegrafista André Mees filma a caatinga; abaixo a equipe observa e registra a paisagem do dorso da Serra do Feiticeiro.
 Acima jumentos barbatões chamam a atenção; abaixo é a paisagem que chama a atenção do cinegrafista
 Acima a repórter Gabriela Zotti conversa com o pesquisador Eduardo Martins e o professor Canindé Rocha;abaixo o guia seu João ajuda a pesquisadora Eugênia esticar a rede para capturar morcegos para estudo.
 O por do sol nos presenteou com belas imagens
 Acima toda a equipe junta, abaixo uma caranguejeira saindo de um buraco.


fonte: cicero Lajes

Nenhum comentário: