segunda-feira, 24 de abril de 2017

ABERTURA OFICIAL DA SEMANA ALZIRA SORIANO EM LAJES



Prefeitura Municipal de Lajes, através da Secretaria de Educação e Cultura, valorizando a importância da primeira mulher Prefeita na América Latina e reconhecendo este marco histórico no nosso município, realizou hoje 24/04 a Abertura da Semana Alzira Soriano.

O momento contou com a presença de autoridades locais, alunos das escolas e população local, sobre a apresentação da Banda Filarmônica 3 de Dezembro. Durante toda a semana será realizado palestras, atividades interativas e exposições voltadas a Alzira Soriano.

Há poucos dias, a nossa Equipe do Departamento de Cultura, registrou em nossa cidade a existência de uma Bisneta de Alzira Soriano, a senhora Creuza dos Santos, neta de Ivonilde Soriano e filha do Sr. Fred.

A secretária de educação a Sra. Irene Martins disse que  o reconhecimento a 1ª mulher da América latina a Sra. Luiz Alzira Soriano é um marco politicamente e culturalmente local,  nacional e internacional, uma iniciativa do ex vereador Canindé rocha que em seu mandato fez-se valer  a lei simbolizando a semana ALZIRA SORIANO, onde a força da mulher no meio politico, um marco nos tempos em que apenas homens eram políticos a serem votados, irene finaliza agradecendo as pessoas, os alunos que ali estiveram e que a semana Alzira Soriano será prolongada até o Mês de Maio, durante a semana vários eventos serão inseridos em sala de aula e fora, estaremos incentivando e assegurando o acesso e resgate da cultura local.

 Nas palavras do prefeito José marques Fernandes( MARCÃO), o Mês de Abril está sendo o Mês onde a cultura local  está bem representada no mundo atual, relembrou da cavalgada e sua cultura e que falara da 1ª prefeita da América latina para ele é um orgulho, já que fez inseriu o nome de Lajes para o mundo tendo a 1ª Prefeita da América Latina a ser vista na politica mundial, agradeceu ao Ex vereador Canindé Rocha pela iniciativa e concretização da lei de sua autoria enquanto esteve a frente do povo, finalizou apoiando no que for preciso para que a cultura sempre permaneça vista com bons olhos na cidade de lajes, finalizou desejando uma boa semana a todos.


A Professora e historiadora que tem um vasto conhecimento na historia de Alzira Soriano, leu sua biografia de anos de estudos e aprofundamentos na historia rica da mulher candidata e eleita em uma eleição em que só haviam homens competindo ao cargo de gestor, feito esse que bateu os 4 cantos do mundo quebrando assim um tabu em pleitos eleitorais.

A Sra. Creuza Recebendo das Mãos do prefeito Marcão uma camiseta com a foto de sua bisavó Alzira Soriano.

Nas décadas la atrás uma rua a poucos metros dali, a cidade de Lajes também presenteou dando o nome da avenida Alzira soriano. 

A banda filarmônica 3 de Dezembro tendo seu maestro Luiz Dantas abriu a solenidade de hasteamento da bandeira tocando o hino Brasileiro com sax em seguida a banda completa tocou o hino de Lajes.



fonte do texto: blog da SEMEC  acrescentado alguns textos por mim Washington na cor azul

Nenhum comentário: