segunda-feira, 11 de abril de 2016

Projetos aproximam população da Polícia e reduzem tráfico de drogas na zona Sul de Natal


Desde o mês de março, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), passou a realizar uma nova modalidade de atendimento à população da zona Sul de Natal denominada Vizinhança Solidária e Batalhão Participativo. A ação consiste em garantir uma maior aproximação entre a gestão e membros de Conselhos Comunitários a fim de desenvolver, conjuntamente, diagnósticos dos problemas vivenciados nas comunidades. O resultado desta ação já vem sendo sentido nos bairros Capim Macio, Candelária e Lagoa Nova, onde os crimes relacionados ao tráfico de drogas deixaram de influenciar na macrocriminalidade, apresentando reduções no número de ocorrências.
“O tráfico de drogas é um motor da violência, que incentiva crimes como o roubo e homicídio cometido pelo usurário. Ao coibir esta modalidade de crime em uma determinada região, certamente outras modalidades também reduzirão”, relatou Ivenio Hermes, Coordenador de Análises Estatísticas da COINE.
O comandante do 5º BPM, Major Correia Lima, falou da importância da integração da comunidade com as polícias para a redução da violência.
“Nossos Conselhos de Segurança tem papel importante na identificação das áreas críticas de suas comunidades, bem como na apresentação de sugestões que possam colaborar com o trabalho das polícias. Já conseguimos prender mais de 16 suspeitos de tráfico de drogas em apenas três bairros da zona Sul, além de apreender armas, capturar foragido e recuperar veículos. Ninguém melhor que a comunidade para se integrar com os órgãos da Segurança”, relatou o comandante do 5º BPM.
Disque Denúncia a serviço do cidadão
A Secretaria de Segurança ratifica o compromisso com o cidadão no sentido de garantir a ordem e a paz social e pede que a população continue colaborando com informações utilizando os canais oficiais do Disque Denúncia da Secretaria, por meio do telefone 181 e pelo WhatsApp (98149-9906). Todas as informações recebidas passam por uma triagem, sendo direcionadas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública para uma rápida atuação com a constatação das situações informadas.

Nenhum comentário: