o primeiro satélite controlado inteiramente pelo governo brasileiro. Satélite deve ampliar cobertura da internet de banda larga no país.
Foi lançado nesta quinta-feira (4) o primeiro satélite controlado inteiramente pelo governo brasileiro.
O Satélite Geoestacionário Brasileiro de Defesa e Comunicações Estratégicas foi lançado do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesax, levado pelo foguete Ariane Cinco.
Com quase seis toneladas, ele foi construído por uma empresa francesa em parceria com o Brasil e custou R$ 2,8 bilhões. É o maior investimento do programa espacial brasileiro nesta década. O equipamento foi entregue em dezembro de 2016, em Cannes, na Françax.
O presidente Michel Temerx e os ministros da Defesa, Raul Jungmannx, e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassabx, acompanharam o lançamento de uma sala do Comando Militar da Aeronáutica, em Brasíliax.
O satélite ficará a uma distância de 36 mil quilômetros da Terra. É o primeiro a ser operado e controlado pelo governo brasileiro. Quando estiver em operação, vai cobrir todo o território nacional e o Oceano Atlântico.
O satélite deve reforçar a segurança nacional, atuando na vigilância das fronteiras e do espaço aéreo já a partir de junho. A expectativa do governo brasileiro é de que o satélite amplie a cobertura da internet de banda larga no país, sobretudo nas áreas de difícil acesso, o que deve ocorrer a partir de setembro.
“Vai permitir a nossa soberania, nossa independência e, evidentemente, para o governo as suas comunicações estratégicas estarão blindadas de qualquer tipo de tentativa de obter informações que são essenciais para os brasileiros e brasileiras”, afirmou o ministro da Defesa, Raul Jungmann.
Nenhum comentário:
Postar um comentário