sábado, 16 de abril de 2016

SEMENTES DE MILHO DISTRIBUÍDAS PELO GOVERNO DO ESTADO CAUSA PREJUÍZO AOS AGRICULTORES DO MUNICÍPIO

Zé Galego mostra desolado sua lavoura de "milho ", semeada há mais de 15 dias



Zé Pedro nos revelou a situação enfrentada pelos agricultores do PA José Milanês
Agricultores do município sofreram prejuízo após plantar semente de milho distribuída pelo governo do estado. A constatação foi feita no último domingo (10), quando visitamos alguns agricultores do município que receberam a semente de milho doada pelo governo do estado através do programa Banco de Semente. No município de Lagoa Nova, os agricultores receberam as sementes em 14 de março, dia em que deu início à distribuição em diversas comunidades. No lote de terra do Sr Zé Galego, localizado no Assentamento São Pedro, ele nos contou que fez o plantio de ½ hectares da semente de milho, mais infelizmente a semente não brotou como o esperado menos de 2 %. Além dele, diversos assentados tiveram prejuízo com o plantio da semente. Já no assentamento José Milanês, de acordo com informações do vice-presidente do STR e presidente do Assentamento, Zé Pedro, foram beneficiados 82 agricultores, onde cada beneficiário recebeu 5 kg de milho e 5 kg feijão, totalizando 410 kg de milho e 410 kg de feijão. Zé Pedro semeou um hectare com a semente do milho, mais infelizmente o percentual de brotação foi muito abaixo do esperado, menos de 3%.
“É uma situação difícil para nós agricultores familiares, pois tínhamos esperança de fazer uma boa colheita de milho, mais infelizmente o milho que nos foi doado pelo governo do estado não atendeu as nossas expectativas, pelo contrário, causou um grande prejuízo aos agricultores familiares do município, muitos tiveram despesas com o corte de terra e com mão de obra para realizar o plantio”.
Em conversa com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lagoa Nova, e atual presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável(CMDS), Manoel José, ele nos falou que já emitiu um ofício a Emater regional, onde aborda o problema ocorrido no município.
Em Lagoa Nova foram distribuídos cerca de 11 toneladas de sementes aos 872 agricultores cadastrados no programa Bancos de Sementes. Onde foi entregue 4,36 toneladas de feijão, 4,36 toneladas de milho e 2 toneladas de sorgo. 

Fonte: Lagoa Nova Destaque

Nenhum comentário: