domingo, 2 de setembro de 2012

PARAOLIMPÍADAS 2012

AFP PHOTO / GLYN KIRK

O paulista Daniel Dias continua muito superior aos seus adversários nas provas que disputa em Londres. Neste sábado, ele faturou o bicampeonato nos 200 m livre S5 com mais de 15s s de vantagem para o medalhista de prata.

Dono de nove medalhas nas Paraolimpíadas de Pequim-08, o campineiro conquista sua segunda medalha em Londres. A primeira veio nos 50 m livre S5



AP Photo/Kirsty Wigglesworth

Um dos maiores atletas paraolímpicos do Brasil, o judoca Antonio Tenório conquistou neste sábado sua quinta medalha na história dos Jogos. Aos 41 anos, ele ficou com o bronze naquela que pode ser sua última aparição em Paraolimpíada.

Não estar na final foi um fato novo para o judoca. Nas quatro edições anteriores que ele disputou, ficou com a medalha de ouro. Em 2012, o pódio ficou de ótimo tamanho.


História das paraolimpíadas

As Paraolimpíadas são o equivalente das Olimpíadas tradicionais, porém ocorre a participação somente de atletas com deficiências físicas e sensoriais (exemplos: amputações, cegueira e paralisia cerebral) e deficientes mentais. As modalidades são adaptadas (tempo, quadras, equipamentos, pistas) às necessidades físicas dos atletas. Estes jogos mostram que, apesar da deficiência física, estas pessoas conseguem se dedicar aos esportes em nível profissional. É um exemplo de integração e inclusão social e esportiva para os portadores de necessidades especiais. Os Jogos Paralímpicos são organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional com sede em Bonn (Alemanha).
Paraolimpíadas 2012
Em 2012, os Jogos Paralímpicos ocorrerão em Londres (Inglaterra), entre os dias 29 de agosto (cerimônia de abertura) e 9 de setembro (cerimônia de encerramento). Haverá a participação de mais de cinco mil atletas (esperado) de 150 países (esperado), inclusive do Brasil. Vinte esportes estão no pragrama paraolímpico de 2012.
História 
As Paraolimpídas foram organizadas pela primeira vez em 1960 e aconteceram na cidade de Roma (Itália). Organizada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), esta primeira edição teve competições dos seguintes esportes: esgrima, basquete, atletismo, tênis de mesa e arco-e-flecha. 
Na última edição, que ocorreu na cidade de Pequim em 2008, cerca de 4 mil atletas participaram. A China ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas (89 de ouro, 70 de prata e 52 de bronze)

Modalidades Esportivas Paraolímpicas
- Atletismo
- Basquete em cadeira de rodas
- Bocha
- Ciclismo
- Esgrima em cadeira de rodas
- Futebol de 5 jogadores
- Futebol de 7 jogadores
- Goalball (para portadores de deficiência visual)
- Levantamento de peso
- Hipismo
- Judô
- Natação
- Remo
- Rugbi em cadeira de rodas
- Tênis em cadeira de rodas
- Tênis de Mesa
- Tiro
- Tiro com arco
- Vela
- Voleibol
Participação e desempenho do Brasil nas Paraolimpíadas de Pequim 2008:
- Nas Paraolimpíadas de Pequim, em 2008, os atletas brasileiros fizeram bonito e conquistaram 16 medalhas de ouro (8 na natação, 4 no atletismo, 1 no judô e 1 no futebol de 5 e 2 na bocha), 14 de prata (4 no atletismo, 7 na natação, 2 no judô e 1 no tênis de mesa) e 17 de bronze (7 no atletismo, 4 na natação e 2 no judô, 1 na bocha, 2 na equitação e 1 no remo). Nosso país ficou em 9º lugar no quadro de medalhas.

Nenhum comentário: