LAJES E FAMÍLIA PROCÓPIO

Minha Terra, Meu Orgulho e a nossa História

Lajes - Rio Grande do Norte - Brasil

    Segundo arquivos históricos, a Cidade de Lajes ficou conhecida como ponto de apoio de boiadeiros e  entre outros,  vamos lá conhecer um pouco:

 





Uma fazenda pertencente a Francisco Pedro de Gomes Melo, nos miados de 1825, representou os primeiros sinais de povoamento na localidade.

A localidade de Lajes, por estar estrategicamente situada nos caminhos do sertão, tornou-se um importante ponto de encontro e descanso de boiadeiros e fazendeiros em viagens à procura de negócios, que aproveitavam a parada obrigatória para refrescar o comboio e completar a carga vendida.

No ano de 1914, a estrada de ferro Sampaio Correia chegou à localidade, trazendo com ela o progresso e impulsionando o desenvolvimento local. Em 25 de novembro do mesmo ano, pela Lei nº 360, foi criado o município de Lajes, que na oportunidade incorporou a sede do município de Jardim de Angicos.

   O município mudou de nome por força do Decreto nº 268, de 30 de dezembro de 1943, passando a ser chamado de Itaretama, que significa região de pedras.

    Dez anos depois, em 11 de dezembro de 1953, pela Lei nº 1.032, retornou ao antigo nome; voltou a ser Lajes.



Características geográficas
Área 676,417 km²  
Número de habitantes Lajes:10.412 habitantes Hoje
Densidade populacional Lajes:15,4 /km²(39,9/sqmi)
Fuso horário UTC-3
Cidade da região Central Potiguar, microrregião Angicos. Fundada em 25/11/1914, está a 199m de altitude, 125 Km distante de Natal e de 2007 a 2010 o IBGE estima a sua população em 10.412 habitantes.
Mesorregião Central Potiguar
Microrregião Angicos
Municípios limítrofes Caiçara do Rio dos Ventos
Distância até a capital 125 quilômetros


Indicadores
IDH 0,640 PNUD/2000
PIB R$ 23.912.667,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 2.469,30

História
    O povoamento de Lajes tornou-se um ponto de encontro de boiadeiros e fazendeiros de viagens à procura de negócios.

    Em 1914 aconteceu a construção da estrada de ferro, ajudando no desenvolvimento da área. Em 25 de novembro desse mesmo ano foi fundado o município de Lajes.

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima 
Clima muito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o outono


Temperatura Média
27,2 °C

Geografia
    De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 9.399 habitantes. Hoje essa população aumentou,  Área territorial de 666 km².

Possue um famoso pico no Rio Grande do Norte, o pico do Cabugi, com 590 metros de altitude.Lajes se localiza na Região Central do Estado, distante 125 km da capital.

Fonte: Idema-RN,    Tem algumas partes que mesmo coloquei.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Serra do feiticeiro, Fé e Mistério, 
a História de uma menino que se perdeu e morreu...

  Capela no alto da Serra, onde ficou conhecida por realizar milagres. Em todo dia 03/Maio, várias pessoas sobem para fazer promessas e outras para conhela pela 1º vez, quem vem aqui nunca sai sem presenciar a natureza como ela se apresenta para todos.
   No ano de 1903 um fato trágico mudou a história da Serra do Feiticeiro, uma criança por nome de José Alexandrino, de apenas cinco anos, acompanhava a mãe quando pastoreava cabras pelas redondezas da serra. Ao entardecer, a criança se perdeu da mãe. Após 03 dias de buscas, o corpo do menino foi encontrado em estado de putrefação, deitado sob uma pedra. Perdido na serra imensa, ele morreu de sede e fome. Os moradores de Lajes e região elegeram o local como solo sagrado.
   Anos depois, a população construiu uma capela bem próximo à área onde o menino morreu. Os religiosos fincaram um cruzeiro que recebeu a denominação de "Divina Santa cruz". Todos os anos dezenas de fiéis fazem romarias sempre a cada dia 03 de Maio, data em que o corpo do menino foi achado.
   Apesar da romaria do 03 de Maio já estar encorporada ao folclore religioso do município de Lajes, e dos vários relatos de curas obtidas, a igreja católica não inseriu o evento ao seu calendário religioso.

Pedra do Anjo onde o menino foi encontrado deitado e morto ao se perder da sua mãe.

Por que chama-se a Serra do Feiticeiro? Vamos lá saber um pouco....
    Diz a lenda que há muitos anos, no início da colonização, habitou à serra um índio solitário. Um xamã (curador), de uma tribo descendente dos Tapuias que existia na região. Com o avanço da colonização portuguesa pelo interior do Rio Grande do Norte, as tribos iam sendo dizimadas. Os que conseguiam escapar do massacre dos europeus, se escondiam nas serras e encostas protegidas por matas fechadas e de difícil acesso.
      Para não ser morto, o velho índio se escondeu na cordilheira serrana que se estendia pela região central do Estado. Desde então a misteriosa serra passou a ser o refúgio daquele xamã solitário.Lá, ele conviveu pacificamente com os colonos da região.
     Profundo conhecedor das plantas nativas e da "medicina" indígena, o velho índio era um alquimista. Com suas porções, incensos e rituais, ele curava os animais dos rebanhos que pertenciam aos criadores da região. Sempre que cada vaca, boi , cabra e cavalo caia doente, o índio aparecia para conceber a cura.

    Ainda de acordo com essa lenda, além dos animais, o velho índio da serra passou também a curar as pessoas. Fato que o notabilizou como o Feiticeiro da serra. Daí o nome; Serra do Feiticeiro.
Serra do Feiticeiro um sertão de magias.
    A Serra do Feiticeiro é um potencial turístico ainda inexplorado localizado na cidade de Lajes (RN) acerca de 12 km da sede do município. O lugar é um grande atrativo para turismo ecológico e esportes de aventura. O propósito deste blog é divulgar essas potencialidades.
Matéria: Tárcio Araújo

=========================================================================

CASA DE CULTURA POPULAR DE LAJES


Casa de Cultura Popular em Lajes: Palácio Alzira Soriano


Tem como Patrono a Fundação José Augusto, inaugurada em 19/06/2005. Na época Lajes foi a 12ª cidade do Estado a ganhar uma Casa de Cultura Popular, as instalações foram feitas, a partir de um prédio antigo, onde terminou em belíssima obra. A área interna dispõe de pinacoteca, café-bar, espaços para oficinas e Box para exposições.

O nome Palácio Alzira Soriano, batizando a Casa de Cultura de Lajes resgata uma referência histórica da região Central. Alzira Soriano foi a primeira Prefeita do Brasil e da América Latina. A história registrou que uma de suas primeiras ações como administradora de Lajes foi convocar intelectuais do Estado, para desenvolver projetos de educação, saúde, urbanização e construção de estradas.
 ===================================================================

FAMÍLIA PROCÓPIO DE MOURA DO VALLE

GENEALOGIA DAS FAMÍLIAS

PROCÓPIO DE MOURA - MOURA DO VALLE




******************************************************
******************************************************************
DESCENDÊNCIA DE


FRANCISCO PROCÓPIO DO VALLE

E

MARIA DO CARMO DO NASCIMENTO MOURA





******************************************************
******************************************************************
Pesquisa iniciada em
MARÇO DE 2002









Esta pesquisa pretende, tão somente, ordenar os descendentes da família que tem sua origem no casal Francisco Procópio do Valle e Maria do Carmo do Nascimento Moura.
Inicialmente iremos reproduzimos o Brasão da família PROCÓPIO, tecendo considerações sobre a origem histórica deste sobrenome. Do mesmo modo nos reportaremos a família MOURA, destacando o seu brasão e a origem histórica deste sobrenome. 
Em continuidade, dividiremos, a pesquisa em duas partes:
Na I Parte, destacaremos a família PROCÓPIO DE MOURA, registrando especificamente a descendência de José Procópio de Moura, progenitor desta família, tendo sido o único, de todos os onze filhos de Francisco Procópio do Valle e Maria do Carmo do Nascimento Moura, a ser registrado como o sobrenome Procópio de Moura. Todos os demais filhos, seus irmãos, foram registrados com o sobrenome Moura do Vale
Na II Parte, procuraremos registrar a descendência dos irmãos de José Procópio de Moura, com o sobrenome Mouro do Valle, iniciando o registro, com uma sucinta referência a origem histórica da família VALLE. 
Por uma dever de justiça, destacaremos, dentro do possível, todos aqueles que oriundos de outras famílias, estão integrados a família com o sobrenome Procópio de Moura, ou com o sobrenome Moura do Valle, registrando-os nas partes intituladas: Aderentes a Família Procópio de Moura ou Aderentes a Família Moura do Valle, respectivamente.
Para facilitar a localização de cada geração neste despretensioso trabalho, estabelecemos, na página 04, um índice com os principais filhos do casal fundador de ambas famílias aqui pesquisadas.
OBS.: Devemos enfatizar que o avô do pesquisador, José Procópio de Moura, foi o único filho do casal Francisco Procópio do Valle e Maria do Carmo do Nascimento Moura, que foi registrado com ausência do sobrenome do Valle. Todos os seus irmãos apresentam nos registros o sobrenome Moura do Valle, omitindo o patronímico Procópio, entretanto, todosProcópio de Moura e os Moura do Valle, são parentes na mesma consangüinidade.
Este fato permitiu a José Procópio de Mouro ser o precursor de uma linhagem com o sobrenome PROCÓPIO DE MOURA.
Estes registros estão sujeitos a atualizações por quem de direito, sempre que surgirem informações novas que corrijam as anteriores, ou retificações, a partir do momento em que os dados registrados se entrechocarem com informações comprovadas. Fica, quem detectar as possíveis alterações, no direito e dever de fazê-las, endereçando-as para o nosso E-mail :
www.procópiojunior@hotmail.com





Procópio de Moura e Moura do Valle,
teve sua gênese com o casal :
FRANCISCO PROCÓPIO DO VALLE
MARIA DO CARMO DO NASCIMENTO MOURA

Francisco Procópio do Valle e Maria do Carmo do Nascimento Moura, bisavóis do pesquisador, constituíram umafamília de 11 (onze) filhos. 
São filhos de casal:
(1º Filho) - JOSÉ PROCÓPIO DE MOURA
(Avô do pesquisador)
☼ 28.07.1870
† 04.09.1943


(2º Filho) - SEBASTIÃO MOURA DO VALLE
 28.12.1877
 24.09.1931
(3º Filho) - SINFRÔNIO MOURA DO VALLE
(4º Filho) - JOÃO MOURA DO VALLE
(5º Filho)  - AURELIANO MOURA DO VALLE “Tio Preto”
 03.05.1879
 30.10.1946
(6º Filho) - LIBANIA MOURA DO VALLE
(7º Filho)  - MARIA MOURA DO VALLE
 18.06.1905
  03.05.1987
(8º Filho) - RITA MOURA DO VALLE
(9º Filho) - OLYMPIO MOURA DO VALLE
(10º Filho) - CLETO MOURA DO VALLE 
(11º Filho) - BRUNO MOURA DO VALLE 




******************************************************
******************************************************************
 

X 
 

BRASÃO
PROCÓPIO
  Voltar 

  
PROCÓPIO
Referencias ao sobrenome italiano Procópio, incluem uma nobre família de Messina em que os membros pertenceram à nobreza daquela cidade do século XV ao século XVII. Os primeiros documentos existentes revelam que a um tal Giovansalvo Procópio, foi concedido por Carlos V, o titulo de Barão da Xiamarca. O brasão concedido à família vem descrito mais abaixo.
O sobrenome Procópio é de origem patronal e segue o tipo base dos sobrenomes que derivam do nome próprio do pai do fundador da estirpe. Neste caso o nome é “Procópio” e o significado do sobrenome é “filho de Procópio”. Este nome deriva do latim “Procopius” que por sua vez vem do Grego “Prokopios” e da palavra “Prokope”, que tem por significado “Sucesso” ou ”Progresso“. Leite de Vasconcelos interpreta: Aquele que ganha ou progride (Antenor Nascentes, II, 252).
Na Itália, outros referimentos a este sobrenome, compreendem documentos do nascimento de um tal Guglielmo Procópio, e netos de Frederico Procópio e de Eugenia Attardi, nato de Messina em 28 de dezembro de 1905. Um Giovanni Cheologue Procópio, filho de Cheologue Procópio e de Phitini Komiss que nasceu em Mitilene, na ilha de Lesbo, na Grécia em 22 de outubro de 1988.
A popularidade do nome Procópio é devida também ao culto de vários santos que levaram este nome, em particular por São Procópio, mártir em Cesarea, na Palestina em 303. Notáveis portadores do nome Procópio incluem o historiador grego Prokopios, nascido em Cesarea em meados de 500 D. C.. Em 527 se tornou conselheiro e mais tarde Assessor do Estado Maior do General Balisario, que acompanhou nos campos da Persia, da África e da Italia. Em 1540 Prokopios retornou a Constantinopla e se tornou prefeito da cidade em 542. 
ARMA (Brasão de Família): Inquartado (algo referente a quatro partes), 1º e 4º de cor azul, com duas arvores desenhadas de ouro. Ordenadas em face. 2º e 3º de ouro, em quatro paus de vermelho cadeados de prata, com duas águias em preto coroadas da mesma cor.
(Brasão reproduzido na página 3, foi obtido junto a “The Historical Research Center, Inc.”) 
TIMBRE: Uma águia com as asas abertas em negro. Coroada de ouro. 
ORÍGEM: Itália 
OBS.: Texto contido neste documento, foi compilado da empresa “The Historical Research Center, Inc.” – História do Sobrenome Procópio - 1993; e do Dicionário das Famílias Brasileiras de Carlos Eduardo de Almeida Barrata e Antônio Henrique da Cunha Bueno – Vol. II – Projeto Cultural e Coordenação Geral Ibero América – Comunicação e Cultura S. C. Ltda. – São Paulo – SP – p. 2534



 BRASÃO
MOURA 
 

  
MOURA
O sobrenome português MOURA é proveniente de uma antiga família, cujos indicativos, procede de um nobre português chamado D. Pedro Rodrigues, e do seu irmão D. Álvaro Rodrigues, que conquistaram dos MOUROS um lugar de nome MOURA em Portugal.
De acordo com a pesquisa realizada, o sobrenome MOURA, refere-se a uma das mais antigas famílias portuguesa, cujo sobrenome é classificado como sendo de origem habitacional.
Este termo habitacional, refere-se as sobrenomes cuja origem provem do lugar de residência do portador original. Normalmente os nomes habitacionais nos informam de onde veio o progenitor da família, seja uma cidade, vila ou um lugar identificado por uma característica topográfica. Portanto, o nome Moura foi tomado da propriedade da família, ou seja, de uma Vila de Portugal.
Informam os documentos pesquisados que no ano de 1107, no tempo de D. Afonso Henriques, 1º rei de Portugal, D. Pedro Rodrigues e seu irmão D. Álvaro Rodrigues, ganhou dos Mouros a Vila de MOURA, que estava sobre o domínio dos MOUROS, que ficou sendo o solar desta família e donde tirou o sobrenome.
D. Pedro Rodriguestornando-se senhor da terra de MOURA, do castelo do mesmo nome, das terras e da torre de chã. Mestre da Ordem de Calatrava e, sendo Conselheiro de Dom Afonso Henriques, foi por ele feito Conde de MOURA.
Contam ainda os documentos antigos que Dom Pedro Rodrigues teve vários filhos, entre eles D. Martim Rodrigues, freire da Ordem de Calatrava, de cuja Ordem veio a ser Mestre, parecendo que teria sido casado antes de ter voto, porquanto seus dois filhos, D. Pedro Martins e D. Álvaro Martins, que também foram freires da mesma Ordem, não tiveram dispensa para entrar nela, prova de não haverem sido bastardos. 
De D. Martim Rodrigues, Mestre da Ordem de Calatrava, nasceu Vasco Martins Serrão de Moura, fidalgo principal do seu tempo, que andou na conquista do Reino, Senhor da Vila de MOURA,
Vasco Martins Serrão de Moura, filho de D. Martins Rodrigues e neto de D. Pedro Rodrigues, foi o 1º Senhor de Moura, por mercê de sua parenta a rainha D. Beatriz de Gusmão, que casou em 1253, com D. Afonso III, rei de Portugual, no ano de 1248, título concedido em pagamento de seus serviços.
Dizem alguns genealogistas que Vasco Martins se chamou Serrão, por causa de um lugar que ganhou aos MOUROS junto da Serra de Gerês e do Senhorio de MOURA. Por ser assim, lhe veio este apelido, que passaram a usar os filhos, havidos em sua mulher D. Maria Dias de Góis, com quem se casou em 1264. Ela era filha de Pedro Salvadores e de sua mulher, D. Maria de Esposende.
Antigas referências ao sobrenome MOURA, registram notáveis portadores deste sobrenome, entre outros: 
Brites de MOURA, mulher nobre portuguesa, citada em 1350;
Manuel Antônio deMOURA, pintor português, citado também em 1350;
Cristóvão MOURA, Marquês de Castel Rodrigo, Embaixador e Vice-Rei Português na Espanha, citado em 1566;
Pedro Álvares de MOURA, cônego e compositor português, citado em 1594;
José Joaquim de Azevedo MOURA (1794-1875), Bispo e Ministro de Estado Português.
A família Rolins, Unindo-se aos Mouras, passaram a usar o Brasão de Arma da família MOURA.
João Rodrigues de Sá, entre os versos que dedicou às famílias nobres de Portugal, deixou os seguintes, relativos aos MOURAS:
“Quem sete castelos doura
sobre vermelho acendido
lhe o sangue conhecydo
por tomar aos mouros Moura
dande trouxe o apelydo
Hum dom Rolym estrangeiro
foy destes o padroeiro
de cuja fama aynda soa
na tomada de Lixboa
que nom foy o derradeiro.
D. João Ribeiro Gaio, bispo de Malaca, também registrou as proezas desta família nos seguintes versos: 
Sete castelos tomaram
D. Rolim com seus soldados
a mouras que cativaram
e deles os reis passados
o de Moura lhe dotaram”. 
(A grafia foi reproduzida no original) 
Em Pernambuco, entre as mais antigas famílias, encontra-se a de Frutuoso de Moura, que deixou geração a partir de 1586, com Antônia Docenha.
Ainda em Pernambuco, registramos D. Felipe de Moura, que passou em Pernambuco, em 1556, no tempo em que o Governo era exercido por sua tia Brites de Albuquerque, viúva do Donatário Duarte Coelho. Portanto, também era sobrinho do famoso Jerônimo de Albuquerque, patriarca desta família de fidalga linhagem da parte dos Mouras, de Portugal.
Sobrinho da Governadora e de Jerônimo de Albuquerque, teve posse e posição. Deixou numerosa geração, de seus dois casamentos:
O 1º casamento de D. Felipe de Moura, foi com a sua prima, Isabel de Albuquerque, que era filha do mesmo Jerônimo de Albuquerque e da “índia Muira-Ubi” Maria do Espírito Santo Arcoverde.
E do 2º casamento, em Pernambuco com Genebra de Albuquerque, que era filha de Felipe Cavalcanti, patriarca da família Cavalcanti, de Pernambuco e de Catarina de Albuquerque, também filha da mesma “índia Muira-Ubi” Maria do Espirito Santo Arcoverde. Genebra de Albuquerque era sobrinha, pelo lado materno, da primeira mulher de D. Felipe de Moura, Isabel de Albuquerque, citada acima.
As armas descritas abaixo foram concebidas à família MOURA pelas autoridades apropriadas. Este título vem de geração em geração. Seu Brasão de Armas foi concedido em 1137 e consta do “Livro do Armeiro-Mór”.
As Armas dos MOURAS são: 
BRASÃO: De vermelho, com sete castelos de ouro, postos 1, 2, 1, 2, 1 
TRADUÇÃO: Vermelho simboliza Marte, Deus da Guerra, denota Fortaleza Militar e Honra. Ouro indica Nobreza e Generosidade. 
(Brasão reproduzido na página 7, foi obtido junto a “The Historical Research Center, Inc.” corrigindo-se as figuras das seis torres, pelo corretos sete castelos) 
TIMBRE: Um castelo do escudo.
ORIGEM : Portugal
As informações do texto foram retiradas das seguintes fontes: 
―― Do “The Historical Research Center, Inc.” Franquia da Histotical Research Center – Grupo Catho – Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 30-01403-900 - São Paulo – 1996.
―― Da Empresa Brasões Sociedade Comercial – Brasões e Adesivos, que cita a “Resenha das Famílias Grandes e Titulares Portugueses” e “As Nobres e Titulares Famílias Espanholas e Portuguesas” com endereço em Belo Horizonte – MG. – Caixa Postal 3455 – CEP 30.112-970
―― Do texto de Antônio Machado de Faria, da Academia Portuguesa da História, constante do livro: Armorial Lusitano – Genealogia e Heráldica. Propriedade e Edição de Editorial Enciclopédia. – Lisboa, 1961; 
―― Do Dicionário das Famílias Brasileiras de Carlos Eduardo de Almeida Barrata e Antônio Henrique da Cunha Bueno – Vol. II – Projeto Cultural e Coordenação Geral Ibero América – Comunicação e Cultura S. C. Ltda. – São Paulo – SP – 2534 p..
 



PROCÓPIO DE MOURA
SED NOMINI TUO AD GLORIAM
(Pela glória de seu nome) 
PROGENITORES 
JOSÉ PROCÓPIO DE MOURA 
☼ 27.07.1870   †  04.09.1943 
 
ANA OLIMPIA DE MOURA
☼ 06.02.1886  † 06.06.1919 
Avós do pesquisador 

José Procópio de Moura, filho de Francisco Procópio do Valle e Maria do Carmo do Nascimento Moura, nasceu em 26 de julho de 1870, em Vila de Ingazeira do Pajeú de Flores. Casou-se no povoado de São Francisco de Villa Bella (atual Serra Talhada, no Estado de Pernambuco), num dia de sábado, em 07 de julho de 1900, com Ana Olímpia de Carvalho e Sá, que passou a assinar Ana Olímpia de Moura. O casamento foi celebrado pelo Cônego Joaquim Antônio de Siqueira Tavares, às 8 horas da manhã. Foram padrinhos do casamento o Major Francisco Vieira Lima e Dona Emília Vieira Lima.
Transcrevemos aqui algumas passagens da vida de José Procópio de Moura, colhidas em uma velha caderneta de anotações, que foi conservada por José Procópio Filho, estando hoje em poder da neta, Geisa Procópio Filgueira, filha de José Procópio Filho. 
“Cheguei em Villa Bella, em 3 de setembro de 1896, fui para a casa do Sr. Francisco Neto, no dia 10 de dezembro do mesmo ano e saí no dia 16 de dezembro. Fui para a casa do Sr. Né Pereira, na fazenda Caiçara do Rio, em 10 de janeiro de 1897, abri aula no dia 11 do mês acima e saí de Caiçara em 10 de março de 1898. Viajei para Pitombeira, fazenda do Barão de Pajeú, no dia 1ª de março de 1898 e abri aula, no dia 2 do mesmo mês e saí no dia 20 de maio de 1898. Cheguei em casa do Coronel Padre Pereira, fazenda Poço de Lica, no dia 21 de maio de 1899, abri aula no dia 22, e saí no dia 5 de janeiro de 1900. Seguí para o Piauí no dia 6 de janeiro e voltei em 18 de março de 1900”. 
O regresso de José Procópio de Moura, do Piauí, no dia 18 de março de 1900, aconteceu, possivelmente, em razão do compromisso com Ana Olímpia de Carvalho e Sá, que passou a se chamar Ana Olímpia de Moura, vez que o casamento realizou-se no dia 07 de julho de 1900, ou seja, três meses e vinte dias após a sua chagada do Piauí, em 18 de março do mesmo ano.
Diz ainda as anotações de José Procópio de Moura que me foram, repassadas por José Clementino de Araújo, casado com Edna Antunes de Souza, que após o casamento passou a se chamar Edna Antunes de Araújo, o seguinte:
“Casei-me no dia 07 de julho de 1900 no povoado de São Francisco de Villa Bella, às 08:00 da noite, pelo Cônego Joaquim Antônio de Siqueira Torres, foram padrinhos, Major Francisco Vieira Lim e dona Emília Vieira Lima, tendo sido efetuado num dia de sábado”.
Pelo que se depreende do relato acima destacado, a expressão “abri aula”, sugeri que José Procópio de Moura, exercia função de Professor, ministrando aulas particulares, visitando cidades e fazendas, lecionando matérias as quais desconhecemos.
José Procópio de Moura, saiu de São Francisco de Villa Bela, (atual Serra Talhada), Estado de Pernambuco, onde tinha um Cartório, com destino à Vila de Lajes, no dia 25 de outubro de 1911, tendo chegado em Lajes, no dia 09 de novembro de 1911, cidade que se tornou o berço natal de grande parte da família Procópio de Moura e Moura do Valle, tornando-se aí, Escrivão e Tabelião do único cartório da cidade. 
Voltamos a enfatizamos que estes registros foram compilados de uma velha caderneta de anotações, que pertenceu a José Procópio de Moura, que se encontra em poder de Geisa Procópio Filgueira, como também, de duas folhas datilografada por José Procópio Filho, datada de 15 de junho de 1929. 
A mesma fonte de informações nos serviu para os registros de nascimento constantes às fls. 13, cuja cópia xerox temos em nosso poder. 
“Anna Procópio de Moura, faleceu no dia 5/6 de junho de 1919, na Villa de Lajes, Estado do Rio Grande do Norte”.
Anna Procópio de Moura, possivelmente se chamava, Anna Olímpia Procópio de Moura já que temos registro com este nome, morreu ao nascer no dia 5 ou 6 de junho de 1919. Este parto provocou também a morte de Ana Olímpia de Carvalho e Sá, que após o casamento com José Procópio de Moura, passou a assinar Anna Olímpia de Moura.
Este casamento de Anna Olímpia de Carvalho de Sá com José Procópio de Moura, não tinha a aprovação dos pais de Anna Olímpia, José de Carvalho e Sá e Constancia de Carvalho e Sá, em razão dela ter os olhos muito azuis e cabelos loiros, enquanto José Procópio de Moura era moreno.
Informa José Clementino genro de Maria Procópio de Moura o seguinte:
Que a mudança da família que morava em Pernambuco aconteceu em razão da transferência de José Procópio de Moura, que era Tabelião em Villa Bella (hoje Serra Talhada), para a cidade de Jardim de Angicos, razão porque a família teve que se mudar para aquela cidade.
Outra versão apresentada por Clementino, é que entre 1909 e 1911, por causa das brigas entre famílias, José Procópio de Moura, mudou-se para Touros onde já morava uns parentes (irmão) seus, como Sinfrônio Moura do Vale entre outros.
Segundo Iracilda Procópio de Moura (Buá), esta mudança para a praia de Touros aconteceu na mesma época em que sua mãe, Anna Olímpia de Moura, estava com 5 meses de gravidez de Aureliano Procópio de Moura (Seu Lero). Tendo “Seu Lero” nascido naquela praia.
Após a mudança, ao chegar na cidade de Touros, a situação naquela localidade não era das mais favoráveis, a família então resolveu se mudar para a cidade de Lajes, onde também havia outros irmãos, ou seja, Aureliano Moura do Valle e Olympio Moura do Valle.
Ainda com relação a mudança para a cidade de Lajes, informa a senhora Joana Medeiros do Valle, esposa de Nicolau Moura do Valle, ter conhecimento por ouvir dizer, que a viagem da família para a Vila de Lajes, foi provocada pelo assassinato de Bruno Moura do Valle, irmão de José Procópio de Moura.
Esta versão justifica a primeira informação de José Clementino com relação a uma briga entre famílias. Lamentavelmente não temos conhecimento com qual família houve a desavença que provocou a vinda dos Procópio de Moura do Valle, para a cidade de Lajes.
Temos conhecimento de que esta mudança para Lajes ocorreu entre 1911 e 1915, indo todos morar na Rua da Igreja, tempo depois se mudaram para a Rua Soriano Filho, 64.
Com a morte de Anna Olímpia de Moura, sua filha Maria Procópio de Moura assumiu a criação dos irmãos menores. Maria Procópio, anos depois, precisamente em 20 de novembro de 1927, casou com Honório Antunes de Souza.
Ramiro Pereira da Silva, ex-Deputado Estadual, que fora casado com Maria Lila Moura do Valle, filha de Sinfrônio Moura do Valle, na crônica que ofereceu ao jornal “Folha do Mato Grande” na seção “Memória Regional”, que tem como título Lajes, Passado e Presente IV, reportando-se sobre a cidade de Lajes do passado, destacou a primeira feira livre daquela cidade, realizada em 6 de agosto de 1909, cujas mercadorias vinham naquele dia nos costados de burros, de várias partes do Estado, principalmente, da região do Seridó, como carne seca, lingüiça, manteiga e queijo.
Na oportunidade faz referencia a família Moura do Valle, registrando:
“Nos dez anos que se seguiram Lajes passou a receber dezenas de imigrantes que deram início ao desenvolvimento da cidade, principalmente no setor comercial, como foi o caso de Perciliano Augusto de Morais e Joaquim Ferreira da Costa que se estabeleceram com lojas de tecido. Os irmãos Moura do Vale, Sinfrônio, Aurelianio, Sebastião e José Procópio de Moura que vieram de Serra Talhada, Estado de Pernambuco e que muito contribuíram para o progresso de Lajes. Sebastião e Aureliano, se estabeleceram também com lojas de tecidos, sendo que Sinfrônio adquiriu propriedade e passou a produzir algodão chegando a instalar o primeiro locomóvel de Lajes, onde passou a beneficiar sua produção e de outros produtores, transformando algodão em caroço, em pluma. José Procópio assumiu o cartório único existente ficando naquela função até o início da década de 1930, quando transferiu o cargo para o seu filho Manoel Procópio de Moura.”
(Jornal Folha do Mato Grande – Novembro de 1997, pag. 06.)
Estes pequenos enfoques, que serve como preâmbulo para o registro dos descendentes de José Procópio de Moura, progenitor da família Procópio de Moura, complementa-se com algumas citações sobre a cidade de Lajes, habitat por escolha desta família.



A cidade de Lajes esteve nos anos de 1825, no seu primeiro arremedo de povoamento, fixada na fazenda de Francisco Pedro de Gomes Melo.
Dado a sua localidade no sertão, a cidade de Lajes tornou-se um lugar estratégico para o descanso das boiadas que vinham da atual cidade de Assu, ou pelo Buiqueirão da Serra ou em Santa Maria, saído em Baixa Verda, e ponto de encontro dos fazendeiros em viagens de negócios.
Entretanto muitos anos se passaram para que aquela localidade se tornar município. Quase cem anos depois de sua existência iniciada como um local de descanso das manadas bovinas, o Governo Estadual, através da Lei nº 360, publicada em 25 de novembro de 1914, criou o município de Lajes. Neste mesmo ano, segundo o pesquisador Marcus César Cavalcanti de Morais, chegava a cidade de Lajes, em julho de 1914, à Estrada de Ferro e com ela o progresso e o desenvolvimento. Informação divergente da Fundação “Hélio Galvão”, publicada no jornal cultural Galante, de novembro de 2003, informa que a Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte de Lajes foi inaugurada em data de 11 de novembro de 1914.
Os atuais municípios de Jardim de Angicos, Pedra Preta e Caiçara do Rio do Vento, estavam vinculados, ao município de Lajes.
Jardim de Angicos, quando distrito, era incorporando ao município de Lajes, tendo sido desmembrado através da Lei nº 2.755, de 08 de maio de 1962.
Pedra Preta foi elevada a condição de Vila em 1938, vinculada ao município de Lajes. Entretanto passou a município em 19 de janeiro de 1963, através da Lei nº 2.815.
O povoado de Caiçara do Rio do Vento, foi desmembrado de Lajes e passou a município em 19 de janeiro de 1963, por força da Lei nº 2.813. Nas eleições de 03 de outubro de 2004, Felipe Muller, avô materno de Gabrielly Müller Procópio, neta de Manoel Procópio de Moura Júnior, foi eleito Prefeito do município.
A cidade de Lajes limita-se hoje como os municípios de: Cerro Corá; Pedro Avelino; Fernando Pedrosa; São Tomé, Jandaíra; Pedra Preta; Angicos e Caiçara do Rio dos Ventos.
Como atrações turísticas de Lajes destacam-se: A Serra do Feiticeiro; o Parque Ecológico do Cabugi; Olho D´água da Boa Vista; e as fazendas Dinamarca, Fronteira e Firmamento.
Entre os órgãos culturais podemos destacar a União Caixeiral, fundada em 24 de novembro de 1924, tendo entre os seus fundadores Manoel Procópio de Moura, pai deste pesquisador.
Um fato histórico de repercussão nacional e internacional, vez que foi notícia no jornal The New York Times, em 08 de setembro de 1928, esta ligada a eleição ocorrida em 1929. A cidade de Lajes, neste ano, elegeu a Senhora Alzira Soriano para Prefeita do município. Alzira Soriano nasceu em 29 de abril de 1897, viúva, fazendeira, cuja fazenda chamava-se Primavera, aos 31 anos, com o apoio do seu pai que era chefe político, do Governador e de Berta Lutz, militante feminista, candidatou-se e foi eleita a primeira Prefeita do Brasil e da América do Sul. Tendo governado quase dois anos, terminou a sua administração na Revolução de 1930, quando passou para a oposição. Este fato tornou-se histórico porque ela foi a primeira mulher prefeita na história do Rio Grande do Norte, do Brasil e da América Latina.
Outro fato que merece registro se referi a mudança do nome da cidade ocorrida em 30 de dezembro de 1943, que passou a se chamar Itaretama. De ita-retama, região de pedras, de lajes. No entanto, anos depois, em 11 de dezembro de 1953, a cidade voltou ao seu primitivo nome, conservando-o até os dias atuais.
Esta mudança de nome provocou a paródia na música “Quem parte leva saudade” inspiração de Luiz Cide, com a seguinte letra:
“Esta cidade brasileira / De gente hospitaleira / Onde o rio passa / Esta cidade brasileira / De gente hospitaleira / Onde o rio passa / Ai, ai, ai, / Ai, ai, ai / Gozar só de muita fama / Esta cidade amena, meu bem / É Itaretama.” (Letra de Luiz Cide).
Homenageada por poetas e poetisa a cidade de Lajes sem foi evidenciada por seu povo.
A poetisa Maria Correia, em 16 de maio de 1971, fazendo uma saudação da Lídia Pereira de Moura, esposa de Manoel Procópio de Moura, declamou a poesia de sua autoria “Lajes do Cabugi”, que transcrevemos abaixo.
Como tenho saudade / Da terra onde vivi / Anos de felicidade / Passaram nem percebi. / Terra seca poeirenta e quente / Quase sem produção / Mais enricou muita gente / Com a safra do algodão. / Sinto um amor profundo / Pela velha estação / O grupo escolar Pedro II / E a festa da Conceição. / Falo com sinceridade / Nunca esquecerei de ti / Minha querida cidade / Lajes do Cabugi.
O Poeta Antônio Sobrinho, no livro “Caminhos do futuro”, atendendo ao tema: “Cabugi é de Angicos, mas Lajes é do Cabugi”, oferecido por Jairo Procópio de Moura, irmão do pesquisador, fez a seguinte glosa:
Um vulcão adormecido / De muitas épocas passadas / Lavas que foram jogadas / Em terreno ressequido / Cabugi monte querido / Que nós gostamos de ti / Fica bem perto é ali / É um dos mais lindos picos / Cabugi é de Angicos / Mas Lajes é do Cabugi.
Lajes é quem tem razão / Cabugi é o nosso monte / É lindo seu horizonte / No alto da imensidão / Bússola que mostra o sertão / Talvez o índio Poty / Andando passou aqui / Pisou seus terrenos ricos / Cabugi é de Angicos / Mas Lajes é do Cabugi.
A palavra Cabugi sucinta dúvidas quanto a sua origem. Informa Luís da Câmara Cascudo, que em razão de um ôlho d’água no alto do Cabugi, Nestor dos Santos Lima afirmou que “No grande bôjo da serra fica essa fonte perene, que, nas grandes sêcas de 1791 a 1793, sustentou grandes manadas de criações”.
Indaga ainda o Mestre Cascudo: “Será de Caá-bó-gi, água ou fonte da folhagem, por esta cercada de vegetação. Ainda provirá de cambugi, água, fonte do seio, pela sugestão do cimo basáltico em forma de mama”.
Luís da Câmara Cascudo citando Teodoro Sampaio diz que ele interpretou Cabugi cuja origem do étimo seria (cab-u = vespa negra, maribondo + g-i = água, fonte) água do maribondo.
Informa ainda o Mestre Cascudo que Tomaz Pompeu Sobrinho interpreta Cabugi como originário do étimo (caba = vespa negra + gi, por chi = lustrosa), a vespa reluzente.
Já o tupinólogo Luiz Caldas Tibiriçá, diz ser provável da alteração de (caá-poí-y ) rio do mato fino, ou talvez de (cabu-y) rio da cabuna que é uma espécie de vespa.
Esta são algumas referências a cidade de Lajes, berço hospitaleiro da respeitável família de JOSÉ PROCÓPIO DE MOURA, que sempre esteve sob as proteção de sua santa padroeira Nossa Senhora da Conceição.
Em Tempo : Volto a enfatizar que a esposa de Nicolau Moura do Valle, senhora Joana Medeiros do Valle, informa ter conhecimento, por ouvir dizer, que a viagem da família para a Vila de Lajes, foi provocada pelo assassinato de Bruno Moura do Valle, 11º filho do casal Francisco Procópio do Valle e Maria do Carmo do Nascimento Moura. Bruno Moura do Valle era irmão de José Procópio de Moura, o patriarca da família Procópio de Moura. 



DESCENDENCIA DE
 JOSÉ PROCÓPIO DE MOURA
Primeiro filho de
FRANCISCO PROCÓPIO DO VALLE
MARIA DO CARMO DO NASCIMENTO MOURA

  

  
JOSÉ PROCÓPIO DE MOURA
  e Ana Olimpia de Carvalho e Sá 
que passou com o casamento a se chamar Ana Olímpia de Moura
  
José Procópio Filho (1º filho)
Manoel Procópio de Moura (2º filho)
Maria Procópio de Moura (3º filha)
Olimpio Procópio de Moura (4º filho)
Francisco Procópio de Moura Neto (5º filho)
Iraci Procópio de Moura (6º filha)
Aureliano Procópio de Moura Sobrinho (7º filho)
Iracilda Procópio de Moura (8º filha)
Maria Ilsa Procópio de Moura (9º filha)
Anna Olímpia Procópio de Moura (10º filho)
 

JOSÉ PROCÓPIO DE MOURA
e Ana Olimpia de Carvalho e Sá 
1º Filho: JOSÉ PROCÓPIO FILHO (Titio Bé)
Nasceu no dia 10 de abril de 1901, em um dia de 4ª feira, às 12 horas, em Villa-Bella, Estado de Pernambuco. Foi batizado em agosto do mesmo ano, pelo padre Anísio Torres Bandeira. Foram padrinhos de batismo, Francisco Vieira Lima e sua esposa, dona Emília Vieira Lima. Faleceu em 02 de maio de 1971, em um dia de domingo. Foi funcionário Público Municipal, sendo lotado na Prefeitura da cidade do Natal, já estava aposentado quando veio a óbito. Casou com Georgina Filgueira Procópio 

 MANOEL PROCÓPIO DE MOURA (Nezinho)
2º Filho: MANOEL PROCÓPIO DE MOURA (Nezinho) 
Filho de José Procópio de Moura e Anna Olympia de Moura, Nasceu no dia 17 de junho de 1903, às 5 hora da madrugada, em um dia de 4ª feira, na fazenda “Passagem do Brejo”, de São Francisco de Villa-Bella, (hoje município de Serra Talhada), sendo seus avós paternos Francisco Procópio do Valle e Maria do Carmo Nascimento Moura. E maternos Manoel Alípio do Nascimento e Aguida Gomes de Sá. O registro foi realizado em 14.11.1933, tendo como declarante o próprio registrado. “Nezinho” Procópio foi batizado pelo vigário Américo Vasco, encarregado da freguesia. Foram seus padrinhos, o Coronel Antônio Andrelino Pereira da Silva e dona Cândida Furtado Leite, pegando na procuração, Manoel Pereira Filho. 
Ainda menor impúbere, mudou-se em data de 25 de outubro de 1911, para a cidade de Lajes, conhecido a época como Villa de Lajes, chegando aquela localidade em data de 09 de novembro de 1911. Vinte (20) anos aproximadamente após a sua chagada, Manoel Procópio de Moura, casou-se na cidade de Lajes no dia 10 de dezembro de 1933 com Lídia Pereira de Moura, filha deManoel Pereira da Costa e Elvira Maria da Costasendo seus avõs paternos, Antônio José da Costa e Josefa Pereira da Costa e sua avó materna Maria Roza.Lídia Pereira de Moura, foi batizada na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Lajes em 16.11.1914. tendo sido celebrante o Padre João Soares Bilro. Foram seus padrinhos Severino Teixeira e Olindina Francisca da Costa.
Que Deus abençoe a ambos.  
Manoel Procópio de Moura
Durante sua existência terrena, Manoel Procópio de Moura, (Nezinho Procópio) sempre manteve atitudes dignas e honradas. Exerceu a carreira notarial, sendo Escrivão e Tabelião em Lajes/RN, no período de 1931 a 1937. No ano de 1938, assumiu o 1º Cartório Judiciário, (hoje 1º Ofício de Notas) em Natal/RN.
Fez pequena incursão na sociedade esportiva , tendo assumido em 20 de janeiro de 1949, em uma quinta-feira, a Vice-Presidência da Federação Norte-Rio-Grandense de Desportos.
Na política assumiu a cadeira de Deputado Estadual, período no qual apresentou vários projetos em prol do povo norte-rio-grandenses, entre eles, apenas para registrar, citamos os seguintes processos:
Proc. 252/59 - Voto de aplauso pelas Solenidades da Semana Euclidiana, transcorrido nesta capital. Proc. 400/59 - Apelo sobre a Injustiça Prestada a Memória de Augusto SeveroProc. 291/59 - Considera de Utilidade Pública a Associação de Proteção a Maternidade da Infância de Touros.  Proc. 215/59 - Isenção de Imposto de Transmissão Causa-MortisProc. 767/59 - Reconhece de Utilidade Pública a Associação Norte-Riograndense de Criadores.  Proc. 501/61 -Assegura aos Oficiais de Justiça do Interior o Direito a Percepção de Vencimentos dos Cofres EstaduaisProc. 506/61 - Altera as Leis nºs 269 e 1.950, de 20/12/49 e 30/11/56, respectivamente - Regimento de Custas Judiciárias e dá Outras Providências.
Manoel Procópio de Moura foi homenageado de várias maneiras, inclusive através da denominação de logradouros como:
Ruas Tabelião Manoel Procópio Moura, no Bairro de Lagoa Seca na cidade do Natal-Rn. Além do Condomínio Residencial na Rua Cap. Abdon Nunes 837, Natal, RN, nomeado Manoel Procópio de Moura.
Foi homenageado ainda através da Lei 217 de 29.04.1972, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Prefeito Mário Cavalcanti de Lima, e Secretariada por Maria do Socorro Avelino de Melo, com seu nome denominando a Quadra Esportiva, da cidade de Lajes-Rn, destinada a jogos de futebol de salão e basquete, localizada na Praça Manoel Januário Cabral, a qual recebeu a denominação de Quadra Esportiva Manoel Procópio de Moura.
Manoel Procópio de Moura, aposentou-se da carreira notarial em 31 de dezembro de 1959, e faleceu em 10 de abril de 1972, em uma 2ª feira, as treze (13) horas, em Natal à Rua Conselheiro Brito Guerra, 1255. Casou-se com Lídia Pereira da Costa em 10 de dezembro de 1933, que passou a se chamar, após o casamento, Lídia Pereira de Moura. 

3º Filho: MARIA PROCÓPIO DE MOURA
Nasceu em 18 de junho de 1905, em um dia de domingo, pelas 8 horas da manhã, na Povoação de São Francisco de Villa-Bella. Foi batizada na capela da mesma povoação, pelo Monsenhor Affonso Pequeno. Foram padrinhos Antônio Thimoteo de Lima e dona Maria Benigna Pereira. Sempre exerceu funções do lar. Casou-se com Honório Antunes de Souza em data de 20 de novembro de 1927 na Matriz de Lajes. Após o casamento foram residir na rua Soriano Filho, nº 64, na mesma cidade de Lajes, passando a se chamar Maria Procópio de Souza. Faleceu em dia 03 de maio de 1997. 
4º Filho: OLIMPIO PROCÓPIO DE MOURA
Nasceu a 15 de abril de 1907, num dia de 2ª feira, às 4 horas da tarde, na Povoação de São Francisco de Villa-Bella, foi batisado na capela da mesma povoação pelo vigário da freguesia, Monsenhor Affonso Pequeno. Foram padrinhos, Clemente Alves de Carvalho e dona Maria Benigna Pereira. Faleceu em 11/05/1978. Teve uma vida pública de grande destaque na sociedade natalense, tendo sido Diretor do Banco do Estado do Rio Grande do Norte e Vereador por mais de uma legislatura, sendo homenageado com seu nome em uma artéria da capital do Rio Grande do Norte, que passou a se chamar Rua Vereador Olímpio Procópio de Moura, no Bairro: Nossa Senhora de Nazaré. Como também na cidade de Lajes-RN, cuja Escola Estadual recebeu o nome de Olímpio Procópio de Moura. 
5º Filho: FRANCISCO PROCÓPIO DE MOURA NETTO – “Seu Chico”
Nasceu a 18 de julho de 1909, em um dia de domingo, às 11 horas da noite, na Povoação de São Francisco de Villa-Bella. Foi batizado pelo vigário Zacharias Paiva, na capela da mesma povoação. Foram padrinhos, João Alexandre da Silva e dona Maria Alves de Carvalho. Faleceu em 01/05/1937
6º Filho: IRACI PROCÓPIO DE MOURA
Faleceu ainda jovem, não sabemos precisar a data. 
7º Filho: AURELIANO PROCÓPIO DE MOURA SOBRINHO – “Seu Lero” 
Nasceu a 24 de dezembro de 1911, em Touros, na praia do Jacaré, do Estado do Rio Grande do Norte, em um dia de domingo, ao “meio dia”, foi batizado pelo vigário João Clemente, na capela da mesma praia, no município de Touros. Foram padrinhos, Maria Moura das Chagas e Symphronio Moura do Valle. Faleceu em 09/06/1942.
 8º Filho: IRACILDA PROCÓPIO DE MOURA - “Buá”
Nasceu no dia 11 de julho de 1915, na Villa de Lajes, Estado do Rio Grande do Norte, em um dia de domingo, às 12 horas da noite. Foi batizada pelo vigário Júlio Bezerra. Foram padrinhos, Dr. Thomaz Soriano Filho e dona Osmidia Teixeira de Vasconcellos. Após o casamento com Francisco de Oliveira Cabral passou a se chamar Iracilda Procópio Cabral. 
9º Filho: MARIA ILSA PROCÓPIO DE MOURA
Nasceu a 5 de julho de 1917, em um dia de 5ª feira, na Villa de Lajes, Estado do Rio Grande do Norte. Foi batizada na matriz da mesma villa no dia 16 de janeiro de 1919, pelo vigário Severino Ramalho, tendo sido padrinhos, Luiz Thomaz Cavalcante e dona Amélia Cavalcante. Faleceu em 30 de junho de 2005. Após o casamento com José Evaristo de Araújo passou a se chamar Maria Ilsa Procópio de Araújo. 
10º Filho: ANNA OLIMPIA PROCÓPIO DE MOURA
Morreu ao nascer em 5 ou 6 de junho de 1919, na Vila de Lajes, no Rio Grande do Norte. Sua mãe Ana Olímpia de Moura, em conseqüência do parto também veio a falecer. Ambas foram sepultadas no cemitério que foi levado pela enxurrada quando da enchente do rio “Salgado” que banha a cidade de Lajes.
 


JOSÉ PROCÓPIO DE MOURA

DESCENDÊNCIA: Descendência é o vínculo de parentesco baseado na filiação. É o conjunto de pessoas ligadas dessa forma a um antepassado comum. (Aurélio Buarque de Holanda)


TODOS DESCENDENTES DE
JOSÉ PROCÓPIO FILHO - 1º FILHO
(casado com Georgina Filgueira Procópio)

FILHOS de JOSÉ PROCÓPIO FILHO
José Procópio Filgueira Neto
Geisa Procópio Filgueira
Giselda Filgueira Procópio


JOSÉ PROCÓPIO FILGUEIRA NETO
Filhos de  José Procópio Filgueira Neto e netos de José Procópio Filho

José Wellington de Melo Procópio 
Rita de Cassia Melo Procópio 


JOSÉ WELLINGTON PROCÓPIO
Filhos de José Wellington Procópio, e netos de José Procópio Filgueira Neto

Tiago José de Araújo Procópio 
Lucas de Araújo Procópio 


RITA DE CASSIA MELO PROCÓPIO
Filhos de Rita de Cassia Melo Procópio, e netos de José Procópio Filgueira Filho

Matheus Procópio Chacon 



DESCENDENTES DE
GEISA PROCÓPIO FILGUEIRA
Filhos de Geisa Procópio Filgueira, e netos de José Procópio Filho

Gilberto Procópio de Andrade 


GILBERTO PROCÓPIO DE ANDRADE
Filhos de  Gilberto Procópio de Andrade, e netos de Geisa Procópio Filgueira 

Nenhum ainda


DESCENDENTES DE
GISELDA FILGUEIRA PROCÓPIO
Filhas de Giselda Filgueira Procópio, e netas de José Procópio Filho

Mariana Procópio Correia 
Juliana Procópio Correia 


MARIANA PROCÓPIO CORREIA
Filhos de Mariana Procópio Correira, e netos de Giselda Filgueira Procópio 

Nenhum ainda


JULIANA PROCÓPIO CORREIA
Filhos de Juliana Procópio Correira, e netos de Geisa Procópio Filgueira

Nenhum ainda
 

MANOEL PROCÓPIO DE MOURA - 2º FILHO
(casado com Lídia Pereira de Moura - ☼ 07.09.1914 )
FILHOS de MANOEL PROCÓPIO DE MOURA 
Ana Lélia Procópio de Moura................... - ☼ 08.11.1934  
Kerubino Procópio Lélio de Moura............. - ☼ 02.11.1935

Jairo Procópio de Moura......................... - ☼ 30.11.1937
 

   
Manoel Procópio de Moura Júnior............. - ☼ 15.04.1940
  
DESCENDENTES DE 
ANA LÉLIA PROCÓPIO DE MOURA
(casada com Valtércio Bandeira de Melo)
FILHOS de Ana Lélia Procópio de Moura, e netos de Manoel Procópio de Moura
Ana Maria Procópio Bandeira................ - ☼ 20.06.1955
Ana Lúcia Procópio Bandeira................ - ☼ 04.12.1956
Eduardo Procópio Bandeira de Melo....... - ☼ 12.01.1959
Ricardo Procópio Bandeira de Melo........ - ☼ 24.05.1963
Gustavo Procópio Bandeira de Melo....... - ☼ 15.04.1967
ANA MARIA PROCÓPIO BANDEIRA
Filhos de Ana Maria Procópio Bandeira, e netos de Ana Lélia Procópio Bandeira
 Isabele Bandeira de Figueredo................ - ☼ 24.01.1976
Luciana Bandeira de Figueredo............... - ☼ 10.05.1978
Tatiana Bandeira de Figueredo............... - ☼ 10.05.1978
  
ANA LÚCIA PROCÓPIO BANDEIRA
Filha de Ana Lúcia Bandeira de Melo, e neta de Ana Lélia Procópio Bandeira
 Anna Laryssa Bandeira Arvesen............... - ☼ 01.07.1993
  


EDUARDO PROCÓPIO BANDEIRA DE MELO
Filhos de Eduardo Procópio B. de Melo, e netos de Ana Lélia Procópio Bandeira
 (solteiro - sem herdeiros conhecidos)
  
RICARDO PROCÓPIO BANDEIRA DE MELO
Filhos de Ricardo Procópio B. de Melo, e netos de Ana Lélia Procópio Bandeira
 (1ª núpias)
(Mãe Lidianny Barreto Ferraz )
Ana Luisa Ferraz Procópio Bandeira de Melo.......... - ☼ 10.01.1988
(2ª núpias)
(mãe Isaura Barbalho Simonetti)
Marina Simonetti Bandeira de Melo (falecida).......  - ☼ 19.05.1997 †
João Simonetti Bandeira de Melo........................ - ☼ 22.12.1998
Nina Simonetti Bandeira de Melo ....................... - ☼ 27.06.2007
  
GUSTAVO PROCÓPIO BANDEIRA DE MELO
Filhos de Gustavo Procópio B. de Melo, e netas de Ana Lélia Procópio Bandeira
 (1ª núpcias com Rejane Carlos de Faria Fernandes)
Renata Faria Bandeira de Melo.......................... - ☼ 26.04.1989
Ana Tereza Faria Bandeira de Melo....................  - ☼ 01.10.1993
(Renata e Ana Tereza, são filhas de)
(2ª núpcias com Fabiana Maria Lobo da Silva)
João Lobo Procópio Bandeira de Melo................. - ☼ 07.03.2009
Antônio Lobo Procópio Bandeira de Melo............. - ☼ 07.03.2009
Francisco Lobo Bandeira de Melo....................... - ☼ 07.03.2009
DESCENDENTES DE 
KERUBINO PROCÓPIO LÉLIO DE MOURA
Filhos de Kerubino Procópio Lélio de Moura, e netos de Manoel Procópio de Moura
Anna Keila Procópio de Moura....... - ☼ 07.07.1970
Anna Kirley Procópio de Moura.......... -
Marcel Felipe Procópio de Moura........ -
Anna Valeska Procópio de Moura...... - ☼ 27.08.1976

ANNA KEILA PROCÓPIO DE MOURA
FILHOS de Anna Keila P. de Moura, e netos de Kerubino Procópio Lélio de Moura
 Juliana Procópio Souza............................ – ☼ 09.10.1992
Fernando Henrique Procópio Souza............ – ☼ 31.03.1994
Raphael Procópio Souza.......................... – ☼ 12.01.1996
  


ANNA KIRLEY PROCÓPIO DE MOURA
Filhos de Anna Kirley P. de Moura, e netos de de Kerubino Procópio Lélio de Moura
 Yuri Procópio de Moura Ferreira
  
MARCEL FELIPE PROCÓPIO DE MOURA
Filhos de Marcel Felipe P. de Moura, e netos de de Kerubino Procópio L. de Moura
 Nenhum ainda
  
ANNA VALESKA PROCÓPIO DE MOURA
Filhos de Anna Valeska, e netos de de Kerubino Procópio Lélio de Moura
 Allan Procópio de Mendonça................. – 03.01.2000
Theo Procópio Mendonça
  
  
DESCENDENTES DE
JAIRO PROCÓPIO DE MOURA
Filhos de Jairo Procópio de Moura, e netos de Manoel Procópio de Moura
(Filhos de Dalva Lima Procópio de Moura) 

Alexandre Magnus Procópio de Moura........ – ☼ 08.05.1961
Frederico Procópio de Moura.................... – ☼ 27.03.1962
Ana Lídia Procópio de Moura.................... – ☼ 11.01.1964
Henrique Procópio de Moura.................... – ☼ 06.07.1965
Ana Claudia Procópio de Moura................ – ☼ 02.08.1967
Sérgio Procópio de Moura ...................... – ☼ 31.07.1972
(filho de Cristina Maria do Nascimento)
Cristiano Procópio de Moura.................... – ☼ 25.01.1978 

ALEXANDRE MAGNUS PROCÓPIO DE MOURA
Filhos de Alexandre Magnus Procópio de Moura, e netos de Jairo Procópio de Moura
 Ana Carolina Procópio de Moura............. – ☼ 02.12.1985
Felipe Procópio de Moura...................... – ☼ 09.03.1989

  
FREDERICO PROCÓPIO DE MOURA
Filhos de Frederico Procópio de Moura, e netos de Jairo Procópio de Moura
Ana Gabriela Braga Procópio de Moura......– ☼ 17.01.1992
Artur Braga Procópio de Moura............... – ☼ 31.07.1993
Ana Beatriz Oliveira Procópio de Moura.... – ☼ 11.08.1988
Ana Lívia Lins Procópio de Moura............ – ☼ 02.06.1996
Gabriel Lins Procópio de Moura ...............– ☼ 08.11.2000
Ana Cecília Lins Procópio de Mouira .........– ☼ 18.04.2004
  
ANA LÍDIA PROCÓPIO DE MOURA
Filhas de Ana Lídia Procópio de Moura, e netos de Jairo Procópio de Moura
Nenhum filho
HENRIQUE PROCÓPIO DE MOURA
Filhos de Henrique Procópio de Moura, e netas de Jairo Procópio de Moura
Ana Klara Filgueiredo Procópio (Gêmea)...... – ☼ 29.07.1988
Ana Beatriz Figueiredo Procópio (Gêmea).... – ☼ 29.07.1988


ANA CLAUDIA PROCÓPIO DE MOURA
Filhos de Ana Claúdia Procópio de Moura, e netos de Jairo Procópio de Moura
Ana Luise Procópio Medeiros............ – ☼ 25.05.1986
Andrey Procópio Medeiros................ – ☼ 1212.1993


SÉRGIO PROCÓPIO DE MOURA
Filho de Sérgio Procópio de Moura, e neto de Jairo Procópio de Moura
 Jairo Procópio de Moura Neto................................ – ☼ 30.05.1996
Ana Flávio Câmara Fernandes Procópio de Moura...... – ☼ 24.08.2010
  
CRISTIANO PROCÓPIO DE MOURA
Filhos de Cristiano Procópio de Moura, e netos de Jairo Procópio de Moura
 Nenhum ainda
    
DESCENDENTES DO PESQUISADOR 
MANOEL PROCÓPIO DE MOURA JÚNIOR 
Casado com Jarilda Maria Costa Procópio de Moura (Preta)
Filhos de Manoel Procópio de Moura Jr. e netos de Manoel Procópio de Moura
Carla Victoria Costa Procópio de Moura.......... - ☼ 25.08.1969
Manoel Procópio de Moura Neto.................... - ☼ 11.01.1973
Anna Victoria Costa Procópio de Moura.......... - ☼ 06.03.1974
Caio Flávio Procópio de Moura...................... - ☼ 20.05.1976
Erik Procópio de Moura................................ - ☼ 25.04.1981
  
  
CARLA VITÓRIA COSTA PROCÓPIO DE MOURA
Filha de Carla Victoria C. P. de Moura, e neta de Manoel Procópio de Moura Jr.
 Carlianna Victoria Costa Procópio Hackradt........ – ☼ 12.08.1991
  
MANOEL PROCÓPIO DE MOURA NETTO
Filhos de Manoel Procópio de M. Netto, e netos de Manoel Procópio de Moura Jr.
 Joaquim Sales Procópio de Moura.............. - ☼ 28.10.2005
Guilherme Sales Procópio de Moura............ - ☼ 21.02.2008

  
ANNA VICTÓRIA COSTA PROCÓPIO DE MOURA
Filhos de Anna Victoria C. Procópio de Moura, e netos de Manoel Procópio de Moura Jr.
Gabriel Henrique Procópio Machado............... - ☼ 03.12.1999
Luanna Victória Procópio Machado................ - ☼ 10.06.2002
Felipe Eduardo Procópio Machado................. - ☼ 06.12 2004
CAIO FLÁVIO PROCÓPIO DE MOURA
Filhos de Caio Flávio Procópio de Moura, e netos de Manoel Procópio de Moura Jr
 Nenhum ainda
ERIK PROCÓPIO DE MOURA
Filhos de Erik Procópio de Moura, e neta de Manoel Procópio de Moura Júnior
Gabrielly Müller Procópio .................................................. - ☼ 22.08. 2000
João Marcello Albuquerque Coelho Procópio de Moura............. - ☼ 07.03.2006
 

  
TODOS DESCENDENTES DE
MARIA PROCÓPIO DE MOURA - 3º FILHO 
(casada com Honório Antunes de Souza - ☼ 23.04.1902 † 29.07.1994)
FILHOS de MARIA PROCÓPIO DE MOURA 
Francisco Antunes de Souza.................. - Faleceu ao nascer
Arilda Antunes de Souza........................ - ☼ 17.03.1930
Francisco Hélio de Souza......... - ☼ 29.08.1902 † 03.01.2005
Jório Antunes de Souza......................... - ☼ 11.08.1937
Teresa Newmann Antunes de Souza........ - ☼ 26.03.1940
George Antunes de Souza...................... - ☼ 21.10.1945
Edna Antunes de Souza........................  - ☼ 1º.10.1946
Antônio Américo Procópio.....................  - ☼ 21.10.1949
  

DESCENDENTES DE
FRANCISCO ANTUNES DE SOUZA
Filhos de Arilda Antunes de Souza, e netos de Maria Procópio de Moura
Faleceu ao nascer 
DESCENDENTES DE
ARILDA ANTUNES DE SOUZA
Filhos de Arilda Antunes de Souza, e netos de Maria Procópio de Moura
 Solteira – sem filhos
DESCENDENTES DE
FRANCISCO HÉLIO DE SOUZA
Filhos de Hélio de Souza, e netos de Maria Procópio de Moura

(1ª núpcias)
Hélia Maria Dantas Sampaio
Heliana Dantas de Souza
Helenise Dantas Soares
Helione Dantas Pereira
Ana Olimpia Dantas da Silva
Honório José Dantas de Souza
Heleonardo Dantas de Souza
Helisabeth Dantas de Souza
Honorina Dantas de Souza
  
   (2ª núpcias)
Ana Helia Pessoa de Souza
Isabel Cristina Pessoa de Souza
Tiago Davi Pessoa de Souza
Abrahão Davi Pessoa de Souza
   
HÉLIA MARIA DANTAS SAMPAIO
Filhos de Hélia Maria Dantas Sampaio, e netos de Francisco Hélio de Souza
 Andressa Sampaio Martinelli
Samuel Sampaio Martinelli
ANDRESSA SAMPAIO MARTINELLI
Filhos de Andressa Sampaio Martinelli, e netos de Hélia Maria Dantas Sampaio
 Rafael Sampaio Martinelli
  


RAFAEL SAMPAIO MARTINELLI
Filho de Rafael Sampaio Martinelli, e neto de Andressa Sampaio Martinelli
 Nenhum ainda
  
SAMUEL SAMPAIO MARTINELLI
Filhos de Samuel Sampaio Martinelli, e netos de Hélia Maria Dantas Sampaio
 Solteiro – sem filho conhecido
  
HELIANA DANTAS DE SOUZA
Filhos de Heliana Dantas de Souza, e netos de Francisco Hélio de Souza
 Beatriz Dantas Rocha
  


BEATRIZ DANTAS ROCHA
Filhos de Beatriz Dantas Rocha, e netos de Heliana Dantas de Souza
 Nenhum ainda
HELENISE DANTAS SOARES
Filhos de Helenise Dantas Soares, e netos de Francisco Hélio de Souza
Tiago Dantas Soares
Bruno Dantas Soares
TIAGO e BRUNO
Filhos de Tiag ou de Bruno, e netos de Helenise Dantas Soares
 Nenhum ainda
HELIONE DANTAS PEREIRA
Filhos de Helione Dantas Pereira, e netos de Francisco Hélio de Souza
Lídia Dantas Pereira
Taina Dantas Pereira
Moab Dantas Pereira

LIDIA – TAINA - MOAB
Filhos de Lídia, Taina ou de Moab, e netos de Helione Dantas Pereira
Nenhum ainda

ANA OLIMPIA DANTAS DA SILVA
(Casada com Luiz Antônio da Silva)
Filhos de Ana Olímpia Dantas da Silva, e netos de Francisco Hélio de Souza
Gabriela Dantas da Silva
Luiz Gabriel Dantas de Souza Silva
José Lucas Dantas de Souza Silva
 GABRIELA
Filhos de Gabriela, e netos de Ana Olimpia Dantas da Silva
Nenhum ainda

HONÓRIO JOSÉ DANTAS DE SOUZA
Filhos de Honório José Dantas da Silva, e netos de Francisco Hélio de Souza
Rafaela

RAFAELA
Filhos de Rafaela e neta de Honório José Dantas de Souza
Nenhum ainda

HELEONARDO DANTAS DE SOUZA
Filhos de Heleonardo Dantas de Souza, e netos de Francisco Hélio de Souza
Isabelle

ISABELLE
Filhos de Isabelle, e netos de Helonardo Dantas de Souza
Nenhum ainda
HELISABETH DANTAS DE SOUZA
Filhos de Helisabeth Dantas de Souza, e netos de Francisco Hélio de Souza
Débora Hanna Dantas

DÉBORA HANNA DANTAS
Filhos de Débora Hanna Dantas, e netos de Helisabeth Dantas de Souza
Nenhum ainda

HONORINA DANTAS DE SOUZA
Filhos de Honorina Dantas de Souza, e netos de Francisco Hélio de Souza
Solteira

ISABEL CRISTINA PESSOA DE SOUZA
Filhos de Isabel Cristina Pessoa de Souza, e netos de Francisco Hélio de Souza
Nenhum ainda

ANA HELIA PESSOA DE SOUZA
Filhos de Ana Helia Pessoa de Souza, e netos de Francisco Hélio de Souza
Hadrian Kellyson Souza Félix

HADRIAN KELLYSON SOUZA FÉLIX
Filhos de Hadrian Kellyson Souza Félix, e netos de Ana Helia Pessoa de Souza
Nenhum ainda

ABRAÃO DAVÍ PESSOA DE SOUZA
Filhos de Abraão Daví Pessoa de Souza, e netos de Francisco Hélio de Souza
Nenhum ainda
TIAGO DAVÍ PESSOA DE SOUZA
Filhos de Tiago Daví Pessoa de Souza, e netos de Francisco Hélio de Souza
Nenhum ainda
DESCENDENTES DE
JÓRIO ANTUNES DE SOUZA
Filhos de Jório Antunes de Souza, e netos de Maria Procópio de Moura
Eudes Azevedo Antunes
EUDES AZEVEDO ANTUNES
Filhos de Eudes Azevedo Antunes, e netos de Jório Antunes de Souza
George Araújo Antunes
Tiago Araújo Antunes
Cintia Mirelle Araújo Antunes
 
DESCENDENTES DE
TERESA NEUMAN ANTUNES DE SOUZA
Filhos de Teresa Neuman, e netos de Maria Procópio de Moura
Marcos de Souza Christensen
Flávio de Souza Christensen
Sânsia de Souza Christensen
MARCOS CHRISTENSEN
Filhos de Marcos Christensen, e netos de Teresa Neuman
Luiza Barbaro Christensen
Mabel Barbaro Christensen

FLÁVIO CHRISTENSEN
Filhos de Flavio Christensen, e netos de Teresa Neuman
Ana Alice Pilau Christensen

SÂNSIA CHRISTENSEN
Filhos de Sânsia Christensen, e netos de Teresa Neuman
Nenhum 
DESCENDENTES DE
GEORGE ANTUNES DE SOUZA
Filhos de George Antunes de Souza, e netos de Maria Procópio de Moura
Henrique Eduardo Pessoa Antunes
Marcos Venícius Pessoa Antunes
Marcos Aurélio Pessoa Antunes
Karina Pessoa Antunes
Kaline Pessoa Anatunes
HENRIQUE EDUARDO PESSOA ANTUNES
Filhos de Henrique Eduardo Pessoa Antunes , e netos de George Antunes de Souza
Nenhum ainda

MARCOS VENÍCIUS PESSOA ANTUNES
Filhos de Marcos Venícius Pessoa Antunes, e netos de George Antunes de Souza
Nenhum ainda

MARCOS AURÉLIO PESSOA ANTUNES
Filhos de Marcos Aurélio Pessoa Anatunes, e netos de George Antunes de Souza
Nenhum ainda

KARINA PESSOA ANTUNES
Filhos de Karina Pessoa Antunes, e netos de George Antunes de Souza
Nenhum ainda

KALINE PESSOA ANTUNES
Filhos de Kaline Pessoa Antunes, e netos de George Antunes de Souza
Nenhum ainda 
DESCENDENTES DE
ANTÔNIO AMÉRICO PROCÓPIO
(Casado com Elenita Flores)
Filhos de Antônio Américo Procópio, e netos de Maria Procópio de Moura 
Rodrigo Flôres Procópio
Lisandréia Flôres Procópio
Tiago Flôres Procópio
Kelly Andriana Paplowski Procópio
Agda Maria Araújo Procópio 
RODRIGO FLÔRES PROCÓPIO
(Casado com Eliana Timn)
Filhos de Rodrigo Flôres Procópio, e netos de Antônio Américo Procópio
Lucas Tinm Procópio
LISANDRÉIA FLÔRES PROCÓPIO
Filhos de Lisandréia Flôres Procópio, e netos de Antônio Américo Procópio
Unkas Flores
TIAGO FLÔRES PROCÓPIO
Filhos de Tiago Flôres Procópio, e netos de Antônio Américo Procópio
A saber

KELLY ANDRIANA PAPLOWSKI PROCÓPIO
Filhos de Kelly Andriana Paplowski Procópio, e netos de Antônio Américo A. Procópio
A saber

AGDA MARIA ARAÚJO PROCÓPIO
Filhos de Agda Maria Araújo Procópio, e netos de Antônio Américo Procópio
A saber

MARIA LUISA CÂMARA PROCÓPIO
Filhos de Maria Luisa Câmara Procópio, e netos de Antônio Américo Procópio
A saber
DESCENDENTES DE
EDNA ANTUNES DE ARAÚJO
Filhos de Edna Antunes de Araújo, e netos de Maria Procópio de Moura
Ana Tereza Antunes de Araújo - ☼ 11.04.70
Kaline Maria Antunes de Araújo - ☼ 14.08.1971
Fábio Clementino Antunes de Araújo - ☼ 17.03.1973



ANA TEREZA ANTUNES DE ARAÚJO
Filhos de Ana Tereza Antunes Sena, e netos de Edna Antunes de Araújo

Chloé Edna Reiner Merger de Araújo
Theo Alan Clementino Merger de Araújo


KALINE MARIA ANTUNES DE ARAÚJO
Filhos de Kaline Maria Sena, e netos de Edna Antunes de Araújo

José Sebastiano de Laurenttis


FÁBIO CLEMENTINO ARAÚJO ANTUNES
Filhos de Fábio Clementino Araújo Antunes, e netos de Edna Antunes de Araújo

Matheus Filipe Correia Clementino Antunes - ☼ 06..05.2003




TODOS DESCENDENTES DE
OLIMPIO PROCÓPIO DE MOURA - 4º FILHO 

(casado com Maria de Lourdes Procópio)
FILHOS de OLIMPIO PROCÓPIO DE MOURA
Maria Zélia Procópio de Moura
Sílvio Roberto Procópio
Cláudio Múcio Procópio
 
 
DESCENDENTES DE
MARIA ZÉLIA PROCÓPIO DE MOURA
Filhos de Maria Zélia, e netos de Olimpio Procópio de Moura

Marcelo Procópio Silva
Luciana Procópio Silva
Eduardo Procópio Silva


MARCELO PROCÓPIO SILVA
Filhos de Marcelo Procópio Silva, e netos de Maria Zélia Procópio de Moura

Ana Luiza Palmerio Procópio Silva
Pedro Palmério Procópio Silva


LUCIANA PROCÓPIO SILVA
Filhos de Luciana Procópio Silva, e netos de Maria Zélia Procópio de Moura

Lucas Procópio Sant’anna
Izabel Procópio Sant’anna


EDUARDO PROCÓPIO SILVA
Filhos de Eduardo Procópio Silva, e netos de Maria Zélia Procópio de Moura

Tiago Yoneshigue Procópio Silva



DESCENDENTES DE
SÍLVIO ROBERTO PROCÓPIO
Filhos de Silvio Roberto, e netos de Olimpio Procópio de Moura

Paulo Sérgio Saldanha Procópio
Claudia Saldanha Procópio
Silvio Roberto Procópio de Moura Júnior
Marcus Vinicius Saldanha Procópio

PAULO SÉRGIO SALDANHA PROCÓPIO
Filhos de Paulo Sérgio S. Procópio, e netos de Silvio Roberto Procópio de Moura

(solteiro - sem herdeiros conhecidos)


CLAUDIA SALDANHA PROCÓPIO
Filhos de Claudia Saldanha Procópio, e netos de Silvio Roberto Procópio de Moura

Débora Saldanha Procópio
Heloisa Saldanha Procópio
Adriano Saldanha Procópio


SILVIO ROBERTO PROCÓPIO JÚNIOR
Filha de Silvio Roberto Procópio Jr., e neta de Silvio Roberto Procópio de Moura

Maria Fernanda Gomes Procópio


MARCUS VINICIUS SALDANHA PROCÓPIO
Filha de Marcus V. S. Procópio, e neta de Silvio Roberto Procópio de Moura

Mariana Fernandes Ferreira Procópio
João Felipe Procópio



DESCENDENTES DE
CLAUDIO MÚCIO PROCÓPIO
Filhos de Claudio Múcio, e netos de Olimpio Procópio de Moura

Orlando Claudio Gadelha Simas Procópio
Ana Olimpia Gadelha Simas Procópio
Silvio Eduardo Gadelha Simas Procópio


ORLANDO CLAUDIO GADELHA SIMAS PROCÓPIO
Filho de Orlando Claudio G. S. Procópio, e neto de Cláudio Múcio P. de Moura

Filipe Dantas Gadelha Simas Procópio
Manuela Dantas Gadelha Simas Procópio


ANA OLIMPIA GADELHA SIMAS PROCÓPIO
Filhos de Ana Olimpia G. S. Procópio, e netos de Cláudio Múcio P. de Moura

Maria Luiza Procópio Maranhão
Rodrigo Procópio Maranhão


SILVIO EDUARDO GADELHA SIMAS PROCÓPIO
Filhos de Silvio Eduardo G. S. Procópio, e netos de Cláudio Múcio P. de Moura

Marilia Dantas Montenegro Simas Procópio
Eduardo Dantas Montenegro Simas Procópio


TODOS DESCENDENTES DE
FRANCISCO PROCÓPIO DE MOURA NETTO– 5º FILHO 
Filhos de FRANCISCO PROCÓPIO DE MOURA FILHO - “Seu Chico”
(Solteiro - Faleceu sem herdeiros desconhecidos)


TODOS DESCENDENTES DE
IRACI PROCÓPIO DE MOURA - 6º FILHO 
FILHOS de IRACI PROCÓPIO DE MOURA
 (Solteira - Faleceu sem deixar herdeiros)


AURELIANO PROCÓPIO DE MOURA SOBRINHO-7º FILHO
(casado com Anaíde Araújo Procópio de Moura)
FILHOS de AURELIANO PROCÓPIO DE MOURA SOBRINHO
  
Manoel Nazareno Procópio de Moura - ☼ 04.04.1939
Nazaré Procópio de Moura – (Faleceu ainda criança)
Neuma, Procópio de Moura – (Faleceu ainda criança)
 

DESCENDENTES DE
MANOEL NAZARENO PROCÓPIO DE MOURA
Filhos de Manoel Nazareno P. de Moura, e netos de Aureliano Procópio de Moura Sobrinho
Adriana Figueiredo Procópio de Moura.......... - ☼ 27.01.1966
Manoel Nazareno Procópio de Moura Júnior .- ☼ 07.03.1967
Maurílio Figueiredo Procópio de Moura ........- ☼ 26.11.1968
Andréa Figueiredo Procópio de Moura ..........- ☼ 10.07.1972
Maria Ângela Figueiredo Procópio de Moura - ☼ 21.05.1972
DESCENDENTES DE
ADRIANA FIGUEIREDO PROCÓPIO DE MOURA
FILHOS de Adriana Figueiredo Procópio de Moura e netos de Manoel Nazareno Procópio de Moura
Daniel de Moura e Almeida – ☼ 27.06.1996
Thaís de moura e Almeida – ☼ 13.07.1999
DESCENDENTES DE
MANOEL NAZARENO PROCÓPIO DE MOURA JÚNIOR
FILHOS de Manoel Nazareno Procópio de Moura Júnior e netos de Manoel Nazareno Procópio de Moura
Gabriela Cruz e Moura – ☼ 08.10.2003
Carolina Cruz e Moura – ☼ 20.10.2005
DESCENDENTES DE
MAURILIO FIGUEIREDO PROCÓPIO DE MOURA
Filhos de Maurilio Filgueira Procópio de Moura e netos de Manoel Nazareno Procópio de Moura

DESCENDENTES DE
NEUMA PROCÓPIO DE MOURA
Filhos de Nazaré Procópio de Moura, e netos de Manoel Nazareno Procópio de Moura
(Faleceu ainda criança sem deixar descendente)



TODOS DESCENDENTES DE
IRACILDA PROCÓPIO DE MOURA (Buá) - 8º FILHO
(casada com Francisco de Oliveira Cabral)
FILHOS de IRACILDA PROCÓPIO DE MOURA (Buá)
Francisco de Oliveira Cabral Júnior
Eduardo Antônio Procópio Cabral
Fernando José Procópio Cabral

DESCENDENTES DE
FRANCISCO DE OLIVEIRA CABRAL JÚNIOR
Filhas de Francisco de Cabral Filho, e neta de Iracilda Procópio de Moura (Buá)
Ane Carlolise Barroca Cabral Procópio

ANE CARLOLISE BARROCA CABRAL PROCÓPIO
Filhos de Ane Carlolise B. C. Procópio, e netos de Francisco de Oliveira Cabral Jr.
Nenhum ainda
DESCENDENTES DE
EDUARDO ANTÔNIO PROCÓPIO CABRAL
Filhos de Eduardo Ato. Procópio Cabral, e netos de Iracilda Procópio de Moura (Buá)
Silvia Medeiros Procópio Cabral
Ana Teresa Medeiros Procópio Cabral
Eduardo Procópio Medeiros Júnior

SILVIA MEDEIROS PROCÓPIO CABRAL
Filhos de Silvia M. Procópio Cabral, e netos de Eduardo Antônio Procópio Cabral
Nenhum ainda
ANA TERESA MEDEIROS PROCÓPIO CABRAL
Filhos de Ana Teresa M. Procópio Cabral, e netos de Eduardo Antônio Procópio Cabral
Nenhum ainda

EDUARDO PROCÓPIO MEDEIROS JÚNIOR
Filhos de Eduardo Procópio M. Júnior, e netos de Eduardo Antônio Procópio Cabral
Nenhum ainda

DESCENDENTES DE
FERNANDO JOSÉ PROCÓPIO CABRAL
Filhos de Fernando José Procópio Cabral, e netos de Iracilda Procópio de Moura
Juliana Severo Procópio Cabral
Fernando José Severo Procópio Cabral

JULIANA SEVERO PROCÓPIO CABRAL
Filhos de Juliana Severo Procópio Cabral, e netos de Fernando José Procópio Cabral
Nenhum ainda

FERNANDO JOSÉ SEVERO PROCÓPIO CABRAL
Filhos de Fernando José S. Procópio Cabral, e netos de Fernando José Procópio Cabral
Nenhum ainda


TODOS DESCENDENTES DE
MARIA ILSA PROCÓPIO DE MOURA - 9º FILHO
(casada com José Evaristo de Araújo)
FILHOS de MARIA ILSA PROCÓPIO DE MOURA
Marlos Tarcísio Procópio de Araújo. - ☼ 27.09.1940
Marli Procópio de Araújo ................ - ☼ 21.06. 1942
Múcio Robério Procópio de Araújo - ☼ 18.10.1945
Ana Lúcia Procópio de Araújo .........- ☼ 25.04.1947
Rubens Procópio de Araújo............. - ☼ 15.08.1950
Lúcia de Fátima Procópio de Araújo - ☼ 12.01.1954

Célia Conceição Procópio de Araújo - ☼ 18.10.1957

 
DESCENDENTES DE
MARLOS TARCÍSIO PROCÓPIO DE ARAÚJO
(Casado com Francimar Souza de Araújo - ☼ 11.09.1946)
Filhos de Marlos Tarcísio Procópio de Araújo, e netos de Mª. Ilsa Procópio de Moura
Fábio Ricardo Procópio de Araújo .....- ☼ 13.06.1966
George Henrique Procópio de Araújo - ☼ 05.03.1963
Regina Andréa Procópio de Araújo.....- ☼ 10.06.1974
Márcia Virginia Procópio de Araújo...- ☼ 05.05.1981

FÁBIO RICARDO PROCÓPIO DE ARAÚJO
(Casado com Christiane Teresa Albuquerque da Costa - ☼ 11.05.1968)
Filhos de Fábio Ricardo P. de Araújo, e netos de Marlos Tarcisio Procópio de Araújo
Armando Costa de Araújo......................... - ☼ 05.06.1992
Guilherme Victor Costa de Araújo............... - ☼ 03.07.1999
GEORGE HENRIQUE PROCÓPIO DE ARAÚJO
(Casado com Roberta Melo dos Santos - ☼ 01.10.1969)
Filhos de George Henrique P. de Araújo, e netos de Marlos Tarcisio P. de Araújo

REGINA ANDRÉIA PROCÓPIO DE ARAÚJO
(Casada com Ivan Lucas Karpischin - ☼ 06.02.1974)
Filhos de Regina Andréa Procópio de Araújo, e netos de Marlos Tarcisio P. de Araújo

MARCIA VIRGINIA PROCÓPIO DE ARAÚJO
(Casada com Eduardo Camargo - ☼ 19.11.1977)
Filhos de Marcia Virginia P. de Araújo, e netos de Marlos Tarcisio P. de Araújo

DESCENDENTES DE
MARLI PROCÓPIO DE ARAÚJO
Filhos de Marli Procópio de Araújo, e netos de Maria Ilsa Procópio de Moura
Nenhum - Faleceu ainda criança.

DESCENDENTES DE
MÚCIO ROBÉRIO PROCÓPIO DE ARAÚJO
(Casado com Maria das Graças Miranda Monte de Araújo - ☼ 24.02.1950)
Filhos de Múcio Robério Procópio de Araújo, e netos de Mª. Ilsa Procópio de Moura
Ugo Renato Monte Procópio de Araújo....- ☼ 04.09.1970
Ana Carolina Monte Procópio de Araújo - ☼ 05.09.1971

UGO RENATO MONTE PROCÓPIO DE ARAÚJO
(Casado com Carla Mara Dantas de Brito Araújo - ☼ 11.08.1975)
Filhos de Ugo Renato Monte P. de Araújo, e netos de Múcio Robério P. de Araújo
Nenhum ainda
ANA CAROLINA MONTE PROCÓPIO DE ARAÚJO
(Casada com Jean Marc Margaria - ☼ 23.02.1970)
Filhos de Ana Carolina Monte P. de Araújo, e netos de Múcio Robério P. de Araújo
Nenhum ainda

DESCENDENTES DE
ANA LÚCIA PROCÓPIO DE ARAÚJO
(Casada com José Sobral)
Filhos de Ana Lúcia Procópio de Araújo, e neta de Maria Ilsa Procópio de Moura
Aleksandos El Aurens Meira de Souza - ☼ 22.05.1966
Suzane Oliveira de Araújo......................- ☼ 21.06.1970


ALEKSANDOS AL AURENS MEIRA DE SOUZA
Filhos de Aleksandos El Aurens Meira de Souza e netos de Ana Lúcia Procópio de Araújo
Nenhuma informação
SUZANE OLIVEIRA DE ARAÚJO
Filhos de Suzane Oliveira de Araújo, e netos de Ana Lúcia Procópio de Araújo
Nenhuma informação

DESCENDENTES DE
RUBENS PROCÓPIO DE ARAÚJO
(Casado com Vilma Varela de Araújo - ☼ 23.04.1950)
Filhos de Rubens Procópio de Araújo, e netos de Maria Ilsa Procópio de Moura 

Rubens Procópio de Araújo Filho - ☼ 15.08.1950
Flávio Varela de Araújo ............... - ☼ 01.03.1979

RUBENS PROCÓPIO DE ARAÚJO FILHO
Filhos de Rubens Procópio de Araújo Filho, e netos de Rubens Procópio de Araújo
Nenhuma informação
FLÁVIO VARELA DE ARAÚJO
(Casado com Ana Silvia Tinoco Cabral Cavalcante 21.09.1979)
Filha de Flávio Varela de Araújo, e neta de Rubens Procópio de Araújo
Ana Flávia Cabral de Araújo - ☼ 16.08.1998
Ana Luiza Cabral de Araújo - ☼ 20.08.2001

DESCENDENTES DE
LÚCIA DE FÁTIMA PROCÓPIO DE ARAÚJO
Filhas de Lúcia de Fátima P. de Araújo, e netas de Maria Ilsa Procópio de Moura
Marianne Araújo Rocha
Marília Araújo Rocha
MARIANE ARAÚJO ROCHA
Filhos de Mariane Araújo Rocha, e netos de Lúcia de Fátima Araújo
Nenhum ainda
MARÍLIA ARAÚJO ROCHA
Filhos de Marília Araújo Rocha, e netos de Lúcia de Fátima Araújo
Nenhum ainda

DESCENDENTES DE
CÉLIA CONCEIÇÃO PROCÓPIO DE ARAÚJO
Filhos de Célia Conceição P. de Araújo, e netos de Maria Ilsa Procópio de Moura
Mirella Procópio de Araújo Carvalho
Daniella Procópio de Araújo Carvalho
Lucas Procópio de Araújo Carvalho
MIRELLA PROCÓPIO DE ARAÚJO CARVALHO
Filhos de Mirella Procópio de Araújo Carvalho, e netos de Célia Conceição Procópio de Araújo Carvalho
Nenhum ainda
DANIELLA PROCÓPIO DE ARAÚJO CARVALHO
Filhos de Daniella Procópio de Araújo Carvalho, e netos de Célia Conceição Procópio de Araújo Carvalho
Nenhum ainda
LUCAS PROCÓPIO DE ARAÚJO CARVALHO
Filhos de Lucas Procópio de Araújo Carvalho, e netos de Célia Conceição Procópio de Araújo Carvalho
Nenhum ainda


 x

TODOS DESCENDENTES DE

ANNA OLIMPIA PROCÓPIO DE MOURA - 10º FILHO
Filhos de ANNA OLIMPIA PROCÓPIO DE MOURA

Sem descendentes, morreu ao nascer em 5 ou 6 de junho de 1919.


ADERENTES
A FAMÍLIA PROCÓPIO DE MOURA
Registrados na ordem alfabética
SINAIS CONVENCIONAIS
O sinal ( – ) significa a retirado do nome que vem após o sinal
O sinal ( + ) significa o acréscimo do nome que vem após o sinal



Adla Virginia Severo Cabral - cas. c/ Fernando José Procópio Cabral
Airton José de Carvalho - cas. c/ Célia Conceição Procópio de Araújo (+ Carvalho)
Aleksandos El Aurens Meira de Souza - cas. c/ Suzane Oliveira de Araújo
Anaíde Araújo Procópio de Moura - cas. c/ Aureliano Procópio de Moura
Ana Claudia Palmerio Procópio Silva - cas. c/ Marcelo Procópio Silva
Ana Paula de Albuquerque Coelho - cas. c/ Erik Procópio de Moura
Ana Silvia Tinoco Cabral Cavalcante - cas. c/ Flávio Varela de Araújo
Ana Martha Procópio de Moura - ☼ 28.10.1943 - cas. c/ Kerubino Procópio Lélio de Moura
André Henrique Martins Machado - cas. c/ Anna Victoria Costa Procópio de Moura (- de Moura + Machado). Após o divórcio voltou a usar o nome primitivo.
Antônio Pereira da Rocha - cas. c/ Lúcia de Fátima Araújo
Carla Mara Dantas de Brito Araújo - cas. c/ Ugo Renato Monte Procópio de Araújo
Carlos Albertio Ferreira de Almeida - cas. c/ Anna Kirley Procópio de Moura (+ Ferreira)
Carolina Barbosa Montenegro Procópio de Moura - cas. c/ Sérgio Procópio de Moura
Carolini Montenegro Simas Procópio - cas. c/ Silvio Eduardo Gadelha Simas Procópio
Christiane Cruz e Moura - cas. c/ Manoel Nazareno Procópio de Moura Júnior
Christiane Teresa Albuquerquer da Costa - cas. c/ Fábio Ricardo Procópio de Araújo
Claúdio Márcio Campos de Mendonça - cas. c/ Anna Valeska Procópio de Moura (+ Mendonça)
Dalva Lima Procópio de Moura - cas. e sep. oficiosamente de Jairo Procópio de Moura
Danieli Ribas Pilau – cas. c/ Flávio Christensen
Dijailma Dantas de Souza - cas. c/ Heleonardo Dantas de Souza
Fábio Roberto Antunes – cas. c/ Sansia Christenses
Fabiana Maria Lobo da Silva - – cas. com Gustavo Procópio Bandeira de Melo (Em 2ª núpcias)
Eduardo Camargo - cas. c/ Márcia Virginia Procópio de Araújo
Francimar Souza de Araújo - cas. c/ Marlos Tarcisio Procópio de Araújo
Francisca Dantas de Souza – cas.e div. de Francisco Hélio de Souza (Em 1ª núpcias)
Francisca de Oliveira Procópio de Moura - cas. c/ Alexandre Magnus Procópio de Moura
Francisco de Oliveira Cabral - cas. c/ Iracilda Procópio de Moura (- de Moura + Cabral) “Buá”
Francisco José Lira Correia - cas. c/ Giselda Filgueira Procópio (+ Correia)
Franco Laurentis - cas. c/ Kaline Maria Antunes Laurentis
Frêdo Christense - cas. c/ Teresa Neumann Antunes de Souza (-Antunes + de Souza Christensen)
George Berkeley Chacon da Cunha - cas. c/ Rita de Cassia Melo Procópio (+ Chacon)
Georgina Filgueira Procópio - cas. c/ José Procópio Filho
Gorette - cas. c/ Francisco de Oliveira Cabral Júnior
Haroldo de Andrade - cas. c/ Geisa Procópio Filgueira
Helenita Flôres Procópio - des. de Antônio Américo Procópio
Hingrid Silvério Correia – mãe de Matheus Filipe Correia Clementino Antunes
Honório Antunes de Souza – ☼ 23.04.1902 † 29.071994 - cas. c/ Maria Procópio de Moura (- de Moura + de Souza)
Ivan Lucas Karpischin - cas. c/ Regina Andréa Procópio de Araújo
Isaura Barbalho Simonetti – cas. com Ricardo Procópio Bandeira de Melo ( Em 2ª nupcias)
Jarilda Maria Costa Procópio de Moura (Preta) – ☼ 12.08.1946 - cas. c/ Manoel Procópio de Moura Júnior
Jean-Marc Margaria - cas. c/ Ana Carolina Monte Procópio de Araújo
Jens Erich Bezerra Hackradt - div. de Carla Vitória Costa Procópio de Moura
Joanita Maria Bezerra Braga de Moura - cas. c/ Frederico Procópio de Moura
João Luciano Soares - cas. c/ Helenise Dantas Soares
João Medeiros Netto - cas. c/ Ana Claúdia Procópio de Moura (+ Medeiros)
José Clementino de Araújo - cas. c/ Edna Antunes de Souza (- de Souza + de Araújo)
José Evaristo de Araújo - cas. c/ Maria Ilsa Procópio de Moura (- de Moura + de Araújo)
José Sobral - cas. c/ Ana Lúcia Procópio de Araújo
José Sudário Júnior - cas. c/ Claudia Saldanha Procópio
Lídia Pereira de Moura - ☼ 07.09.1914 - cas. c/ Manoel Procópio de Moura - (Pais do pesquisador)
Lidianny Barreto Ferraz – cas. com Ricardo Procópio Bandeira de Melo (Em 1ª núpcias)
Lindomar Nunes Pereira - cas. c/ Helione Dantas Pereira
Luciana de Barros Sales Procópio de Moura - cas. c/ Manoel Procópio de Moura Netto
Lúcio Flávio Ferreira Naves – cas. c/ Maria Ângela Figueiredo Procópio de Moura
Luiz Antônio da Silva - cas. c/ Ana Olímpia Santas da Silva
Luís Carlos da Silva - cas. c/ Maria Zélia Procópio de Moura (- de Moura + Silva)
Magda de Araújo Dantas Simas Procópio - cas. c/ Orlando Claudio Gadelha Simas Procópio
Maria Auxiliadora Figueiredo Procópio de Moura – cas. c/ Manoel Nazareno Procópio de Moura em 08.12.1964
Maria Bernadete de Melo Procópio - cas. c/ José Procópio Filgueira Neto
Maria da Paz Santos Antunes Procópio - des. de George Antunes de Souza
Maria das Graças Miranda Monte de Araújo - cas. c/ Múcio Robério Procópio de Araújo
Maria Gomes Santos (bolinha) – cas. c/ Marcel Felipe Procópio de Moura
Maria de Fátima Fernandes Ferreira Procópio - cas. c/ Marcus Vinícius Procópio de Moura
Maria de Lourdes Procópio - cas. c/ Olimpio Procópio de Moura
Maria Madalena Araújo Antunes - cas. c/ Eudes Azevedo Antunes
Maria do Socorro Medeiros Cabral - cas. c/ Eduardo Antônio Procópio Cabral
Maria Gorete de Oliveira - mãe de Ana Beatriz Oliveira Procópio de Moura
Maria Lígia Fernandes de Miranda Gomes Procópio - cas. c/ Silvio Procópio Filho
Mauro Ferreira Sant’anna - cas. c/ Luciana Procópio Silva
Marcelo Alvarenga de Almeida – cas.c/ Adriana Figueiredo Procópio de Moura
Naelza Gadelha Procópio - cas. c/ Claudio Múcio Procópio
Nely Saldanha Procópio - cas. c/ Silvio Roberto Procópio
Nicolas Merger - cas. com Ana Tereza Antunes de Araújo
Patrícia Guerra Figueiredo Procópio de Moura - cas. c/ Henrique Procópio de Moura
Paula Maria Silveira Soares – cas. c/ Maurilio Figueiredo Procópio de Moura
Paulina Araújo Antunes - cas. c/ Jório Antunes de Souza
Pedro Victor de Sena - cas. c/ Ana Tereza Antunes Sena
Priscila Müller Procópio - cas. e div. de Erik Procópio de Mpoura
Rejane Carla de Faria Fernandes – cas. com Gustavo Procópio Bandeira de Melo (Em 1ª núpcias)
Ricardo Mourão cas. c/ Andréa Figueiredo Procópio de Moura
Roberta Melo dos Santos - cas. c/ George Henrique Procópio de Araújo
Roberto Marinho de Figueredo - cas. c/ Ana Maria Procópio Bandeira (- Procópio Bandeira + Bandeira de Figueredo)
Rodrigo Oliveira Maranhão - cas. c/ Ana Olimpia Gadelha Simas Procópio
Rosângela de Souza - cas. c/ Honório José Dantas de Souza
Rubineia Ivana Melnick Bárbaro - cas. c/ Marcos Christensen
Sandro Martinelle Bezerra da Silva - cas. c/ Andressa Sampaio Martinelli
Simone Silva Yonishigue - cas. c/ Eduardo Procópio Silva
Valtércio Bandeira de Melo - cas. c/. Ana Lélia Procópio de Moura (- Moura + Bandeira)
Vanuza da Silva Lins - mãe de: Ana Lívia Procópio de Moura e Gabriel Lins Procópio de Moura
Vilma Varela de Araújo - cas. c/ Rubens Procópio de Araújo
Zuleide Dantas de Araujo Procópio - cas. c/ José Wellington Procópio




Ana Olimpia de Moura, esposa de José Procópio de Moura, fundadores da família Procópio de Moura, chamava-se, antes do casamento, Ana Olimpia Carvalho de Sá, sendo seus pais José Carvalho de Sá e Constância Carvalho de Sá, portanto, as famílias Procópio de Moura e Carvalho de Sá, têm a mesma consangüinidade por parte de Ana Olímpia de Moura.



DESCENDENTES DE
PALMIRA MOURA DO VALLE
Filhos de Palmira da Silva Moura, e netos de Sebastião Moura do Valle
(Idem Antônio Moura do Valle “Seu Tonho” – esposo)
Raimunda Moura do Valle
Maria da Salete Moura Gonçalves
Lucimar Moura do Valle
Jair Moura do Valle
José Jairo Moura do Valle
RAIMUNDA MOURA DO VALLE
Filha de Raimunda Moura, do Valle e netos de Palmira Moura do Valle
Solteira sem filhos
MARIA DA SALETE MOURA GONÇALVES
Filhos de Maria da Salete Moura Gonçalves e netos de Palmira Moura do Valle 
Maria do Carmo Gonçalves Ferreira
Samiramys Gonçalaves de Barros
Yarkony Moura Gonçalaves  

MARIA DO CARMO GONÇALVES FERREIRA
Filhos de Maria do Carmo e netos de Maria da Salete Moura Gonçalves
Andréa Carla Gonçalves Ferreira de Araújo
Andressa Carla Gonçalves Ferreira
Moiséis Carneiro Ferreira Júnior 

ANDRÉA CARLA GONÇALVES FERREIRA DE ARAÚJO
Filhos de Andréa e netos de Maria do Carmo Gonçalves Ferreira
Raissa Carla Ferreira de Araújo
Fábio Moura de Araújo Filho

ANDRESSA CARLA GONÇALVES FERREIRA
Filhos de Andressa e netos de Maria do Carmo Gonçalves Ferreira
Heloísa Carla Ferreira Chaves 

SAMIRAMIS GONÇALAVES DE BARROS
Filhos de Samiramis e netos de Maria da Salete Moura Gonçalves
Diogo Gonçalves de Barros
Rodrigo Gonçalves de Barros
André Gonçalves de Barros 

YARCONI MOURA GONÇALAVES
Filhos de Yarconi, e netos de Maria da Salete Moura Gonçalves
Thays Moura Gonçalaves
Yarkony Moura Gonçalves Filho

LUCIMAR MOURA DO VALLE
Filhos de Lucimar Moura do Valle, e netos de Palmira Moura do Valle
Margarida
Sérgio 

JAIR MOURA DO VALLE
Filhos de Jair Moura do Valle e netos de Palmira Moura do Valle
Não tenho conhecimento

JOSÉ JAIRO MOURA DO VALLE
Filhos de José Jairo Moura do Valle e netos de Palmira Moura do Valle
Três Filhos homens, desconhecemos os nomes. 

DESCENDENTES DE
BENILDE DA SILVA MOURA
Filhos de Benilde da Silva Moura, e netos de Sebastião Moura do Valle 
 

Maria do Socorro Melo de Araújo
Josenilde de Melo Romano
José Aerson Moura de Mello 
DESCENDENTES DE
MARIA DO SOCORRO MELO DE ARAÚJO
Filhos de Maria do Socorro Melo de Araújo, e netos de Benilde da Silva Moura
Luciana Maria Melo de Araújo
Mariana Melo de Araújo
Giovana Melo de Araújo
Juliana Melo de Araújo 

LUCIANA MARIA MELO DE ARAÚJO
Filhos de Luciana Maria Melo de Araújo, e netos de Maria do Socorro Melo de Araújo
Maria Beatriz Melo de Araújo de Medeiros 

MARIANA MELO DE ARAÚJO
Filhos de Mariana Melo de Araújo, e netos de Maria do Socorro Melo de Araújo
Vitória Melo de Macêdo Dantas 

GIOVANA MELO DE ARAÚJO
JULIANA MELO DE ARAÚJO
Filhos de Giovana, ou de Juliana e netos de Maria do Socorro Melo de Araújo  
 
DESCENDENTES DE
JOSENILDE DE MELO ROMANO
Filhos de Josenilde de Melo Romano, e netos de Benilde da Silva Moura 
Daniel Henrique de Melo Romano
☼ 24 de janeiro de 1972
Gustavo Henrique de Melo Romano
☼ 25 de fevereiro de 1975  † 18 de Maio de 1995)
Georgia Mara de Melo Romano Palmeira
☼ 21 de agosto de 1981
DANIEL HENRIQUE DE MELO ROMANO
Filhos de Daniel Henrique de Melo Romano e netos de Josenilde de Melo Romano
Daniela Cristina Soares Romano - 27 de agosto de 1993
Brenda Luiza da Cunha Romano - 12 de março de 2004
Marcos Freire Romano Neto - 06 de março de 2009
 

GUSTAVO HENRIQUE DE MELO ROMANO
Filhos de Gustavo Henrique de Melo Romano e netos de Josenilde de Melo Romano
Não teve filho

GEÓRGIA MARA DE MELO ROMANO PALMEIRA
Filhos de Geórgia Mara de Melo Romano, e netos de Josenilde de Melo Romano
Maria Clara de Melo Romano Palmeira 21 de dezembro de 2001 
DESCENDENTES DE
JOSE AERSON MOURA DE MELO
Filhos de José Aerson Moura de Melo, e netos de Benilde da Silva Moura 
Vanessa Macêdo de Melo
Rodrigo Macêdo de Melo
Fernanda Perrim de Melo
Flávia Perrim de Melo
Fabíola Perrim de Melo
DESCENDENTES DE
VANESSA MACÊDO DE MELO; RODRIGO MACÊDO DE MELO; 
FERNANDA PERRIM DE MELO; FLÁVIA PERRIM DE MELO; FABÍOLA PERRIM DE MELO
Filhos de Vanessa, Rodrigo, Fernanda. Flávio e Fabíola, e netos de José Aerson Moura de Melo 
Não temos conhecimento de nenhum descendente, netos de José Aerson Moura de Melo. 


JOÃO MOURA DO VALLE
(casado com Maria Amélia de Moura)
Filhos de João Moura do Valle, e netos de Francisco Procópio do Valle
Francisco Moura da Valle – (Chiquinho)
Francisca Moura do Valle – (Chiquinha)
Ernesto Moura do Valle
Stela Moura do Vale
Maria do Carmo Moura do Valle
Manoel Moura do Valle Filho
Anita Moura do Valle
Eunice Moura do Valle


AURELIANO MOURA DO VALLE
(casado com Santa Patriota Moura do Valle)
Filhos de Aureliano Moura do Valle, e netos de Francisco Procópio do Valle
Não teve Filhos


LIBÂNIA MOURA DO VALLE
(casada Antônio Evaristo de Vasconcelos)
Filhos de Libânia Moura do Valle, e netos de Francisco Procópio do Valle
Pedro Moura de Vasconcelos
Steliana Moura de Vasconcelos
Maria Madalena Moura de Vasconcelos - (Bastinha)
José Moura de Vasconcelos - (Zuquinha)
Sebastião Moura de Vasconcelos
Francisco Moura de Vasconcelos - (Xisquito) 
DESCENDENTES DE
PEDRO MOURA DE VASCONCELOS
Filhos de Pedro Moura de Vasconcelos, e netos Libânia Moura do Valle
Selda da Silveira Moura
Geraldo Silveira Moura de Vasconcelos
DESCENDENTES DE
STELIANA MOURA DE VASCONCELOS
Filhos de Steliana Moura de Vasconcelos, e netos Libânia Moura do Valle
Raimundo Nonato Moura de Melo
José Claudio Moura de Melo
Marli Rejane Moura de Melo
Regina Lúcia Moura de Melo
Antônio Max Moura de Melo
Francisco Roberto Moura de Melo 
DESCENDENTES DE
MARIA MADALENA MOURA DE VASCONCELOS
(Bastinha – Falecida)
Filhos de Steliana Moura de Vasconcelos, e netos Libânia Moura do Valle
 
Roldão Teixeira de Carvalho
Mário Filho Teixeira de Carvalho
Marcos Teixeira de Carvalho
Carlos Teixeira de Carvalho
Marcelo Teixeira de Carvalho
Glorinha Teixeira de Carvalho
Falva Teixeira de Carvalho
Jacira Teixeira de Carvalho
Araci Teixeira de Carvalho
Iraci Teixeira de Carvalho
Francisquinha Teixeira de Carvalho
Madalena Teixeira de Carvalho
Vanda Teixeira de Carvalho
DESCENDENTES DE
JOSÉ MOURA DE VASCONCELOS
Filhos de José Moura de Vasconcelos, e netos Libânia Moura do Valle

Miriam Moura de Vasconcelos
Valquiria Moura de Vasconcelos
Marli Moura de Vasconcelos
Vilma Moura de Vasconcelos
Marize Moura de Vasconcelos
Libania Moura de Vasconcelos
Gilca Moura de Vasconcelos
Auxiliadora Moura de Vasconcelos
Isabel Moura de Vasconcelos
Paulo Moura de Vasconcelos
Antônio Moura de Vasconcelos
José Licurgo Moura de Vasconcelos 





DESCENDENTES DE
SEBASTIÃO MOURA DE VASCONCELOS
(Casado com Maria Moura de Oliveira)
Filhos de Sebastião Moura de Vasconcelos, e netos Libânia Moura do Valle
Rosa Maria Oliveira de Vasconcelos
Liege Oliveira de Vasconcelos
Ana Maria Oliveira de Vasconcelos
Angela Maria Oliveira de Vasconcelos
Leonor Oliveira de Vasconcelos
Rosangela Oliveira de Vasconcelos
Pedro Oliveira de Vasconcelos
José Oliveira de Vasconcelos 
DESCENDENTES DE
FRANCISCO MOURA DE VASCONCELOS - (Xisquito)
Filhos de Francisco Moura de Vasconcelos, e netos Libânia Moura do Valle 

(1ª núpias)
Franceli Moura de Vasconcelos
Fátima Moura de Vasconcelos
Vitória Moura de Vasconcelos
Francisco Moura Filho
Magno Moura de Vasconcelos
André Moura de Vasconcelos 

(2ª núpias)
Ana Keila Moura de Vasconcelos
Keite Moura de Vasconcelos
Cássio Moura de Vasconcelos 
DESCENDENTES DE
FRANCISCO MOURA FILHO
Filhos de Francisco Moura Filho, e netos Francisco Moura de Vasconcelos - (Xisquito)
Flávio Moura Nunes de Vasconcelos
Moraliza Moura Nunes de Vasconcelos.
DESCENDENTES DE
FLÁVIO MOURA NUNES DE VASCONCELOS
Filhos de Flávio Moura Nunes de Vascncelos e netos Francisco Moura Filho
Maria Eduarda Medeiros Nunes de Vasconcelos
DESCENDENTES DE
MONALISA MOURA NUNES DE VASCONCELOS
Filhos de Flávio Moura Nunes de Vascncelos e netos Francisco Moura Filho  

Não temos conhecimento  

MARIA MOURA DO VALLE
(casada com Marcílio Teixeira de Carvalho)
Filhos de Maria Moura do Valle, e netos de Francisco Procópio do Valle
Maria da Conceição Moura de Carvalho
DESCENDENTES DE
MARIA DA CONCEIÇÃO MOURA DE CARVALHO
Filhos de Maria da Conceição Moura de Carvalho, e netos de Maria Moura do Valle
Carmem
RITA MOURA DO VALLE
(casada com José Moura dos Santos)
Filhos de Rita Moura do Valle, e netos de Francisco Procópio do Valle 
Arlinda Moura dos Santos
Maria da Conceição Moura do Valle
Alberto Moura do Valle
DESCENDENTE DE
ARLINDA MOURA DOS SANTOS
faleceu solteira
DESCENDENTES DE
MARIA DA CONCEIÇÃO MOURA DO VALLE
Filhos de Maria da Conceição Moura do Valle e netos de Rita Moura do Valle
Não tenho conhecimento
DESCENDENTES DE
ALBERTO MOURA DO VALLE
Filhos de Alberto Moura do Valle e netos de Rita Moura do Valle
Rita Márcia
Albezilda
OLYMPIO MOURA DO VALLE
(casado com Francisca Victal de Moura)
Filhos de Olympio Moura do Valle, e netos de Francisco Procópio do Valle 


Nicodemos Moura do Valle 
Nicolau Moura do Valle 
Maria do Carmo Moura do Valle
Albertina Moura do Valle
Austerberta Moura do Valle -   10.02.1917
DESCENDENTES DE
NICODEMOS MOURA DO VALLE
FIlhos de Nicodemos Moura do Valle, e netos de Olympio Moura do Valle 
José Olimpio do Valle
Francisco Moura Vidal
Maria do Rosário Vidal do Valle
Rosa Maria Moura do Valle
Magno Moura Vidal
Emanoel Vidal do Valle
Maria do Socorro Moura Vidal (faleceu ainda criança)
DESCENDENTES DE
JOSÉ OLIMPIO DO VALLE
Filhos de José Moura do Valle, e netos de Nicodemos Moura do Valle
Tásia Cardoso do Valle
Tales Cardoso do Valle
Taís Cardoso do Valle
Tiago Cardoso do Valle 
DESCENDENTES DE
TÁSIA CARDOSO DO VALLE
Filhos de Tásia Cardoso do Valle, e netos de José Olimpio do Valle

DESCENDENTES DE
TALES CARDOSO DO VALLE
FIlhos de Tales Cardoso do Valle, e netos de José Olimpio do Valle
Thomas Elias Nunes do Valle
Tobias Henoc Nunes do Valle
Tainá Nunes do Valle
Noemi Ferreira do Valle
DESCENDENTES DE
THOMAS ELIAS NUNESA DO VALLE
TOBIAS HENOC NUNES DO VALLE
TAINÁ NUNES DO VALLE
NOEMI FERREIRA DO VALLE
Filhos de Thomas, Tobias, Taina e Noemi, e netos de Tales Cardoso do Valle


TAÍS CARDOSO DO VALLE
Filhos de Taís Cardoso do Valle, e netos de José Olimpio do Valle
Joel Cardoso do Valle Medeiros

JOEL CARDOSO DO VALLE MEDEIROS
Filhos de Joel Cardoso do Valle Medeiros, e netos de Taís Cardoso do Valle

DESCENDENTES DE
TIAGO CARDOSO DO VALLE
Filhos de Tiago Cardoso do Valle, e netos de José Olimpio do Valle


DESCENDENTES DE
FRANCISCO MOURA VIDAL
Filhos de Francisco Moura Vidal, e netos de Nicodemos Moura do Valle

Ana Cristina da Silva Vidal - (falecida)
Kátia Cristiane da Silva Vidal
Keila Adriana da Silva Vidal
Keite Kaline da Silva Vidal
Nicodemos Moura do Valle Neto
Magno Moura Vidal Sobrinho


ANA CRISTINA DA SILVA VIDAL
Filhos de Ana Cristina da Silva Vidal, e netos de Francisco Moura Vidal
Falecida 

KÁTIA CRISTIANE DA SILVA VIDAL
Filhos de Kátia Cristiane da Silva Vidal, e netos de Francisco Moura Vidal

Alisson Cleiton Vidal Magalhães
Anne Kelly Vidal Magalhães
Adriely Karina Vidal Magalhães
 ALISSON CLEITON VIDAL MAGALHÃES
ANNE KELLY VIDAL MAGALHÃES
ADRIELY KARINA VIDAL MAGALHÃES
Filhos de Alisson; Anne Kelly e Adriely Karine, e netos de Kátia Cistiane da Silva Vidal 

Nenhum ainda 

KEILA ADRIANA DA SILVA VIDAL
Filhos de Keila Adriana da Silva Vidal, e netos de Francisco Moura Vidal 

Akenia Maria da Silva Vidal 
Arthur Cleiton da Silva Vidal
Keliane da Silva Vidal 

AKENIA MARIA DA SILVA VIDAL
ARTHUR CLEITON DA SILVA VIDAL
KELIANE DA SILVA VIDAL
Filhos de Akenia Maria; Arthur  e de Keliane e, e netos Keila Adriana da Silva Vidal
Nenhum ainda


KEITE KALINE DA SILVA VIDAL
Filhos de Keite Kaline da Silva Vidal, e netos de Francisco Moura Vidal
Karoline da Silva Vidal
Camila da Silva Vidal
KAROLINE DA SILVA VIDAL
CAMILA DA SILVA VIDAL
Filhos de Karoline e Camila, e netos Keite Kaline da Silva Vidal
Nenhum ainda
NICODEMOS MOURA DO VALLE NETO
Filhos de Nicodemos Moura do Valle Neto, e netos de Francisco Moura Vidal
Nenhum ainda
MAGNO MOURA VIDAL SOBRINHO
Filhos de Magno Moura Vidal Sobrinho, e netos de Francisco Moura Vidal
Nenhum

DESCENDENTES DE
MARIA DO ROSÁRIO VIDAL DO VALLE
Filhos de Maria do Rosário Vidal do Valle, e netos de Nicodemos Moura do Valle
Talita do Valle Felix Pires
Jonatan do Valle Felix Pires
TALITA DO VALLE FELIX PIRES
Filhos de Talita do Valle Felix Pires, e netos de Maria do Rosário Vidal do Valle
Nenhum ainda

JONATAN DO VALLE FELIX PIRES
Filhos de Jonatan do Valle Felix Pires, e netos de Maria do Rosário Vidal do Valle
Nenhum ainda

DESCENDENTES DE
ROSA MARIA MOURA DO VALLE
Filhos de Rosa Maria Moura do Valle, e netos de Nicodemos Moura do Valle
Maysa Graziela Moura Dantas
Andressa Lorena Moura Dantas
Marizaldo Dantas de Assis Júnior

MAYSA GRAZIELA MOURA DANTAS
ANDRESSA LORENA MOURA DANTAS
MARIZALDO DANTAS DE ASSIS JÚNIOR

Filhos de Maysa Graziela; Andressa e de Marizaldo e netos de Rosa Maria Moura do Valle
Nenhum ainda

DESCENDENTES DE
MAGNO MOURA VIDAL
Filhos de Magno Moura Vidal, e netos de Nicodemos Moura do Valle
Carolina Hévelin Ferreira Moura
Rafaela Virgínia Ferreira Moura
Thiago Magno Ferreira Moura
Gabriela Hémylin Ferreira Moura

CAROLINA HÉVELIN FERREIRA MOURA
RAFAELA VIRGÍNIA FERREIRA MOURA
THIAGO MAGNO FERREIRA MOURA
GABRIELA HÉMYLIN FERREIRA MOURA

Filhos de Carolina; Rafaela; Thiago e Gabriela, e netos de Magno Moura Vidal
Nenhum ainda

DESCENDENTES DE
EMANOEL VIDAL DO VALLE
Filhos de Emanoel Vidal do Valle, e netos de Nicodemos Moura do Valle
Deise Conceição Araújo do Valle
Dalva Emanuela Araújo do Valle
David Cândido Araújo do Valle
Daiana Catarina Araújo do Valle
DEISE CONCEIÇÃO ARAÚJO DO VALLE
Filhos de Deise Conceição Araújo do Valle, e netos de Emanoel Vidal do Valle
Derik Alexandre do Valle Pantoja

DERIK ALEXANDRE DO VALLE PANTOJA
Filhos de Derik Alexandre, e netos Deise Conceição Araújo do Valle
Nenhum ainda

DALVA EMANUELA ARAÚJO DO VALLE
DAVID CÂNDIDO ARAÚJO DO VALLE
DAIANA CATARINA ARAÚJO DO VALLE

Filhos de Dalva; David e Daiana, e netos de Emanoel Vidal do Valle
Nenhum ainda
DESCENDENTES DE
MARIA DO SOCORRO MOURA VIDAL
Filhos de Maria do Socorro Moura Vidal, e netos de Nicodemos Moura do Valle
faleceu ainda criança
DESCENDENTES DE
NICOLAU MOURA DO VALLE
Filhos de Nicolau Moura do Valle, e netos de Olympio Moura do Valle
Emanoel Medeiros Moura do Valle
Isabel Cristina Moura do Valle
DESCENDENTES DE
EMANOEL MEDEIROS DO VALLE
Filhos de Emanoel Medeiros do Valle, e netos de Nicolau Moura do Valle
Victor Vieira do Valle
Vanessa Vieira do Valle

VICTOR VIEIRA DO VALE
VANESSA VIEIRA DO VALLE

Filhos de Victor e Vanessa Vieira do Valle, e netos de Emanoel Medeiros do Valle
Nenhum ainda

DESCENDENTES DE
ISABEL CRISTINA MOURA DO VALLE
Filhos de Isabel Cristina Moura do Valle, e netos de Nicolau Moura do Valle
Fernando Olimpio Valle dos Reis
Adiodato José dos Reis Neto
Fábio Henrique Valle dos Reis
FERNANDO OLIMPIO VALLE DOS REIS
ADIODATO JOSÉ DOS REIS NETO
FÁBIO HENRIQUE VALLE DOS REIS

Filhos de Fernando, Adiodato e Fábio, e netos de Isabel Cristina Moura do Valle
Nenhum ainda

DESCENDENTES DE
MARIA DO CARMO MOURA DO VALLE
DESCENDENTES DE
ALBERTINA MOURA DO VALLE
DESCENDENTES DE
AUSTERBERTA MOURA DO VALLE
Austerberta nasceu em 10.02.1917 em Angicos-RN. Filho de Olympio Moura do Valle e Francisca Vistal de Moura. São seus avos paternos: Francisco Propcópio do Valle e Maria do Carmo Nascimento Moura. E os avós maternos: Nicolau Antônio Vital e Geracina Victal de Brito. Foi registrada em 18.01.1932 no Primeiro Cartório udiciário do município de Lajes, Distrito de Lajes

DESCENDENTES DE
CLETO MOURA DO VALLE
(solteiro)
Filhos de Cleto Moura do Valle, e netos de Francisco Procópio do Valle
Faleceu ainda adolecente


DESCENDENTES DE
BRUNO MOURA DO VALLE
(solteiro)
Filhos de Bruno Moura do Valle, e netos de Francisco Procópio do Valle
Sem herdeiros conhecidos
Possivelmente o Seu Assassinato provocou o êxodo da família de Francisco Procópio do Valle e sua esposa Maria do Carmo do Nascimento Moura, do Estado de Pernambuco para o Rio Grande do Norte.


ADERENTES
A FAMÍLIA MOURA DO VALLE
Registrados na ordem alfabética
SINAIS CONVENCIONAIS
O sinal ( – ) significa a retirado do nome que vem após o sinal
O sinal ( + ) significa o acréscimo do nome que vem após o sinal


Adilson de Oliveira Fernandes – cas. c/ Rosangela Tavares de Moura
Aline Fernandes – cas. c/ Fábio de Souza Moura
Almir Mirando Magalhães – cas. c/ Kátia Cristiane da Silva Vidal
Ana Maria – cas. c/ Francisco Moura do Vale (2ª núpcias)
Antônio Evaristo de Vasconcelos – cas. c/ Libania Moura do Valle
Antônio Francisco das Chagas – cas. c/ Maria do Carmo Moura do Valle
Antônio Lamas – cas. c/ Maria de Lourdes Soares de Moura (+ Lamas)
Antônio Liberal de Souza – cas. c/ Maria Moura do Valle (2ª núpcia)
Carlos – cas. c/ Ilana Soares Lamas
Cecília – cas. c/ Antônio Lamas Neto
Cleonice Teixeira de Moura - cas. c/ Francisco Moura do Valle
Clóvis Secundo do Valle – cas. c/ Rosa Moura do Valle
Cristina Maria do Nascimento - † 25.09.2003 – mãe de Cristiano Procópio de Moura
Cristine– cas. c/ Sérgio Lamas Salgado
Dalva Vidal do Valle - cas. c/ Nicodemos Moura do Valle
Daniely – cas. c/ Salvador Lamas Filho
Djardano – pai de Matheus
Doracy Maria Cardoso Chagas – cas. c/ Waldir Moura Chagas
Elezilda – cas. c/ Alberto Moura do Valle
Eliene Maria Soares Lamas – cas. c/ Salvador Antônio Lamas
Elisa Vasconcelos – cas. c/ Francisco Moura de Vasconcelos
Eridan de Souza Moura – cas. c/ Vérsio Moura do Valle
Erizélia Alves de A. Moura – cas. c/ Sérgio de Macêdo Moura
Steliana Moura de Melo – cas. c/ José Rodrigues de Melo
Fábio – cas. c/ Andréa (filha de Maria do Carmo)
Fábio Napoleão Duarte dos Santos Reis – cas. c/ Isabel Cristina Moura do Valle
Felicidade Perpétua da Silva Moura (Niná) - ☼ 07.03.1886 † 23.03.1920 – cas. c/ Sebastião Moura do Valle.
Fernando – cas. c/ Vera Lúcia Lamas Salgado
Francisca Marluce da Silva Vidal – cas. c/ Francisco Moura Vidal
Francisca Victal de Moura – cas. c/ Olympio Moura do Valle
Francisco Lopes de Souza – cas. c/ Maria Lalu Soares de Moura (- Soares de + de Souza)
Gessy Yavares de Moura – cas. c/ Wildner Medeiros de Moura
Gilson Antunes – cas. c/ Mirna Moura do Valle
Gilson Antunes de França – cas. c/ Mirna Moura do Valle
Helyton Luís Leite Palmeira – cas. c/ Geórgia Mara de Melo Romano
Ivan Max de Lacerda – cas. c/ Tásia Cardoso do Valle
Ivando Andrade de Medeiros – cas. c/ Luciana Maria Melo de Araújo - (+ Medeiros)
Ivone Freire – cas. c/ Amador Antônio Lamas
Izabel Cristina Silva Moura – cas. c/ Valdner Tavares de Moura
Joana D’arc de Souza Moura – cas. c Francisco Moura do Valle Júnior
Joana da Silveira Moura (Mimi) – cas. c/ Pedro Moura de Vasconcelos
Joana Medeiros do Valle - cas. c/ Nicolau Moura do Valle
José Alencar de Melo – cas. c/ Benilde da Silva Moura (+ de Melo)
José Felipe Pereira – cas. c/ Kleide Moura Pereira
José Moura dos Santos– cas. c/ Rita Moura do Valle
Josiane Medeiros Nunes de Vasconcelos - cas. c/ Flavio Moura Nunes de Vasconcelos
Josualdo Gonálves – cas. c/ Maria da Salete Moura Gonçalves
Kelriane Nunes do Valle – cas. c/ Tales Cardoso do Valle
Luiz de Siqueira Júnior – cas. c/ Gladys Moura Pereira de Siqueira
Luiz Eduardo barros de Araújo – cas. c/ Andréa Moura Chagas
Luiza - cas. c/ José Jairo Moura do Valle
Luter King Falcão dos Santos – cas. c/ Sheyla de Souza Moura Falcão
Marcílio Teixeira de Carvalho – cas. c/ Maria do Carmo Moura do Valle (2ª núpcias)
Marcos Freire Romano – cas. c/ Josenilde Moura de Melo (– Moura + Romano)
Marcos Tassino de Araújo – cas. c/ Maria do Socorro Moura de Melo (- Moura de + de Araújo)
Maria Amélia de Moura – cas. c/ João Moura do Valle
Maria da Glória Cardoso do Valle – cas. c/ José Olimpio do Valle
Maria Débora Patriota de Moura – cas. c/ Aureliano Moura do Valle
Maria do Rosário Barros da Nobrega Chagas – cas. c/ Isnar Moura Chagas
Maria Moura de Oliveira – cas. c/ Sebastião Moura de Vasconcelos
Maria Pureza Pinto de Vasconcelos – José Moura de Vasconcelos
Marilande Gomes de Albuquerque – mãe de Sara Elisa de Albuquerque Lamas
Mário Teixeira de Carvalho – cas. c/ Madalena Moura de Vasconcelos (- Moura de Vasconcelos + Teixeira de Carvalho)
Marizaldo Dantas de Assis – cas. c/ Rosa Maria Moura do Valle (1ª núpcia)
Marta da Cunha Moura – cas. c/ Robson de Macêdo Moura
Moisés – cas. c/ Maria do Carmo (filha de Maria Salete Moura Gonçalves)
Nadiedia Lamas – cas. c/ Elias Antônio Lamas
Oscarina Salgado da Silva - cas. c/ Marcêrdes Rosa Moura Lamas (- Moura + Salgado)
Ramiro Pereira da Silva (Ramiro Capitão) – cas. c/ Maria Lila Moura do Valle
Rita de Cassia Nunes de Vasconcelos - cas. c/ Francisco Moura Filho
Rita Moura do Valle – cas. c/ José Moura dos Santos
Rosa Amélia Soares de Moura (Rosinha) – cas. c/ Sinfrônio Moura do Valle
Rosana Macêdo de Melo - cas. c/ José Aerson Moura de Melo (1ª núpias)
Santa Patriota Moura do Valle - cas. c/ Aureliano Moura do Valle “Tio Preto”
Sidnéa de souza Moura – cas. c/ Wellington Medeiros de Moura
Solange de Souza Moura – cas. c/ Eduardo de Macêdo Moura
Sônia Márcia Pereira – cas. c/ José Aerson Moura de Melo (2ª núpias)
Suleima Saenauta dos Santos Moreira – cas. c/ Wildner Tavares de Moura
Télia Lamas – cas. c/ Antônio Roberto Freire Lamas
Teresa Cristina Ferreira Moura – cas. c/ Magno Moura Vidal
Terezinha de Macêdo Moura – cas. c/ Sinfrônio Moura Neto
Valdelice Medeiros – mão de Wallace Medeiros de Moura
Valdelice Medeiros de Moura – cas. c/ Severino Moura do Valle
Valdir Chagas – cas. c/ Neide Medeiros de Moura
Vânia de Macêdo Chagas – cas. c/ Fávio Moura Chagas
Victor José Macêdo Dantas – cas. c/ Mariana Melo de Araújo – (+ Dantas)
Wellington Madson Medeiros – cas. c/ Taís Cardoso do Valle





1. Alexandre Magnus Procópio de Moura
2. Ana Valeska Procópio de Moura
3. Ana Kirley Procópio de Moura
4. Arilda Antunes de Souza
5. Claudio Múcio Procópio
6. Emanoel Medeiros Moura do Valle
7. Geisa Procópio de Moura
8. Geraldo Silveira Moura de Vasconcelos
9. Iracilda Procópio Cabral
10. Isabel Cristina Pessoa de Souza
11. Jairo Procópio de Moura
12. Joana Medeiros do Valle
13. Josenilde Romano de Melo
14. José Clementino de Araújo
15. Kleide Moura Pereira
16. Lídia Pereira de Moura
17. Magno Moura do Vale
18. Maria Bernadete de Melo Procópio
19. Maria de Lourdes Procópio
20. Maria Ilsa Procópio de Araújo
21. Maria Zélia Procópio de Moura
22. Marlos Tarcísio Procópio de Araújo
23. Múcio Robério Procópio de Araújo
24. Neide Medeiros de Moura
25. Rosa Moura do Valle
26. Salvador Antônio Lamas
27. Silvio Roberto Procópio
28. Steliana Moura de Melo


A Mulher Potiguar – Cinco Séculos de Presença – Governo do Estado/Fundação José Augusto.
Morais, Marcus Cesar Cavalcanti de, Terras Potiguares – Dinâmica Editora –1998– 305 p.
SITE
Informações complementares sobre Manoel Procópio de Moura, retiradas do texto redigido por Jairo Procópio de Moura. - Blog de Lajes.