sexta-feira, 20 de abril de 2012

Escola Marta Bezerra de Lajes comemorações do mês de Abril

Hoje dia 20/04/2012 na Escola Municipal Marta Bezerra de medeiros foi realizada 1 apresentação e desde a Segunda Feira vem mostrando com algumas apresentações dos dias comemorativos do Mês de Abril, onde fui registrar uma apresentação dos alunos da mesma mostrando o descobrimento do Brasil, veja alguns registros em fotos.
   
 Aqui foram algumas fotos que fiz do evento, fiz um pequeno vídeo, mas para mostrar fica mais fácil em fotos, fiquei sabendo que o meu amigo Melc fez uma apresentação nesta mesma escola, infelizmente não fiquei sabendo da apresentação do mesmo, mas fica para uma próxima oportunidade, parabéns as Escolas que vivem a História de nosso País.

A História do descobrimento do Brasil

Descoberta, ou descobrimento do Brasil refere-se à chegada, em 22 de abril de 1500, da frota comandada por Pedro Álvares Cabral ao território onde hoje se encontra o Brasil. O termo "descobrir" é usado nesse caso em uma perspectiva eurocêntrica, referindo-se estritamente à chegada de europeus, mais especificamente portugueses, às terras de "Vera Cruz", o atual Brasil, que já eram habitadas por vários povos indígenas. Tal descoberta faz parte dos descobrimentos portugueses.
Embora quase exclusivamente utilizado em relação à viagem de Pedro Álvares Cabral, o termo "descoberta do Brasil", também pode referir-se à suposta chegada de outros navegantes europeus antes dele. Esse é o caso das possíveis expedições de Duarte Pacheco Pereira[1] em 1498[2] e mais tarde do espanhol Vicente Yáñez Pinzón em 26 de janeiro de 1500.
Índios tupinambás, gravura do século XVI.
Quando da chegada ao Brasil pelos portugueses, o litoral baiano era ocupado por duas nações indígenas do grupo linguístico tupi: os tupinambás, que ocupavam a faixa compreendida entre CamamuRio São Francisco; e os tupiniquins, e que se estendiam de Camamu até o limite com o atual estado brasileiro do Espírito Santo. Mais para o interior, ocupando a faixa paralela àquela apropriada pelos tupiniquins, estavam os aimorés. e a foz do
No início do processo de colonização do Brasil, os tupiniquins apoiaram os portugueses, enquanto seus rivais, os tupinambás, apoiaram os franceses, que durante os séculos XVI e XVII realizaram diversas ofensivas contra a América Portuguesa. A presença dos europeus incendiou mais o ódio entre as duas tribos, ódio relatado por Hans Staden, viajante alemão, em seu sequestro pelos tupinambás. Ambas as tribos possuíam cultura antropofágica com relação aos seus rivais, característica que durante séculos não fora compreendida pelos europeus, o que resultou na posterior caça àqueles que se recusassem a mudar esse hábito.

Polemica.
Existem outros navegadores que teriam chegado ao Brasil em datas anteriores a Pedro Álvares Cabral, entre eles Vicente Yáñez Pinzón, Diego de Lepe, João Coelho da Porta da Cruz e Duarte Pacheco Pereira. Este últimos teriam estado na costa do Brasil, respectivamente em 1493 e 1498.
No ano 2000, comemorou-se o aniversário de 500 anos do Descobrimento do Brasil, o que provocou polêmica em redor da data. Para muitos, a comemoração implicaria que a história do Brasil completou o quinto centenário no ano 2000, uma perspectiva vista como eurocêntrica, desconsiderando os povos nativos.


 

Nenhum comentário: